Parlatório

SÃO PAULO | Aos caros internautas, se a F1 rachar, como parece que vai acontecer, qual categoria você vai preferir acompanhar: o que sobrar da F1 ou a nova categoria?

Opiniões são sempre bem-vindas.

Comentários

  • …eu assisto à que passar em qualquer canal de TV aberta.
    Apesar de preferir o campeonato que “terá” as grande equipes.

  • Certamente vou acompanhar a F1, o esporte sempre foi sobre carros e a tecnologia para torná-los melhores( o que inclui mais acessíveis financeiramente). Que desafio existe em se desenvolver tecnologia com fontes ilimitadas de recursos, para apenas menos de 0,01% da população mundial usufruir dos benefícios?

  • Caro Vitor

    não acredito em racha …. (como sabemos) tem muito, mas muito dinheiro envolvido nesse negócio. Então enquanto houver tempo a briga vai continuar e só será resolvido na hora em que o gongo soar !!!
    Abraço
    JC Simonassi

  • Ainda torço que seja apenas a F-1, pois há muto dinheiro envolvido, um não vive sem o outro, se vacilar uma será preliminar da outra ou correrão juntas, disputando duas taças, o véio sadomasoquista só fala, ameaça, mas sempre arrega no final, as equipes têm idéia, mas nunca são aceitas pela FIA, mas enfim…

    As vezes, imagino que a F-1 poderia ser igual aos campeonatos de futebol, com rebaixamento e acesso, das 13 equipes, as 3 últimas cederam lugar para outras 3, uma segunda divisão com mais 7 ou 10 equipes, que poderiam ser satélites de outras equipes, enfim, usando o mesmo equipamento e com o apoio delas, não sei se o limite de orçamento é o caminho, mas poderia fazer com que aquelas que não conseguiriam abaixar seus orçamentos, então que banquem outras novas equipes por 3, 4 ou 5 anos…baixando o orçamento gradativamente até chegar ao tanto que todas as equipes possam andar com suas próprias pernas….limitando as evoluções de motor, câmbio, chassi, congelando tudo, sem treinos durante este período…..

    Já os engenheiros, testadores e desenvolvedores poderão ser usados para gerar um novo carro para o próximo ano, de vez a cada corrida ou que seja criada uma categoria de acesso a Formula 1 onde poderão usar novas tecnologias….chamada F-2, GP2, U2, H1N1, que seja….

  • Acho qua as equipes se revelaram tarde, algumas afinaram por que estão sem dinheiro, Os Srs Eclestone e Mosley estão se enriquecendo, veja o exemplo da NBA, o campenato tem que ser de quem dá espetáculo, equipes e pilotos, o resto é só acessório

  • Se rolar um em cada emissora assisto os dois, se não assisto o que passar na TV.

    Pra escolher, prefiro F-1 essa categoria do dinheiro ai, se virar, não dura muito. Também duvído que terá mais de 10 equipes. Afinal até antes da Honda a F-1 era bem parecida com essa nova que eles querem montar, e nem por isso era emocionante.

    Francamente essa birrinha do Briatore e do Montezemolo já encheu.

    E digo mais, se virar esse campeonato das montadoras tem tudo pra ser um lixo, afinal já estamos no meio do ano. Dúvido que daqui pro fim do ano de pra organizar um campeonato pra bater de frente com a F-1.

    E digo mais, (cale-se, cale-se…) acho que esse campeonato das montadoras vai sair tanto quanto sairá o livro do Rubinho. Que vai contar tudo o que aconteceu quando o seu neto se aposentar da F-1 pra não fechar nenhuma porta no futuro.

  • Acompanharei as duas, mas de inicio a nova categoria (acredito que se chamará GP1) será muito mais interessante, pois contará com os principais pilotos e equipes.

  • IndyCar Series!

    Aliás, já venho fazendo isso este ano, ainda que a emissora que deveria transmitir as corridas não transmita…

    Cansei desse negócio de “tragam as crianças pra casa”! Pra mim a corrida tem que acabar na bandeirada e não no segundo pit-stop…

  • A que não passar na Globo e, de preferência, tiver a presença da Ferrari e a ausência do Barrichello.

    Mas, se continuar a mesma M da F1 atual, acho que vou preferir ver o filme do Pelé.

  • Por quanto tempo as montadoras vão gastar 500 milhões ao ano para ficar atrás da Ferrari?
    Esse é o tempo que a nova categoria vai durar.

    PS:
    O Flávio Briatori quando comprar a Renault vai botar 40 milhões e disputar o título ou botar os mesmos 40 milhões (onde ele vai arranjar mais dinheiro que isso???) e andar em último na Fórmula Montezemolo?

    Estou começando a criar antipatia pela própria Ferrari e Montezemolo

  • Com a Indy aconteceu a mesma coisa… dividiu em CART e IRL, que hoje é simplesmente conhecida como IndyCar… a CART passou a se chamar ChampCar… qual delas vc ouve mais falar? Indycar…

    Ah sim, na época, o que sobrou da Indy ficou na CART… e foi facilmente superada pela IRL (as equipes grandes que se mandaram)…

    Acho que se houver um racha, vai ser ruim pros 2 lados… mas pior ainda pra F1…

  • Se existe um relacionamento entre minha pessoa e a F1, este relacionamento se dá pelo formato da competição, pela história envolvida, pelas vitórias e títulos conquistados por brasileiros, ou seja, é uma paixão construída há anos, sendo que até quando não há brasileiros brigando pela ponta (haja vista os anos seguintes ao Senna), estou lá assistindo-a.

    Não guardo nenhum tipo de relação por equipes, muito menos pela Ferrari, que quando teve brasileiros nos seus carros, só fez mal a eles, o Rubens sempre relegado ao papel de segundo piloto e o Massa só tendo que explicar os erros da equipe, principalmente os que lhe tiraram o título no ano passado.

    Bom! Tudo isso para dizer que continuarei a assistir a tradicional e única F1, organizada pela FIA, seja com que equipes forem, torcendo para os brasileiros que estiverem lá.

    Quanto à nova categoria, só começarei a assistir se sair alguma coisa que preste e quando tiver alguma história. Tenho minhas dúvidas sobre um possível sucesso, afinal, montadoras fabricam carros e não organizam campeonatos.

  • Não tô nem ai pra saber quem faz curva mais rápido. Quero arrojo, ultrapassagens, desafio, pilotos valorizados sobre as máquinas… Acho que a F1 da FIA periga ser mais competitiva que a das montadoras.
    Se seguirem o exemplo da velha CART (dinamitada com carinho por Bernie e seu anão de jardim americano Tony George, que depois ficou a ver navios), fica bom. IRL não: é Nascar com monopostos.

  • O Alonso vai correr na F-Fota? A Ferrari vai correr na F-Fota? Então eu vou ver o que na F-1? Um disputa “emocionante” entre o Nakajima e o Sutil? Tem nem comparação…

    O único fato que pode me chamar a atenção pra o que sobrar da F-1 é se a Danica correr na US F1. De resto…

  • vettel ou sutil?massa ou nakajima?alonso ou fisichella? ta doido que eu vo acompanhar esse campeonato do vovo max!!! novo campeonato com certeza!!

  • Se as 8 equipses forem para a nova categoria, com certeza ela será mais interessante, mas ainda cho que algums desistem de sair e ficam na F1 com sérias restrições orçamentárias, dai depende de quais ficam e quais vão junto com a Ferrari.

    Agora o que mais acho engraçado é imaginar os pilotos trocando a macarronada de antes das corridas por macarrão instantaneo, os energéticos por suco de groselha, os quitutes por bolhachas cream cracker. A situação é bizarra.

    Nesta situação a Indy pode se dar mal e mais uma vez termos a etapa brasileira adiada, pois podemos colocar a cachaça brasileira para ser servida no lugar dos wiskys que os milionários tomam durante os GP’s e trazer o Gp de Interlagos para Ribeirão Preto. Isso sim seria um grande incentivo aos produtores de cana.

  • Se Mr. Tony George tiver a sacada de colocar motores turbo na IRL,

    Se Mr. Montezemolo fizer um motor turbo e colocar na IRL.

    Eles acabam com a F1.

    Mas… Se pensarmos bem…. Como tem uma briga de Egos… E ego Mr. Tony George também tem, teremos 3 categorias equivalentes.

  • vou acompanhar as duas… primeiro, porquê o campeonato da FIA terá a tradição de quem organiza o esporte a motor há mais de meio século e as ideias de contenção de custos são mais do que justas devido o momento em que vivemos…
    segundo, porquê o campeonato das montadoras terá os times e os pilotos que fazem da atual fórmula 1 o espetáculo que sempre foi e poderemos ter de novo provas em pistas que fazem falta a categoria de hj, montreal, indianápolis entre outras…
    só tenho uma certeza… barrichello não será campeão de nenhuma delas (se é que estará em alguma delas).

  • “assistia a GP2, que é mais rica que esta “F1 do Mosley”

    Os orçamentos da GP2 giram em torno dos 5 milhões de dólares. Continuará sendo a prima pobre da F1. E tem um detalhe: a grande maioria desse orçamento é colocada nas costas dos pilotos. Estes, por sua vez, não tem 1 ou 2 milhões de dólares para uma temporada lá. E o pessoal acha um orçamento de 40 milhões de libras pouco…

    .

    Vejo as duas, a F1 com muito mais vontade. Não gosto de montadoras, não gosto de grids pequenos, não sou o Amauri Jr. e não creio que vou ser chamado tão logo pra uma festa na Red Bull. Porém, palpito que a Globo mostraria a nova categoria.

  • Vou acompanhar as duas
    Primeiro, por causa das tradicionais equipes, no CAFOTA (Campeonato de Automobilismo da FOTA).
    E segundo, porque vou ter que acompanhar a minha equipe GWS na F1 (até porque, quem sabe, esta não é a chance única do Barrichello ser campeão da F1, pela Williams, né?!)

    VM responde: Não vi a inscrição da GWS, Raphael. Estou achando que é migué.

  • Só como base de comparação

    Teto da FIA: 40 milhoes de libras

    Kaka e Cristiano Ronaldo para o Real: algo em torno de 135 milhoes de libras, fora os salários!!!!!

    E ai????

  • Tudo depende, se Ferrari, Mclaren, Renaul e Brawn realmente sairem e só ficarem Willians e Force India (o que eu duvido muuuuito), vou passar a ter muito mais interesse na nova categoria. Isso sem falar nos pilotos, pra onde eles vão??? Todos defendem suas equipes, será que isso é o que vai acontecer mesmo??? Nao sei, nao sei, ando bem confuso sobre essa história.

    Pra mim isso tudo ia ter sido evitado se o vovo Max tivesse sido afastado da FIA no escandalo porno que ele participou!!!!

  • Do jeito que está? Terei dúvidas quanto ao que vou olhar em 2010: Fórmula 1, F-Fota ou TV Senado.

    O conteúdo e a emoção serão os mesmos.

  • Assirtir Force India ou Ferrari? Assitir McLaren ou Manor? Assistir Renault ou Willians (ou melhor, a caricatura do que um dia foi a Willians, hoje é uma equipe pequena e de resultados pífius)? Assistir Red Bull ou Campos? Assistir Brawn ou USF1? Assistir Alonso ou Sutil? Assistir Vettel ou Nakagima? Assistir Massa ou Rosberg (que deve ir para a Mclaren)? E assim vai… para mim não há dúvidas, nova categoria, se eu quisesse assistir uma categoria “pequena” assistia a GP2, que é mais rica que esta “F1 do Mosley).

  • Não sabia que tinha a alternativa “as duas”..
    Fico com a F1! Que se foda esse povo da antiga, bando de véio chorão que querem assumir o poder a base do “Me dá ou saio fora”

  • Pretendo acompanhar a F1.

    A tradição está lá, não quero uma categoria de montadoras onde as decisões não saiam na pista, mas sim em mesas de reunião com executivos engravatados que nunca colocaram a mão na graxa na vida inteira.

    A “FOTA-1” pode até ser interessante, mas sei lá, quando tem Flavio Briatore participando do comando, prefiro ficar distante, vide a GP2.

  • Eu fico com a F-1. Primeiro que essa nova categoria vai demorar para se arranjar, para conseguir epaço e visibilidade como a F-1, por mais organizadas, endinheiradas e práticas que sejam.

    Vocês acreditam mesmo que amanhã teremos a “nova formula 1” na Globo, por exemplo? Perto do que é a F-1 hoje, em termos de espetáculo e mídia, a nova categoria vai ser no máximo uma “formula 1 de nicho”, como a IRL praticamente o é.

    F-1 boa é F-1 como estava até o ano passado, a normal.

  • Sinceramente? Eu tento assistir as corridas de GP2 e não tenho saco pra aguentar aquilo.
    Se as equipes da nova F1 forem aquilo que vejo na GP2, mesmo com FIA e o escambau a quatro por trás, não terá sucesso algum. A não ser que seja tão emocionante como a F-Indy que o cara que tomou algo como 2 voltas possa se recuperar dps de 1800 bandeiras amarelas e ganhar a corrida num super oval onde ng é dono de nada até a bandeirada final.
    Não que as equipes de F1 atuais faça daquilo um grand espetáculo, mas pelo menos trás aquele suspense de “Será que a McLaren vem forte? Será que a Ferrari vai ser superarada? Será que alguma nanica vai derrubar as gigantes?

    É isso…. Talvez a nova F1 seja ótima…. mas ainda sou a favor do que temos atualmente…

  • As duas. Tomara que o calendário não coincida para que os amantes do automobilismo tenham o prazer de acompanhar as duas categorias e ver corridas de alto nível todos os domingos.

  • De preferencia as duas, o negocio é saber se alguma outra emissora aberta do Brasil vai comprar a licenca de transmissão, nestas horas acabo achando que a emissora do PLIM PLIM é a melhor opção, narradores chimfrins a parte, mas pelo menos mostra o campeonato todo, ao contrato de quem mostra F-INDY que ao vivo mesmo só INDY 500 e a final quando tem brasuca na disputa.

  • Acho que ainda é cedo para afirmar, mas creio que a categoria com as principais equipes será, a princípio, mais interessante. Veremos o que acontece nessa história.

    E eu tenho dúvidas se a FIA consegue colocar 10 equipes no grid, caso aquelas oito saiam. A maioria das 15 que se inscreveram, me parece ser composta por aventureiros.

    Creio num possível e provável varzeamento considerável da categoria.

  • Assistir à F1, sempre! Ela é vanguarda em tecnologia, e segurança para os pilotos.

    A FIA sabe o que faz. Não é perfeita, mas sabe. A Fota tá um saco. Parecem um bando de bebês chorões que não querem novas equipes, querem controlar o espetáculo, têm medo de concorrência, etc.

    Por fim, ambas sairão enfraquecidas, tanto a F1, quanto a nova categoria, mas quem vcs. acham que tem mais chances de sobreviver?

    []’s.