MENU

21 de setembro de 2009 - 11:25F1

O passe livre para o crime

SÃO PAULO | Ninguém esperava que os 26 doutos membros do Conselho Mundial, imbuídos pelo espírito da Revolução Francesa, mandassem Flavio Briatore, Pat Symonds, Fernando Alonso e Nelsinho Piquet, à guilhotina, ali na Place da la Concorde, esperando que o mundo tomasse ciência de que a moralização do esporte, e não só do automobilismo, precisa de atitudes drásticas, representando um marco zero para todos os atletas. Da mesma forma, era um ou outro que achava que o julgamento de hoje seria um lava-mãos que atirasse à F1 no mesmo patamar de um truco.

Mas na escala dos extremos, a decisão da FIA pendeu muito mais para o joio do que para o trigo.

Porque não fez mais que a obrigação ao defenestrar para todo e sempre Briatore, que brincou bastante de F1 sempre de forma suspeita e usou a categoria mais para seus desejos pessoais, tipo passeios de barco com 40 modelos a seu dispor, do que para fazer algo de produtivo ao automobilismo. A questão, nisso tudo, é que Briatore é só mais um. Sua saída não significa que a categoria está livre da representação do Mal. Como diria o poeta bêbado, é borrifar o Bom Ar num banheiro químico. 

Impedir o trabalho de Symonds por cinco anos é inexplicável, a partir do momento em que o Conselho não apontou que houve alguma recompensa por eventual denúncia do dito cujo. Numa investigação que concluiu que ele e Briatore agiram unidos, e que Symonds até teve mais ações, a diferença nas penas denota simplesmente que a intenção da audiência era pegar Briatore para Cristo, e deixar que o tempo se encarregue de apagar as marcas da falcatrua. E como cada vez mais, em tempos de consumo rápido de tudo, nossa memória é seletiva, não é de se duvidar que “abrandem” a punição por “bom comportamento”, e Symonds voltaria bonito e pimpão antes de 2014.

À Renault, então, diria o filósofo contemporâneo Gerson que foi brincadeira, um belisquinho e um peteleco na orelha, já que um puxão poderia doer. Dois anos de suspensão em caso de reincidência é como tirar do criminoso a arma do delito que comprovadamente cometeu, ou foi cúmplice, e achar que um simples sermão vai salvar sua alma pecadora. Nem o Pastor Malafaia seria capaz de uma transformação tamanha. Se a Renault um dia contar sua história, vai escrever que a grande FIA concluiu que sua culpa foi ter sido ingênua de não perceber que tinha um par de Dick Vigaristas em seu quadro de funcionários, passando adiante para um próximo capítulo literalmente à francesa.

A Alonso, nada. Mas nem devem ter discutido tirar o troféu, perder a corrida, nada, nada, nada. Nelsinho saiu livre, como paladino da moralidade e dos bons modos, amparado pelo escudo da língua solta ávida por vingança. Adotou o papo do arrependimento, que é do direito de qualquer um, de que não quer perdão e de que vai recomeçar a vida no automobilismo do zero. Não pode fazer o mesmo com a integridade. A desculpa que muitos apontaram, o fato de ter, à época do caso, 23 anos, e estar sob pressão por não ter emprego para o ano que vem, de ter sido marionete, é ridícula. Piquet aceitou fazer parte da armação, pronto. Tivesse por princípio a moralidade e a ética, evitava tudo isso. Evitava o botão da tabula rasa que não lhe dá garantia nenhuma de que vai ter um lugar em 2010. E recomeçar deve ser buscar a vida em outros ares.

Ao fim e ao cabo, as decisões tomadas pela FIA hoje demonstram que a delação premiada passa a ser sinônimo de salvação, de solução e de honra.  A F1, no frigir dos ovos, dá respaldo para que safadezas sejam cometidas, e os autores que um dia, por qualquer motivo, se ressintam do pecado, que aflorem a covardia e delatem seus colegas, que se transformem em alcaguetas profissionais. E para estes, o resultado é uma mera questão de mudar a dor da consciência.

38 comentários

  1. Esse é OUTRO PATETINHA DAS PISTAS, com uma diferença, é DESONESTO, enfim….O que fazer????
    abçs

  2. veber disse:

    peço perdão a todos os amigos,, mas eu vou falar a verdade,, isso que o Nelsinho fez foi uma verdadeira disgr@çç@ para todos os pilotos Brasileiros,, o Brasil já é visto como corrupto e malandro e agora o que vão pensar de nós,,,,,, e digo mais,, o Nelsinho bateu ou rodou sozinho 18 vezes e será que quantas foram intencionais?? agora pra finalizar o bom moço está prejudicando uma boa equipe e muitos funcionários que irão perder os seus empregos pois a Renault vai diminuir os investimentos na F-1 …….. O Flavio foi errado e o Symons também mas depois de ter participado da quadrilha, o Nelsinho deveria ser banido da F-1 e não ficar dando uma de santo pois isso ele não é,,, só sabe reclamar da equipe do carro e do companheiro e não acelera,, como a Renault aguentou tanto tempo??,,,, obs esse comentário não é pessoal e sim de alguem que gosta da F1 e do esporte de verdade…. doa a quem doer

  3. j.rioji disse:

    Flavio Briatore finalmente foi expulso da F1. Ele é nascido em 12/04/1950 ou Áries do terceiro decanato e já tinha feito sujeira grossa , quando mandou Michael Schumaker de 03/01/1969 -capricornio do segundo decanato-jogar o carro contra Damon Hill que estava ultrapassando-o para ser campeão de F1 de 1994. E incrível como os dirigentes e a imprensa foram condescendentes com Briatore e Schumaker na ocasião e tão condescendentes que 2 anos depois Michael Schumaker repetiu a sujeira desta vez contra Jacques Villeneuve,- que é de Áries do segundo- que deu o “drible da vaca” no carro dele e ultrapassou Schummy para ser campeão pela Williams, Por tudo isso considero Schummy e Briatore de muito mau caráter. Por isso não assisto mais corridas

  4. [...] pimpolho). Mas estava lendo o texto abaixo, que foi escrito pelo jornalista Victor Martins em seu blog e achei a melhor matéria que li sobre a [...]

  5. Victor, não que eu concorde com a decisão que da FIA contra a Renault, mas considerado o lado que fala mais alto nessa história, o financeiro: a Renault tem, salvo engano, 4 campeonatos de F-Renault, mais a World Series, fornece motores para a GP2, tem algumas categorias de turismo, a Nissan que é coligada também se envolve em GT e outras categorias. Você acha que arriscariam perder tudo isso, em troca de se fazer real justiça? Eu duvido.

  6. Ferreira disse:

    “A desculpa que muitos apontaram, o fato de ter, à época do caso, 23 anos, e estar sob pressão por não ter emprego para o ano que vem, de ter sido marionete, é ridícula. Piquet aceitou fazer parte da armação, pronto.”
    Isto é a prova de que o Sr. Victor não conhece a F1.

  7. Adroaldo Prado disse:

    Achei extremamente importantes e pertinentes, todos os comentários aqui postados, todos temos a crescer quando tais reflexões são feitas, como amante do esporte estou ainda tentando formar uma opinião final, neste caso onde todos parecem ter sua parcela de culpa.
    Quero no entanto parabenizar o Paulo Oscar, pelos emails que ele enviou aos Espanhois, trapaceiros sem-vergonha, e esse m#rd@ do Alonso ainda fica sem punição, ele o unico favorecido, que obviamente sabia da maracutaia.

    Só para relembrar, a espanha foi protagonista de uma das maiores farças esportivas modernas, nas Paraolimpiadas 2000, 10 jogadores de um dos times paraolimpicos de basquete deles, não tinham deficiencia cerebral como era alegado, e tiveram a medalha de ouro retirada, PELO AMOR DE DEUS, os caras roubaram de deficientes cerebrais, o que esperar de um povo deste tipo?

    Quero crer, que os Piquets devem realmente ter se arrependido, por que não é facil chutar o balde contra mafiosos do naipe destes que eles peitaram, vingança pela saida da Renault, mesmo arriscando de repente não ser mais aceito em equipe nenhuma? Talvez! Afinal eles poderiam tambem ter escolhido sairem quietinhos, com algum no bolso e tentar a sorte em alguma equipe menor!

    Mas o Alonso hein!? Homem ele não é para devolver o troféu, podia ao menos não ser tão estupido, e devolver mesmo assim, e se passar por um pouco menos pilantra, bem, até para ser um bom pilantra precisa-se de usar o cerebro!

  8. Paulo Carvalho disse:

    É Falso moralismo querer taxar de vigarista escroto o piquet jr quando nós somos co-responsaveis por esta baderna que é o abuso de autoridade neste país.
    ué e a imunidade parlamentar?
    ou será que só porque é coisa de político nao deveria ser execrada publicamente também?

  9. “Tivesse por princípio a moralidade e a ética…” e na fórmula 1 (ou em qualquer competição que envolva muuuuuuita grana) existe isso?

  10. Vinicius Castro disse:

    Perfeita análise. A questão não é se colocar na pele de ninguém. A questão é caráter: ele tinha a opção de não fazer, ninguém colocou uma arma na cabeça dele.
    E outra: uma vez que ele concordou em fazer isso, ele tinha consciência que estaria tão errado qto Briatore e Simonds e mais, que não tinha a capacidade, como pessoa e como piloto, de se livrar daquele lugar manipulador pra tentar lugar numa outra equipe.
    Aí passa 9 meses, ele denuncia e diz que se arrepende? Se ele tivesse o emprego na Renault, o arrependimento existiria? E todo mundo tem que dar uma chance? Caráter não tem chance, ou tem ou não tem. Seja aos 10 anos, aos 23 anos ou aos 50.

    • Roberta Carrero disse:

      Acho que o pessoal aí tá louco! Quem falou em pai? Eu reli o texto do Victor e não entendi os comentários todos paternalistas, moralistas… quando falou em Piquet se referia ao Nelsinho não?

      A postura do Nelsão é louvável, se foi isso mesmo. A do filho é terrível e execrável.

  11. Monica disse:

    Victor respondeu? “Certamente não faria isso.”

    Com isso ele realmente confirmou que não tem filhos.

    Isso me lembrou o sindico aqui do meu prédio que com toda a soberba de um NADA disse que os adolescentes daqui são moleques sem um pingo de educação, Detalhe, só porque os jovens daqui brincam, gritam de alegria, sobem em cadeiras.

    Eu perguntei para esse sindico se ele tinha filho e ele respondeu que sim, um menino de quatro anos que ele educa e controla e que não faz “artes”.

    Eu ri e disse, ok senhor sindico, então, daqui há alguns anos conversaremos e aí vamos ver se o seu “anjo” não será como todo o adolescente e não fará alguma “arte” e vamos ver se você conseguirá controlar totalmente esse “anjinho”.

    Sinceramente, quando eu digo que alguns PSEUDO jornalistas são de uma soberba eu não estou enganada. Vide o caso da resposta do desse blog para algumas críticas pertinentes que ele recebe.

    Quem é mais mimado e mais imaturo? Nelsinho ou esse “jornalista” desse blog?

    • Victor disse:

      VM responde: Seu “síndico”.

    • Renato Miranda disse:

      Monica, ainda bem que não sou seu filho. Vendo pelo seu argumento, vc é bem vazia. Mas blz. A discussão não é vc mesmo. Pq defender o Nelsinho e a atitude dele é defender o mal caratismo. E jogar a culpa no jornalista e na imprensa é mostrar sua frustração de torcedora do Nelsinho.

    • rosemeyer disse:

      Entre a Monica e o Augusto,podemos vislumbrar.aquele enorme vacuo,produzido pelo consumo excesivo de cliches,novelas,auto ajuda,confusão e superficialidades.Alem de palpitarem sobre um caso do qual não sabemos nem um terço da verdade.Levar para o lado pessoal fica estranho.

  12. Aliandro Miranda disse:

    Vai ser interessante acompanhar o desempenho da Renault nestes próximos dois anos, se o time permanecer na F-1.

    Guardem isso.

  13. Tiago S. disse:

    Acho que a FIA tem agido de maneira coerente até agora, no caso da espionagem, nesse do Briatore. Afinal, não tem muito o que se fazer, tem que punir o culpado, se ficar riscando equipe da categoria, vai tar dando corta pra se enforcar lá na frente.
    Não é novidade que a F-1 sempre teve dessas, a questão é sempre que descobrir, punir o culpado e ir fechando o cerco.

    Nelsinho tem a carreira inteira pela frente, Schumi fez porcarias tão grave quanto e nunca foi tratado como o Nelsinho. Se naquelas tiradas dos caras de pista, naquela estacionada ridícula em Monaco, tivesse resultado em um acidente grave aí falariam, como não deu nada deixa ele de herói mesmo. Não digo que ele não é culpado, mas se for que sejam todos e não só ele.

    Alonso devolver o troféu? Os pontos? A corrida? E daí? Se for pra punir que seja com o mesmo peso, afinal se ele sabia do rolo a punição tem que ser proporcional. Não se aplica pra Nelsinho e Alonso, portanto que a vida continue para os dois.

  14. Max Morais disse:

    Augusto Lage, parabéns!1! Assino embaixo em tudo que vc escreveu. Não sei qual a formação do senhor Victor Martins, se ele é pai etc etc, mas falta muita coisa para ele entender de “ser humano”.
    Caso ele seja pai, qual seria a posição dele perante um ato falho do seu filho(a)?

  15. quaresma disse:

    Esse tal de nelsinho deveria ser banido da f1 tamben pq se ele tivesse seu garantido seu emprego na renault a lingua dele e a do pai dele não ia sair da boca.Mas como ele é um piloto mediocre( de merda mesmo )ele vai continuar na F1 e provar que é uma bosta de piloto e ainda vai ficar conhecido como o dedo duro da F1 uma pessoa em quem não se pode confiar.

  16. Augusto Lage disse:

    Victor Martins… você é muito rancoroso! O que foi que ele lhe fez para vc NÃO QUERER ENXERGAR? Um PAI maiúsculo, que ao saber pelo filho a merda que fez, ficou tão decepcionado que ficou 2 meses sem falar com o filho. Mas que não ficou calado como pensaram a maioria, pois procurou Charles Whityng para delatar o caso no GP Brasil. Este não deu muita bola e disse que precisava de provas. Piquet passou a acompanhar o Nelsinho em todos os GPs, procurando as tais provas, como um pai zeloso faz. Você não deve ter tido a graça de ter um filho, se tem, não lhes dá a atenção e o amor devidos. Pois PAI é aquele que como o Nelson vai até o fim para que o filho aprenda o que é carater e passe a merecer o respeito, vire ADULTO. Se Piquet não denunciasse o imbroglio, ninguém ficaria sabendo e o Nelsinho não teria apredido a lição e ele teria falhado como pai. Mas o que vc entende de gente? O que vc sabe sobre educar um filho? O que vc sabe sobre a vida? Vc é e foi incapaz de secolocar no lugar do menino mimado, que sobre uma pressão extrema não teve a chance ou a coragem de se comunicar com o pai e pedir seu conselho. Muito pior do que ele fizeram o Prost, o Ayrton e o Schumacher, que para não ´perder jogaram o carro em cima do outro, estes sim com o perigo de matá-los. Mas sua visão destorcida só vê o erro do Nelsinho, que não colocou a vida de ninguém em perigo, pois bateu sozinho propositadamente, portanto controladamente como, aliás, a telemetria mostrou. O Julio foi muito feliz, ao comentar a falha de carater do Nelsinho. Mas vc foi um carrasco pois até o pior assassino tem direito de defesa e a se arrepender e se reintegrar à sociedade.
    Espero que um dia vc aprenda a ver o lado humano das pessoas, só espero que não seja através de um ato falho de um de seus filhos, pois a vida costuma dar voltas.
    Espero que entenda o digo, pois não estou desejando que nada de mal lhe aconteça, nem aos seus, só lembrando a existência da tal lei do retorno que tento se falam.

    • Victor disse:

      VM responde: Ô dó…

    • Davi Ribeiro disse:

      Na boa Augusto, isso tudo que você disse é muito bonito. Mas na F1 não é assim que a banda toca. Esse preparo psicológico é importante para o piloto, mas se ele não tem performance – que era o caso do Nelsinho -, ele não tem o único argumento forte para se manter na equipe e acaba usando de outros artifícios para se manter no time. Se ele fosse um bom piloto, teria seu contrato renovado sem precisar fazer esse favorzinho.

  17. Palhaçada na F1 disse:

    É a mesma coisa que alguém pedir para uma pessoa roubar algo ou fazer uma coisa ruim e a pessoa vai e faz e depois só por que ela confessou ela deixou de ser culpada e o mandante é que levou toda a culpa, mas sem a pessoa ele não faria..eu acho que esse nelsinho deveria ser tão culpado quando o outro e tb ser expulso da f1, mas com certeza muito dinheiro rolou nisso…

  18. Paulo SP disse:

    Vitor, essa porcaria de anúncio do ponto frio não sai de cima do texto não?

    Atrapalha muito a leitura…

    Abraços!

  19. Paulo Oscar disse:

    Mandei mais (isarub@rfeda.es – secretaria pessoal de carlos garcia):
    This episode only shows how spanish motor-racing is corrupt, has no fair-play and should have no space in sayings about FIA resolutions.
    What is a trophy of a stolen race worth for? WHERE IS ALONSO’s DIGNITY AND HONOR???? Two years he’s been showing that he drives as slow as a fisichella or badoer, is stealing a trophy the only way to scape his self-loathing?

  20. Paulo Oscar disse:

    Segue o e-mail da secretaria pessoal do débil carlos garcia, pra onde mandei tb: isarub@rfeda.es

  21. Paulo Oscar disse:

    Estou mandando esse e-mail para a federação espanhola (rfeda@rfeda.es), de onde o tal carlos garcia tem escrito besteiras mil:
    “Carlos Garcia is an asshole. Spain is a shitty country in terms of sport, has no tradicion in anything, only has football with imported players and has no history in autosports. Only faggot bikes, nothing with racing cars. So, who is this carlos to say anything about Nelson Piquet? If the spanish driver involved in this mess had ANY DIGNITY, HONOR, SELF-RESPECT or even if he was really A MAN, whitch I doubt, he would already had given back the trophy back to whoever its really entitled to.
    Fernando Alonso was the only one to win anything with tis mess and obviosly knew, but since he is no man, he is probably inserting the cup in his ass.”

  22. Paulo Oscar disse:

    E o pagamento das investigações? E a fortuma que a Renaut investirá em segurança? São punições aparentemente brandas, mas podem ser interpretadas com pesadas multas pecuniarias, o que mostra uma punição devida. A exclusão de mais uma montadora, sem justo motivo, pelo mero envolvimento de 2 chefes de equipe, não seria interessante nem para a categoria, nem para o esporte a motor. Assusta é a impunidade a fernando alonso, obviamente o ÚNICO beneficiado com o ocorrido. Deveria no mínimo, como esportista, passar o troféu adiante, SE TIVESSE ALGUM RESQUICIO DE DIGNIDADE. A imprensa espanhola esculachou o nelsinho, não totalmente sem razão, mas daí para esquecer que o sucesso de afonsinho ano passado fora fruto exclusivamente de uma maracutaia, faz parecer que o galego também seria um péssimo guia de cegos com aquela lata-velha… Devia o Alonso ser julgado agora por ser um esportista de merda, um bundão SEM HONRA E SEM DIGNIDADE QUALQUER, aparentemente um corno broxa inseguro que precisa prender-se a uma tacinha escrota roubada para superar suas frustrações. Mentalidade de pobre, mesquinho, preguiçoso… Vindo de um país sem NENHUM passado de sucesso no esporte, só ganhando em ligas de futebol com jogadores importados, agora mostra que só é capaz de vencer na F1 roubando mesmo. Nada anormal quando falta a tradição no automobilismo. Um bosta.

  23. eliseu disse:

    ´Victor, presta atenção no comunicado da FIA. O Symonds também confessou, por isto sua pena foi mais branda que a do Briatore. “In determining that such instructions should be effective for a period of five years the World Motor Sport Council has had regard: (i) to Mr. Symonds’ acceptance that he took part in the conspiracy; and (ii) to his communication to the meeting of the World Motor Sport Council that it was to his “eternal regret and shame” that he participated in the conspiracy.”

    Abraços.

  24. JC Simonassi disse:

    Caro Victor,

    belas suas palavras, mas chegam a ser ingênuas levando em consideração o palco onde tudo isso aconteceu e acontece. No mundo da grana e vaidade em que se trasnformou a F1, o que vale é isso negócios e negociatas.

    A Renault está moribunda na categoria e o Bernie faria qualquer coisa pra mante-la e portanto, continuar com algum interesse dos franceses no negócio (motores, categorias de base …) .

    O Alonso é o maior atrativo de seu pais para o mercado automobilístico e ninguém ousa manchar seu nome por mais que ele o faça. Tenistas, ciclistas, motociclistas, toureiros (de primeira linha) tem aos montes na Espanha mas nenhum deles dirige carros de corrida … os carros que tanto fascinam qualquer mortal.

    O Symonds é só mais um engenheiro de um batalhão que ali trabalha.

    O Nelsinho um piloto que mal começou carreira mal.

    O Nelsão entrou de sola pra tentar salvar a pele do filho e o
    nome (que ele construiu !!!)

    Briatore enquanto foi útil teve seu espaço, mas dessa a melhor utilidade dele foi sua cabeça, servida meramente pra saciar o desejo de vingança de um Sr. Max Mosley que de saída consegui se “livrar” de alguns desafetos.
    Esse é um retrato do mundo em que vivemos e só !!!

    Mais uma velha frase que cabe bem nesse esquemão.
    “FARINHA POUCA MEU PIRÃO PRIMEIRO”

    JCS

  25. Fabio disse:

    Acho que é um banco de hipócritas criticando um cara que agiu como qualquer ser humano em que o c# está na reta…
    É fácil apontar o dedo e falar: o Nelsinho é um mau-carater pela atitude que tomou… mas espera aí, vocês nunca tomaram uma atitude no calor do momento e depois se arrependeram? Aí vão responder: “não algo tão grave”… hmmm, mas será que se fossem vocês alguem teria agido diferente?
    O Nelsinho está sendo visto como mau carater pois usou o incidente para tentar manter seu posto na F1… já o mau carater Schumacher fêz diversas das suas “apenas” para ser campeão e todo mundo diz que ele é o melhor de todos em tempos em tudo.
    E nem precisamos ir muito longe, basta olharmos para o “santo Senna” de todos os Brasileiros… teve diversas atitudes erradas… mas ele foi campeão né… ele podia!

  26. Julio Lima disse:

    Acho que a FIA deve ser algum tipo de entidade religiosa, onde o arrependimento, mesmo no último instante de vida, redime todos os pecados.

    É por isso que não me preocupo com os meus. Quando chegar a minha hora e me perguntarem “arrependido?”, marco “sim” e vou curtir tranquilo minha eternidade, ouvindo trombetas triunfais, caminhando sobre nuvens de algodão.

    O paraíso, enfim!

  27. Júlio disse:

    Victor, sua opinião me pareceu dura vista por um ângulo mas bem branda, se observado por outro, vejamos..

    É aceito o fato de que o ato praticado pelo Nelsinho foi de uma falta de caráter imensa, ainda mais vindo de alguém cujo sobrenome é ligado ao automobilismo há décadas, porém vejo um fundo de arrependimento mesmo no fato de ter contado tudo. Atitudes como a do Nelsinho são muito comuns em filhos mimados, que tiveram tudo nas mãos desde pequenos, que não tiveram que lutar para ter alguma coisa na vida, que não sabem o verdadeiro valor de uma vitória conquistada na raça ou de cada real ganhado com o suor do rosto.
    Talvez ele precisasse passar por algo desse tipo para entender que a vida não é um mar de rosas como achava que fosse, e a F-1 é menos ainda, e que o fato de ter o pai que tem, que deu tudo para ele até agora, não será suficiente para que tenha sucesso na carreira que escolheu…

    Achei um desrespeito enorme com quem está ligado à F-1 o acidente que provocou, e isso, por si só, já é uma punição a ele, pois vai ficar marado pelo resto da vida por isso, mas é um preço alto que ele pagou para aprender que a vida é dura…

  28. Alcebiades Alves disse:

    “Ao fim e ao cabo, as decisões tomadas pela FIA hoje demonstram que a delação premiada passa a ser sinônimo de salvação. ”

    Mas é por esse motivo que se chama Delação Premiada. Não fosse isso, a F1 continuaria sem saber nada do assunto. Vide o exemplo mesmo do Alonso, que não teria dedado a Mclaren à época do escândalo de espionagem se soubesse que sua cabeça também estaria a prêmio.

  29. fernando disse:

    Ok Vitor, concordo com praticamente tudo que disse, mas sem benefícios para delatores, não teríamos nem investigação. Isso existe em qualquer esfera jurídica, e sem esse artifício, nunca se chegaria a nada. A FIA não dispõe de polícia, promotores etc para investigar esse tipo de armação. Conta somente com a delação para estes casos, seja ela motivada por vingança, desejo de obter vantagens ou por mera dor de consciência. Estamos todos criticando mais por vergonha da atitude do piloto brasileiro do que pelo ocorrido. Tenho certeza que, como todos disseram, a própria F1 se encarregará de dar sua punição à ele. E ao Alonso, lógico que para um craque da categoria, tudo será perdoado como já aconteceu em outros casos, com outros grandes pilotos. Ou o Nelsinho consegue outra chance e mostra que tem valor, ou será somente conhecido por essa atitude desprezível que teve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>