MENU

25 de julho de 2010 - 12:59F1

Pastor alemão, 7

SÃO PAULO | A F1 viveu hoje na Alemanha uma nova versão do que havia visto na Áustria em 2002. Um ano depois do renascimento de Felipe Massa, a Ferrari matou a corrida impecável que o brasileiro vinha fazendo para dar a vitória a Fernando Alonso. Uma mensagem em forma de eufemismo veio dos boxes na volta 47 para que Massa, líder da corrida, abrisse para o espanhol, nos moldes do que havia feito com Rubens Barrichello e Michael Schumacher há oito anos. “Fernando é mais rápido”, disse o engenheiro de Felipe.

E a troca de posições se deu logo depois.

O resto vira realmente resto diante disso. Mas, vá lá, o pole Sebastian Vettel terminou em terceiro, as McLaren vieram depois com Lewis Hamilton e Jenson Button, Mark Webber terminou em sexto e depois, na ordem, Robert Kubica, Nico Rosberg, Schumacher e Vitaly Petrov, numa prova bem monótona pela expectativa que foi criada pela disparidade dos compostos dos pneus.

A prova em si: tudo que Massa precisou fazer foi largar. Porque Vettel se encarregou de largar mal e se preocupou em jogar o carro para cima de Alonso, que ficou espremido. Com pista livre, Felipe contornou a primeira curva bem à frente, enquanto o espanhol sobressaia diante do alemão. Pouco atrás, Hamilton passou Webber para ficar com o quarto lugar. Barrichello, que vinha de uma sequência de boas largadas, desta vez caiu três posições, indo parar em 11º.

Mais atrás, a Toro Rosso viveu um ‘pastelone’. Jaime Alguersuari se empolgou e, ao chegar no grampo, errou a freada. Tinha um mundo de carros para acertar. Optou pelo companheiro Sébastien Buemi, que se viu sem a traseira e sem mais o que fazer na corrida. As Force India sofreram as conseqüências: passaram nos estilhaços dos destroços, levando Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi aos pits na primeira volta.

Mas a Force India trataram de tacar curry para temperar a cena. Porque na parada, colocaram os pneus de Sutil no carro de Liuzzi e vice-versa. Os comissários ficaram de olho. E os indianos, sem dançar, confirmaram a patacoada. Como é proibido pelo regulamento, lá foram os dois para os boxes de novo.

A corrida se seguiu sem mudanças até as primeiras paradas, iniciadas com Vettel na volta 13. Alonso parou na seguinte e Massa, na 15. Mas com pneus duros, o brasileiro passou a ter a vida mais complicada, levando por vezes sufoco do companheiro. Tanto que o espanhol, que adora dar piti via rádio, reclamou com a equipe por estar atrás do companheiro: “Isso é ridículo”.

Ridículo ou não, a partir daí Massa começou a andar bem melhor em uma sequência de voltas mais rápidas, abrindo quase 3s5 até a volta 27. Alonso penou para reduzir a distância, cerca de 15 ou 20 giros, enquanto o resto do pelotão não fazia nada digno de revelância. Vettel, vez ou outra, ameaçava se aproximar, mas em média passou a ficar 5 segundos atrás das Ferrari. As McLaren, longe, estabeleceram-se em quarto e quinto e Webber, ainda mais distante, em sexto. Assim ficaria a corrida se…

…Se na volta 47 não viesse uma mensagem clara, pausada, silabada de Rob Smedley, o engenheiro de Massa, dizendo: “Fernando está mais rápido que você. Você confirma que ouviu a mensagem?”. Não houve resposta de Massa.

E na 49, depois da saída do grampo, Massa desacelerou claramente para Alonso passar. Em seguida, a voz voltava do rádio de Felipe: “Desculpe…”

Há muitos registros de que todos que estavam vendo, em qualquer lugar do mundo, disseram em suas línguas: “Isso é ridículo”.

Viveu-se na Alemanha, assim, uma nova versão do que aconteceu há oito anos na Áustria, quando Barrichello abriu para Michael Schumacher passar na linha de chegada. A posição oficial da Ferrari foi de que Massa não deixou passar. E isso, sim, é ridículo, porque cai diante do pedido de desculpas do engenheiro de Massa.

De resto, Barrichello terminou em 12º em atuação apagada e Bruno Senna foi 19º. Na corrida que voltou a coroar a falta de desportividade da Ferrari, sob vaias de muitos.

No pódio, um Massa com cara de choro. Na coletiva logo após, a resposta para o ocorrido: “Eu não preciso dizer nada sobre isso”.

Ninguém precisa dizer. Todo mundo entendeu. Infelizmente.

O dia 25 de julho para Massa é bem ruim. E um ano depois de ter renascido, Felipe morreu para muita gente.

E sobre punição, eu excluiria os dois da corrida. E ainda tiraria a Ferrari dos próximos dois GPs. Para aprender e dar uma lição. Não seria bom?

225 comentários

  1. Daniel sousa leal de lira disse:

    como seria isso se fosse um piloto alemão,ou sei lá piloto nascido num país de primeiro mundo? seria da mesma forma? falta de vergonha para nós Brasileiro seria o minímo

  2. Daniel sousa leal de lira disse:

    outro comentario no dia que surgir um grande piloto; ñ~que o massa ñ seja mas ,sabe aquele com gana de campeão,então é esse; que não corra pela ferrari, aí sim volto a pelo menos assistir,mas piloto Brasileiro que quer ser campeão de verdade e não arrumado por enteresses próprios ou de patrocinadores deve correr em outra equipe vale lembrar nosso maior piloto Ayrton Senna ,não me lembro de ele trabalhar para éssa coisa aí,minha tristeza não tem tamanho de expressar meu sentimento falara mais alto só aguardar.

  3. Daniel sousa leal de lira disse:

    venho expressar minha tristeza não só com a ferrari mas principalmente,com até então querido massa,disse bem até então, a ferrari todos nós sabemos que é isso ai,e o Massa é so mais um que não pode ser nosso campeão muito menos sucessor do então querido Ayrton senna,que aliaz esse sim jamais se rendeu a ninguem ,nem pelo um pedaço de lixo vale dizer (esse contratinho dessa tal de ferrari) eu só estou feliz por que aprendi não adorar homem nehum ,ao contrario do massa,e mais ainda por que fazem aproximadamente dois anos que não perco meu tempo assistindo essas folcatruas, alias gostaria que o país enteiro fizesse o mesmo,mas sou(democratico) nesse sentido todos tem o direito de fazer aquilo que gosta mesmo sabendo que não vale apena,vale lembrar a f1 está perdendo aquele respeito por muitos ,e creio que vai perder muito mais,para finalizar meu apelo p/FIA é que é questão de honrra melhorar ou acabar definitivamente com isso pois eu,já parei de assistir e consigo fazer outras pessoas que pagão ingresso deixar de ir assistir isso ai .

    att

  4. robson disse:

    Caro massa,
    venho expressar minha tristeza em ver que nos brasileiros ainda não pagamos a divida que tinhamos com Gerhard Berger quando o mesmo segurava o pelotão para que o Senna ganhasse a corrida. Achava que o Barrichelo já havia quitado essa divida… Apartir do ultimo grande premio pecebi que vc se juntou ao barrichelo são apenas pilotos interessados em dinheiro e não em competir….em resposta a sua pergunta de quando vc for chamado de 2 piloto vc pararia …Resp: Sim vc e 2 piloto….continue ganhado seus milhões como o barrichelo…. e ocupando o lugar de alguém como o Senna ou Prost, Schumaquer,Piquet eo Grande Fitipalt…..Esse e um desabafo de um ex amante do esporte F1.
    robson Rufino de Matos

  5. Yedram disse:

    Muita folga, eles crian as regras ai quando o piloto de seu pais ganha (sem seguir as regras) a regra muda.
    O vice presidente da FIA, agora, acha a regra errada, que não e bem assim. ( estranho, ele e espanhol) bicha.

  6. Gerson disse:

    Se a Formula 1 é uma decepção, passem a assistir à Formula Indy.

  7. ROBERTO disse:

    SIMPLISMENTE LAMENTAVELLLLLLLLLL !!!!!

  8. hugo disse:

    DEPOIS DESSA PALHAÇADA DO DOMINGO OS BRASILEIROS DEVEM PARAR DE USAR GASOLINA DA SHELL OS ESPANHOIS QUE CONSUMAM CAMBADA DE CARA DE PAU, CHEGA DE PILANTRAGEM E NINGUEM FALA NADA É VERGONHOSO E O PIOR É QUEM VARIAS PESSOAS QUE DIZEM QUE F 1 É ESPORTE……SINCERAMENTE ESPORTE NÃO É ISSO….CHEGA PRA MIM …..SE ISSO FOSSE REALMENTE ESPORTE NO MINIMO A FERRARI DEVERIA SER DESCLASSIFICADA DA CORRIDA PERDENDO TODOS OS PONTOS…..

  9. Marina disse:

    Eu adoraria ver o Alonso dar piti !!! A FIA deveria dar a vitória ao Massa, tirar os pontos do Alonso e só o Massa deveria participar da próxima corrida. É triste, mas o Massa obedeceu porque gosta de correr e se não acatasse as ordems, com certeza seria despedido. O Fernando precisa levar uma boa lambada para abaixar a crista e deixar de se considerar o melhor de todos.

  10. Rogério Borin disse:

    Fala Vitão!
    Infelizmente fomos tratados como idiotas, mais uma vez, pelos magos da F1.
    Acordei chateado nessa bela manhã de domingo por ter trocado a F1 por uma prova de corrida de 6km, mas no meu retorno fiquei aliviado por ter feito a escolha correta.
    Senti nojo e vergonha ao assistir a entrevista pós corrida e lembrei como fui trouxa em dedicar tantos domingos ao circo em que os palhaços somos nós. Pelo menos vejo minha indignação na mídia (nunca vi o Fábio Seixas tão indignado).
    Você traduziu o meu pensamento na frase: “…um ano depois de ter renascido, Felipe morreu para muita gente.”
    Abraço!

  11. Gilmar de Souza disse:

    Sinceramente, depois de 32 anos de F1 e ler tudo que pude e achei disponível, estou desanimando de ver corridas onde ninguém passa ninguém e quando passa, mesmo sendo bi campeão, foi pelo braço do patrocinador.

  12. Renato Corga disse:

    Será que com toda a multimilionária tecnologia da F1 , não seria bem menos vechatório a equipe simplesmente reduzir os giros do motor deste ou daquele piloto , evitando toda essa lamentável exposição do que há de mais avesso ao princípio primordial do esporte , a competição ???
    Tudo bem , os comissários rastreariam pela telemetrias !?!Pode ser !!!Só que aí meu caro , longe dos holofotes seria muito mais simples encobrir daqui , negar dali ou comprar alguém acolá.
    Evitaria pelo menos o desgosto de quem acompanha o esporte e acredita que minimamente ainda exista um pouco de realismo em tudo o que se assite ao vivo.

  13. Bruno Brambilla disse:

    Meus Amigos:

    Algumas coisas tornaram-se óbvias nos últimos tempos. Humilhado pelo Alonso na entrada dos boxes na China, e fragilizado na sua volta após seu grave acidente do ano passado, foi oferecido mais uma extensão no contrato do Felipe, no mesmo que ele ganhou de presente em 2007 após deixar o Kimi vencer o GP Brasil. Lembram ???
    A nova extensão do contrato do Felipe que vai até 2012 deve ter alguns novos pontos tipo frase-chave : O Alonso está mais rápido que você, compreendeu Felipe ? Compreenderam ??
    O jogo de equipe é um recurso sutil usado por várias equipes. Não é isso que mais me incomoda.
    Quando esta atitude é espontânea e sincera, provinda do espírito de equipe e amizade estilo Senna e Berger considero sim válida.
    Me incomodei muito menos com a época do Rubinho e Schummy, pela própria atitude do Alemão em reconhecer o presente dado pelo companheiro. Apesar das diferenças contratuais, existia até amizade e respeito. Acho que a Globo no caso do Rubinho foi mais culpada por vender uma situação que não existia. O Rubinho chegou depois e era segundo sim.
    O que humilha nestes dois casos é a impotência Contratual do Cucaracha Brasileiro na Ferrari.

    Porém neste caso o Felipe foi e tem sido Humilhado pelo filho de chocadeira ( chocadeira tipo Briatore) do Alonso. O Felipe era da casa, quase ganhou um campeonato lá, mas o poder do dinheiro do Santander falou mais alto.

    Ao contrário do que aconteceu com o prata da casa na Maclaren, a Ferrari vendeu sua alma por dinheiro. Vendeu para o que pior tem neste esporte. A Dupla A & B. Alonso & Briatore.
    Esta dupla é responsável por tudo de ruim que tem na F1. Vocês estão esquecidos que foi o próprio Alonso que pediu maiores informações técnicas da Ferrari no famoso escândalo de espionagem Ferrari-Maclaren ? Vocês tem dúvida que o Alonso sabia que o Nelsinho iria bater em Singapura ?

    Neste caso quem não tem dignidade é a Ferrari. Por dinheiro do Santander foi ela quem se vendeu para a duplinha A&B, mesmo após o escândalo de 2007.

    Agora o pobre do Felipe. Tenho dó. Ter de entregar uma vitória no aniversário do seu maior acidente. Ter de entregar para quem além de ser inimigo, pega por dinheiro o que é teu de direito e não bastasse tudo, te humilha constantemente.

    Acho que se o Felipe pudesse voltar o tempo, teria sim batido com o Asturiano na China.

    Se fosse ele hoje, trabalharia incansavelmente para :

    1) O Alonso não ser Campeão.]
    2) Para ter uma rescisão contratual ” Gorda” da Ferrari.

    Para isto ele deveria utilizar as mesmas armas do seu inimigo : O Cinismo, a Falsidade e a intriga.

    Só assim ele poderia recuperar um pouco da Dignidade e amor próprio, aquilo que a gente sempre tem de passar para nossos filhos e netos. Assim ele pode recuperar o Brilho do seu passado.

    Bruno Brambilla

  14. Marcio Magrão disse:

    Chega dessa palhaçada, ontem depois q vi a “ultrapassagem” do Alonso no segundo piloto da Ferrari disse a mim msm: – Parei. Uma tremenda sacanagem vc acordar cedo num domingão, se empolgar com a largada, saber q na pista dificilmente um F1 passa outro similar e ver mais um pilotinho capacho se render aos dólares do contrato. Claro q esta em contrato, senão o cara seria muito … pra deixar passar se não estivesse. Parabens Sr. 2. piloto Massa. Vlw msm.

  15. Flavio Teixeira Pontes disse:

    Victor,

    A punição mínima seria a perda dos pontos desta corrida (pilotos e equipe). A punição que você sugere é mais adequada, mas uma boa multa (não a que foi imposta) não seria descartável também. Concordo novamente que Felipe desta vez morreu. Aliás a Formula 1 também, se não for dada a devida punição.
    Flavio T. Pontes

  16. Daniel Lima disse:

    Após o episódio de ontem envolvendo Felipe Massa e a Ferrari, uma analogia da situação com a de Muricy Ramalho e Ricardo Teixeira veio na caixola.

    O todo-poderoso da CBF, há mais de 20 anos no poder, ao contrário do que muita gente pensa, ganhando (ou comprando) eleições sucessivas, na qual votam os dirigentes dos maiores clubes do Brasil, deixou para a última hora o convite para o seu preferido Muricy Ramalho. Não por questão pessoal, certamente, mas por currículo invejável e capacidade incontestável, reconhecida por 10 entre 10 jornalistas esportivos.

    Alegando questão contratual e sobretudo moral com seu clube e sua torcida foi categórico em dizer não. Saiu da reunião direto para as Laranjeiras treinar seus jogadores. O semi-Deus, alfinetado, pasmado, com fraqueza exposta por um NÃO de um até então subordinado, descontrolou-se. Caiu no ridículo (aqui sim a palavra é apropriada) em não estender a mão ao vassalo rebelde que tentava cumprimentá-lo.

    Mais tarde, Muricy, entre questões secundárias de contratos e multas rescisórias, justificava o NÃO por sua palavra com o clube, com sua torcida e por exemplo para seus filhos.

    E se Massa fizesse o mesmo? Simplesmente pensasse diferente. Seria tão mal assim estender a mão para Domenicali e ser desprezado?

    É de Muricys que o Brasil precisa, por atitudes de honra, de enfrentamento, de fidelidade, de coragem e sobretudo, de sabedoria em seguir os seus instintos. Porque eu sei que esse não é o instinto de Massa. Ele foi fraco, burro e submisso.

    Fraco! Burro! Submisso!

    Com certeza sofre agora. Envergonhou o Brasil diante do espanhol birrento. Decepcionou seus fãs. Curvou-se aos milhões do Santander.

    Romântico que sou, penso no futuro do pobre Felipinho, em uma das Ferraris o pai lhe dará. O tempo e a vida já me mostraram que isso nada vale diante do gol, serie ouro, que ganhei do meu pai, Antônio, funcionário público, que me enfiou goela abaixo que um homem se mede por sua honra, sua coragem, sua dignidade!

  17. Tiago disse:

    Muito boa a sua sugestão de punição (exclusão dos pilotos deste e dos próximos dois GP’s). Seria muito mais eficaz do que uma simples multa. A Ferrari fez toda essa palhaçada e saiu praticamente imune…
    Só acho errado crucificarem o Massa por causa da atitude em abrir passagem para o espanhol. Afinal, o cara é um empregado da Ferrari, é ela quem paga os salários dele e, portanto, o cara é obrigado a atender as determinações da “empresa”. Se alguém errou, foi a Ferrari, que mandou trocar as posições.
    Abs!

  18. Racer-X disse:

    De agora em diante, Massa vai estar sempre BARRICHELLANDO, enquanto Alonso permanecer na Ferrari.
    ; )

  19. Racer-X disse:

    Nova acepção do Aurélio:

    Barrichellar – v.i. acatar uma ordem de maneira subserviente, mesmo que resulte em humilhação pública; (aut.) aceitar ser segundo piloto numa equipe; vender-se; ser ou estar resignado; não ter brios.
    v.i. – verbo intransitivo
    aut – automobilismo
    ; )

  20. Tom Tri-Hexa disse:

    Como disse o Felipe, ele foi “profissional”, sendo assim, concluo que a F1 é para profissionais, não torcedores.

  21. Tom Tri-Hexa disse:

    Nuna mais eu compro uma Ferrari !!!! Daqui p/ frente, só Mercedes.

  22. Davi Ribeiro disse:

    O que um homem não faz por dinheiro… Sinceramente!
    Quem é mais hipócrita? Massa ou Nelsinho Piquet? O que diria Rubens Barrichello hoje? Deve estar dando gargalhadas, apesar de ter sido tão hipócrita quanto os dois últimos, há oito anos atrás.
    Não é uma questão de ser primeiro ou segundo. Que seja segundo, mas que se respeite, tenha amor próprio! E que se toque que a Ferrari é “de Alonsso” e pronto! Se ele for minimamente inteligente sai da Ferrari no final do ano. Senão vai ficar igual a Barrichello anos sendo o sparring de Alonso, no caso.
    Isso tudo também está acontecendo por culpa do próprio Massa. Ele que não foi capaz de mostrar resultado nos embates internos – praticamente só tomou cacete -. Agora está colhendo a porcaria de campeonato que está fazendo.

  23. samuel hamilton disse:

    é por isso, e não é de hoje que eu não torço para Ferrari, mesmo com piloto brasileiro. Sou mil vezes macLaren…

  24. italo disse:

    Pela reinicidência:

    Desclassificaria os dois, e a equipe (apenas a Ferrari) pelo resto do ano.

  25. antonio disse:

    Qualquer coisa, menos deixar passar em branco.
    e não tem nada de pachecada brasileira não. Eu nem gosto do Massa… Considero-o ‘normal’ ( dentro do seleto grupo dos pilotos de F-1, claro ) . Léguas atrás de Vettel, Hamilton, Alonso, Schumacher, Kubica. Tenho dúvidas até mesmo se ele fica no grupo do Webber, do Rosberg, do Button.
    Mas por mais que eu valorize o que a Ferrari tem feito pela F-1 nos últimos 50 anos, algumas merdas não podem passar em branco.
    E quem vai punir? Jean Todd, o mesmo que mandou Rubinho parara pro Schumi passar???

  26. Miguel disse:

    Deveriam punir também as equipes que determinam que os pilotos fiquem na posição de pista sem disputas de posição.

  27. Lucas disse:

    Por favor, não compare isso a Austria 2002. Naquela ocasião o Barrichello foi mais rápido que o Schumacher durante TODO o fim de semana, dos treinos livres até a volta final, passando pela classificação onde fez a pole. Massa foi mais lento que o Alonso nos treinos, na classificação e na corrida – só foi parar lá na frente porque o Vettel teve a idéia genial de espremer o Alonso no muro. Que fique claro: sou totalmente contra ordens de equipe e acho uma m… o que a Ferrari fez. Mas vamos ser justos: Massa pode até ter sido sacaneado, mas, se tivesse ficado como estava, a vitória teria simplesmente caído no seu colo, nada a ver com Áustria 2002.

    • Marcelo disse:

      Correto Lucas!! A Ferrari preferiu não repetir o que aconteceu na Red Bull na Turquia. Pois o Alonso ia SIM passar o Massa, nem que fosse na marra!! O que aconteceu na Austrália já tinha sido demais para o espanhol. Agora tosco foi como a mensagem veio e como o Massa respondeu, qualquer Hispania teria feito melhor a troca de posições!

  28. Fernando Niterói disse:

    Senna era mais rápido q Porst… Hakkinen era mais rápido que Coulthard… Hamilton é mais rápido que Button… Vettel é mais rápido que Webber e Alonso é mais rápido que Massa. Mas a diferença das equipes para a Ferrari é que as outras fazem (ou faziam) o espetáculo dentro da pista permitindo com que seus pilotos disputem (ou disputassem) o campeonato. Realmente foi ridículo, mas o que esperar de um piloto como Alonso que foi criado por Briatore?? E uma equipe que se vê perdida praticamente na metade da temporada em dar preferência a um piloto apenas por este andar mais rápido e ser apadrinhado pelo Santander? Sua hora vai chegar Alonso!

  29. Mauricio disse:

    Só nos resta o Bruno Senna ou o Lucas Di Grassi, quem sabe com carro bom eles chegam lá.
    Chega de Massa, se quer ganhar alguma coisa tem que lutar dentro e fora da pista, é assim que funciona.
    Afinal ele quer garantir seu emprego ou ser campeão do mundo?
    Para mim está claro, o negócio é ser CLT e garantir o leite das crianças!! :-))

  30. Mauro disse:

    É por isso que a partir de hoje não mais assistirei a F1.
    Tenho saudades do Ayrton, que não aceitava esse tipo de ordem de ninguém !!!
    Depois falam do Rubinho!!!
    Isso tá até parecendo político, é tudo farinha do mesmo saco.

    • José Luciano Silva disse:

      Concordo com o Mauro, não dá prá gastar energia elétrica e assistir a palhaçada que é a F1.
      É vergonhosa a atitude da Ferrari e patético a gente esperar que tudo se decida no campo da esportividade e não nos interesses financeiros.

  31. Paulao Maciel disse:

    E agora o que vão dizer os defensores do “Massinha”? Ele é ou não o segundo piloto? E agora Galvão e R Leme onde está o piloto campeão que iria fazer frente ao Alonso? A Ferrari está certa, o Massinha foi contratado para ser o segundo e ponto final. Acabou. Patético, fracassado, perdedor e fundamentalmente LENTO.

  32. Roberto Silva disse:

    Eu sou um dos que enterrou Felipe e a Ferrari.

  33. Charles disse:

    É por aquela atitude do Barrichelo em 2002, aquele papelão doNelsinho Piquet(Filho) com a Renault, e agora com essa do Massa, é que o nosso país Brasil e o povo brasileiro que é batalhador e tem vergonha na cara e peito prá dizer um “Não” a toda essa sujeira, não é respeitado mundialmente.

  34. renato silva disse:

    Ai que SAUDADES de um AYRTON SENNA, de um NELSON PIQUET, de um FITTIPALDI, que entravam em seus carros, pra VENCER, dava ORGULHO vê-los levantar nossa bandeira, e qdo não venciam faziam o maximo dentro das pistas, realmente, era apaixonante a bravura e a postura deles, de respeito ao esporte, ao torcedor . Antigamente, as manhãs de domigo, eram muito diferentes !!!!!!

  35. Elian disse:

    Eu acho sim que a Ferrari devia ter vergonha, isso que é ridiculo, esse espanhol e outro tambem, todo não me toque e tanto que ele ja prejudicou o F. Massa, isso é ridiculo, sei que existe regras, mas como essa eh horrivel….. Vou torcer para Ferrari ser punida pelo menos em dua corridas…

  36. renato silva disse:

    Vejam, alem de ceder a vitória, por ter obedecido “ordens superior”,Felipe ainda é passível de punição, por ter infringido leis da FIA, e, caso não obedecessse, o box da Ferrari, via telemetria, poderia fazer com que isso acontecesse, mexendo em seu carro, e aí sofresse punições na equipe. Diante disso, deveria ser “PROIBIDO” a possibilidade do BOX (equipe), manipular o carro via telemetria, ou seja, só o piloto pode mudar seu carro, aí, as ordens do box, ora, as ordens do box !!!!!, depois nos discutiremos, mas a vitória, é de quem chegou na frente !!!!!

  37. Augusto disse:

    “O dia 25 de julho para Massa é bem ruim. E um ano depois de ter renascido, Felipe morreu para muita gente”.

    Seu comentário foi perfeito. Sem mais.

    O Massa tem que lembrar que ele carrega consigo a esperança de uma nação inteira com ele, que viu nele uma chance de recuperar o orgulho ferido, pelas patacoadas feitas com o Barrichello.

    Perdeu a oportunidade de se tornar um exemplo de brasileiro com brio, fibra, raça. Podia ser demitido da Ferrari no dia seguinte, mas, se viesse competir no Brasil, nem que fosse de “barraforte” ou rolimã, todos iriam atrás dele, pelo simples motivo de orgulho que teríamos dele.

    - O próximo candidato da lista a ídolo nacional se apresente por favor… Lucas? Bruno? É o seguinte, para ser ídolo nacional…bla bla bla…

  38. WB disse:

    “Manda quem pode, obedece quem é B…..ão! ! !

  39. Carlos disse:

    Vergonha é pouco! Quando acontecer algo e no outro extremo estiver um certo piloto, que não se garante no braço e precisa da força(grana) dos seus patrocinadores para lhe assegurar uma ultrapassagem, isso é tudo que nós telespectadores podemos esperar. Parabéns ao Alonso que ao final de tudo ainda vem com um papo furado de que o Felipe “perdeu uma marcha”. Quase me esqueci que o Alonso recém chegado na Ferrari ganha o triplo do que ganha o Felipe, é o mesmo Alonso que disse não saber de nada sobre a rodada proposital de Nelsinho quando foi ele o único beneficiado, será só eu que estou vendo o que está acontecendo? Ou todos já esqueceram em quantos “incidentes” o mesmo piloto já se envolveu com o próprio companheiro de equipe, e vale ressaltar que em 100% das vezes ele sempre se saiu na vantagem.
    Afinal para essezinho os fins justificam os meios!

  40. Fica difici torcer para um Brasileiro na F1, sabendo que ele vai ficar sempre em segundo lugar ou pior, acreditamos que os Brasileiros, deveria parar de assistir essa vergonha aos domingos, saudades do SENNA e MANSSEL, aquilo era corrida, não essa vergonha.

  41. Gybe disse:

    O mais interessante eh que isto nao eh segredo, da proxima vez sera feito apenas de forma mais discreta…
    E esperar que o Jean Todt, presidente da FIA, puna a Ferrari, sendo que ele foi o autor da celebre frase “Let Michael pass for the championship” eh o mesmo que acreditar em papai noel…
    Agora, nao vou me surpreender se no final do ano, em Interlagos, vermos novamente milhares de bones vermelhos e torcedores da Ferrari…ou seja, falamos, reclamamos, mas nao tomamos nenhuma atitude.

  42. Paulo Cesar disse:

    A verdade é que não devemos imaginar que todos os representantes de nosso país são mercenários iguais aos brações que pilotam um fórmula 1. Quando vc representa uma nação, tem que tomar muito cuidado com a atitude que toma. Parafraseando o busão da seleção na Africa, quando um brasileiro entra em um cockpit, ele fica lotado com milhões de brasileiros que vão juntos numa só torcida. Sinceramente se eu tomasse uma atitude dessas, não voltaria prá casa, pq teria vergonha de olhar nos olhos das pessoas que amo. Hoje, Felipe Massa morreu. Se ele escapou do acidente de um ano atrás, ele faleceu no incidente de hj. Sempre odiei a Ferrari gratuitamente e agora eu tenho um bom motivo prá torcer contra o Massa também. Punição aos dois pilotos e a Ferrari de forma exemplar, é o mínimo que eu como torcedor espero. Já não acordo cedo faz tempo, gravo a prova e assisto a hora que acordo, pois me sinto um babaca acompanhando a Formula 1, desde que Schumacher ganhou sua primeira prova e foi ganhando campeonatos atrás de campeonatos sempre com alguma falcatrua. Mas esse não é o caso agora. Agora eu espero que surja um piloto novo, que nos dê novas esperanças, pq Massa e Barichello, kagharam e limparam as partes com a bandeira brasileira. Brasileiro que se preza, que respeita o seu país, não torce para esses dois nunca. Que pena que Nelson Piquet não corre nos dias de hj.

  43. PeNtHeL!0 disse:

    Saldades dos tempos em que era emocionante assistir “só” as corridas de Formula 1, da época em que tinhamos “PILOTOS” de escuderias e não “FUNCIONÁRIOS” de equipes, dos ases do volante, época em que lembrávamos dos pilotos que tinhamos, como ao Senna, e não dos funcionários exemplares de equipes, como Barichelo, Piquetinho ou o Massa e de “ESTRELAS” como Schumacher e Alonso, asnos volantes, tempos em que se tinha orgulho e não vergonha de subir ao podium, cada dia que passa, fica mais dificil educar um filho, logo logo, até olhar pro espelho…

  44. Beto disse:

    A f1 não presta!

  45. Beto disse:

    A gente perde tempo vendo isso… Falando sobre isso… Essa categoria nunca valeu nada… Matou grandes pilotos, humilhou outros tantos… Não respeita a vida… Que dirá a ética, os fãs e outras coisas… Isso é caso de polícia… É fraude! Penso não mais verei corridas… Talvez queime a minha videoteca… Estou indignado… Foi a gota d’água… A Ferrari não presta!

  46. Luiz disse:

    A puniçõa tem de ser exemplar sim. Uma equipe que joga com interesses que a não a esportividade não merece vencer.

  47. aragão disse:

    Isso é bem feito para toda torcida brasileira que continua comprando produtos com a marca Ferrari , bonés, bandeiras,carros e etc…, um boicote á todos os seus produtos seria a resposta ideal para todos eles e se todos deixarmos de assistir pelo menos por um tempo as corridas a rede globo talvez deixe de colocar panos quentes na situação, se nossos reporteres também tivessem coragem passariam a fazer ao nosso “piloto” Felipe Massa as perguntas certas, quem sabe um dia teremos de novo orgulho na vitória e na derrota na pista de um piloto de verdade.

  48. Marcelo Alvarenga disse:

    CArta p/ o MAssa
    Se decisão foi sua,já devia ter vindo a público falar com seus torcedores para eles terem cuidado pois correm risco de vez em quando serem feitos de babaca,por estarem torcendo pela sua vitória em quanto vc abre mão dela.
    EM um único lance se tornou segundo na Ferrari,segundo na corrida e segundo Barrichelo.
    Não torço mais por vc e ficou claro que não tem gana de campeão como Alonso e HAmilton tÊm e sim de funcionário burocrático.
    Sds e boa renovação,
    Marcelo

  49. Sergio disse:

    Eu nunca mais vou assistir corridas deF1.
    Isto que aconteceu mostra o bsurdo que a Ferrari já fez outras vezes, tambem outras equipe e nunca nada acontece!
    è uma obrigação de toda a imprenssa exigir que algo seja realment feito, não apenas uma multinha que não é nada perto do milhões envolvidos.
    Se a FIA não fosse corrupta e tivesse traços de honestidadea Ferreri deveria no minimo ser desclassificada da corrida e até mesmo da campeonato, é 2 vêz quefaz isso.
    Pra que ter dois pilotos e o tal de F.Massa ganha muito para vender sua dignidade, é uma vergonha paratodo Brasil, para o esporte e tdos deviam boicotar a F1

  50. Raul Várady disse:

    A verdade é que nós somos us bobocas de ligar a televisão para ver a Fórmula 1, um programa que deixou de ser esporte, virou um jogo de interesses, não há respeito pelos pilotos, visto o que aconteceu com o Rubinho e agora esse vexame com o Massa, coisa de Zé Povinho mesmo, de falta de respeito com o torcedor, com o público que se presta a comparecer as pistas, a ficar na frente da TV e ainda por cima derrubam desavergonhadamente bolsas de apostas, um escândalo. Melhor seria que todos se recusassem a comparecer a esta palhaçada nojenta, que de esporte não tem mais nada. Saudades do Airton, duvido que qualquer diretor fizesse isso com ele, esse sim tinha peito e moral para mandar a equipe inteira para aquele “lugar”. Vergonha para o esporte nacional, só isso!!! Até quando?

    • diego disse:

      Cara, não tinha pensado nas bolsas de aposta. Aqui até tem alguns que jogam, mas na Europa isso gira muita grana. Certamente tem muita gente que deixou de gahar uma boa grana nessa… No tênis isso é crime, o cara é excluído do circuito mundial, já na F1 é bonito, é jogo de equipe, pois seria um “esporte coletivo”…

  51. Deni Williams disse:

    Impossível punir a Ferrari na F1 pois:
    Ferrari => Deus
    Acham pecado mexer com eles, senão eles ficam bravinhos e saem da categoria e montam uma só pra eles.

    Sinceramente, queria que a equipe toda levasse uma nabo bem grande.

  52. José Fernando Folharini disse:

    Acredito que a atitude tomada pela direção da scuderia ferrari, assim mesmo em letras minúsculas (por tudo que fez na f-1, tornando-a apenas empresa de dinheiro e não de esportividade e isso vem desde a 1ª prova de Rubens Barrichelo na Austrália, se lembram da parada para trocar pneus e assim dar a vitória ao schumy, por isso letra minúscula p/ ferrari, desrespeitando seus colaboradores – incluem-se funcionários que levaram a fábrica a ser reconhecida e respeitada mundialmente e patrocinadores que agoram vêem seus nomes ligados a atitude nada profissional de seus dirigentes esportivos) merece punição exemplar a começar pela perda dos pontos conseguidos na Alemanha, inclusive os do massa que se vendeu à “pressão” (pedido) de seu engenheiro (?). Este seia um bom princípio de moralização a este esporte, depois talvez a idéia aqui exposta de afastar pelas duas provas seguintes para desinsentivar aqueles que queiram proceder da mesma forma. Seria muito bom ver uma atitude de imposição de regras à favor da moralidade nesse esporte que atinge milhões de pessoas no mundo. dando-nos a impressão de que a Moral vence o interesse material. Sei que os patrocinadores querem é ver seus nomes estampados nos bólidos, mas a que preço ??? Preço da vergonha acredito que nenhum deles deseja, nem mesmo aqueles funcionáros de funções mais simples da fábrica de Maranelo. FOI TRISTE, VERGONHOSO (para aqueles que carregaram o nome dessa empresa como diretor, funcionário, piloto, etc), DESRESPEITADOR para todos aqueles de nós que nos colocamos frente a uma TV para ver uma bela competição com DISPUTAS LIMPAS e não uma competição maculada pelo interesse VIL de um dirigente. Acompanho F-1 desde 1973, não dá para compactuar com atitude tão EGOÍSTA, MESQUINHA. Desculpem-me pelas palavras aqui colocadas, mas me sinto traído em minha dedicação a esse esporte.

  53. philipe disse:

    piloto fera é o helinho hoje fizeram uma sanagem om ela um assalto a mão armada e alem de não ir para os pits no final da prova ainda tirou o capacete e queria dar porrada em todo mundo! rsrsrsrsrsrs

    Vai pedir pra ele deixar o Power passar….

  54. ale7 disse:

    2 Gps nada tinham que serem banidos do esporte definitivamente afinal são pra lá de reincidentes tanto FERRARI quanto ALONSO DICK VIGARISTA MIMADO CHORÃO BUNDÃO ou alguém crê que ele não compactuou com a porrada no muro do NAP afffffffffffffff

  55. Silva disse:

    Bom, quem acha que F1 é pra corredores de verdade, sinto muito…. Desde Sena isso já era. Que a Ferrari é uma equipe de ladrões anti éticos, bom tb é notório. Agora, o papel do Massa foi lamentável. Aceitar o que ele aceitou foi pura falta de caráter e de coragem. Agiu como maricas que põe o rabo entre as penas quando o chefe manda com medo de perder o salário. Se a atitude da Ferari foi escrota a do Massa tb foi e denota que ele não tem fibra para ser campeão.

  56. Celso disse:

    Sera que o Alonso faria o mesmo? Claro que não,pois o unico compromisso e de ganhar, e o Massa tem varios
    que impede de tomar uma posição mais dura ou seja
    tem medo.

  57. Leo disse:

    Não seria bom porque seria pouco. Massa precisa ser banido do esporte, no mínimo.

  58. Antonio Junior disse:

    Decepção, não só a aliviada no pé , mas na declaração
    Felipe vai dirigir o caminão da equipe e onde ele se limitou a fazer apensar na empresa

  59. Robert Abe disse:

    “O dia 25 de julho para Massa é bem ruim. E um ano depois de ter renascido, Felipe morreu para muita gente”.
    Disse tudo,Victor.para mim o Felipe,como esportista,morreu.

  60. jaime disse:

    Falta a Felipe Massa, a exemplo de Rubens Barrichelo, o espirito de campeão. Duvido que Airton Senna ou Nelson Piquet cumpririam tal ordem da equipe, pois tinham alma de campeoes. A vocacão de segundo piloto de Felipe Massa e Rubinho, nao permite que eles sejam verdadeiros campeões.

  61. Peter Limer disse:

    De minha parte é pedir ao Massa para não usar nada que lembre a nossa Pátria ,pois ,é a única que está sendo LESADA>(nossa moral )> lógico.

  62. gabriel fogaça disse:

    quanto será que ele ganha para fazer propaganda da empresa de pneus, aqui no BRASIL,!!!voces comprariam um
    pneu mais caro devido a propaganda dele!??uma coisa é certa,ele sabia que era segundo piloto desde a primeira corrida,pois é,mentiu ,dizendo que não aceitaria este tipo
    de situação,,, e oRUBINHO! resistiu atém a ultima volta como protesto este massa não precisou nem,meia volta seguinte já foi ”abrindo” para o ALONSO DAS ASTURIAS!!!
    VAI SER MOLE ASSIM LÁ NA…interlagos…

  63. Jorge disse:

    Que vergonha em, Felipe Massa. Aceitar ordens para deixar outro ganhar. Onde estão o espirito esportivo e a diguinidade ? É, o dinheiro fala mais alto. Sinto muito.

  64. Leah disse:

    Engraçado… nao foi o Massa quem criticou e meteu o malho ate nao poder mais no Nelsinho? Qual é a diferença entre o que ele fez hoje e o que o Nelsinho fez em Singapura? Ja dizia minha mae “Nunca cuspa para o alto porque um dia caira na sua cabeça!”…Massinha, faça-me um favor…CALA A BOCA E SEJA HOMEM! Assuma que voce nao tem CULHAO! Do you un-der-stand?

    Ja dizia Kate Lira…. “Brasileiro é tao bonzinho!”

  65. Everton tri-Hexa disse:

    F1 é negócio, mas isso não faz sentido…dois carros da mesma equipe na frente, ou seja, PATROCINADORES SATISFEITOS!

    Porque jogar o nome dos seus patrocinadores na lama? Fazer com que eles se sintam envergonhados por expor sua marca na equipe da marmelada?

    é a mesma burrice do caso Rubinho…e o piloto, éo elo mais fraco dessa situação.

    • ale7 disse:

      Não se esqueça que esses patrocinadores a que se refere estavam lá hoje fazendo o que? pedindo o que? de quem falo? SANTANDER ESPANHOL QUE GANHA MONEY NAS COSTAS DOS TROUXAS BRAZUCAS UAI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  66. Everton tri-Hexa disse:

    F1 é para profissionais, não torcedores.

    • Sergio disse:

      Esporte profissional é para competidores, não corruptos vendidos, campeão é quem ganha corrida não quem deixa passar. São os torcedores que fazem qualquer esporte (PROFISSIONAL = AQUELE QUE GANHA DINHEIRO!) existir.

  67. Marcelo Messias disse:

    Por muito menos a McLaren quase foi banida da F1, mas a Ferrari realmente é intócável, ridicula, e uma vergonha para o esporte, não tenho mais vontade de assistir as corridas, mas ainda bem que temos Red bull e McLaren para nos dar emoção com disputas reais. Estou de luto como em 1994. O sr Alonso deveria se envergonhar de precisar de escudeiros para atingir o objetivo que pilotos de verdade conquistam com glória, Salve Hamilton, Buton, Vettel e Webber!!!

  68. sergio melhados disse:

    Sou um torcedor do automobilismo e acompanho à muitos anos, mais são situações como a de hoje que me fazem sentir vergonha de ser brasileiro, antes com Rubinho agora com Massa, sinceramante não esperave isso dele, mas infelizmente é assim, cade a coragem e a garra de ser brasileiro.
    São situações assim que nos fazem sentir uma enorme falta de Airton Senna, e acho que depois dele, infelizmente não havera outro brasileiro que possa nos dar alegria.
    É massa, vc é o cara que me fez desistir do automobilismo, nunca me senti tao mal como hj, e acho que nao terei coragem de assistir corridas novamente.

  69. hugo disse:

    É uma frase clichê mas cada vez mais ela tem caráter absoluto.

    Senna foi o último piloto brasileiro na F-1.

  70. Fabio Souza disse:

    Bem, pra mim a Ferrari foi pro brejo de vez. Felipe perdeu um mundo de torcedores e fãs e Alonso acabou de ganhar praticamente toda a antipatia que ainda podia angariar. Quando soube da @#$#”&!* fiquei puto por ter perdido meu tempo ficando triste por ter perdido a corrida para ir num passeio. Neste momento, sou torcedor incondicional da McLaren, do Koba-san e do Barrica. E carrinho de ferro pro meu filho, só Corvette, Porsche e Lamborghini.

  71. Farad disse:

    Se alguém ainda quiser ir a Interlagos, poderíamos levar uns cartazes de desprezo à escuderia Ferrari, Alonso e Domenicalli. Mais do que a troca de posições, o que incomoda mais é o piti de Alonso, simplesmente ridículo.

  72. alexandre disse:

    Nós, brasileiros, deveriamos tomar uma atitude contra está palhaçada da ferrari, isto pq, a ferrari é uma empresa FIAT, então eu pergunto onde a FIAT, vende mais carro no Brasil, ou na Espanha…. portando nos brasileiros deveriamos boicotar os carros FIAT em represaria a Ferrari, por prteger Um Espanhol, e outra se ele era o mais rapido pq nao passou na pista, e nao precisava de alguem pedir pra deixar ele passar,,,

  73. [...] Blog do Gomes: A questão toda é ética e esportiva► Blog Victal: Ferrari devia tomar um gancho de 2 corridas pelo [...]

  74. Marco Barros disse:

    O QUE MAIS TEM APARECIDO NOS DIAS ATUAIS NO ESPORTE É A FALTA DE COMPETITIVIDADE, O INTERESSE ESTÁ ACIMA DA ÉTICA, DO PRAZER DE TENTAR E ALCANÇAR O OBJETIVO QUE É GANHAR, MAS GANHAR UTILIZANDO DE GARRA, SANGUE E LÁGRIMAS, VAMOS FAZER ALGO PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA, DEIXEM A CORRUPÇÃO PARA LÁ, O ESPORTE ESTÁ AÍ PARA FORMAR PESSOAS, CARÁTER, IDEIAIS, SE NÃO FIZERMOS ISSO EM TEMPO O ESPORTE VAI ACABAR E JUNTO ESTRAGAR NOSSA CARENTE, MAS TAMBÉM BURRA SOCIEDADE, UM GRANDE ABRAÇO…

  75. manoel disse:

    Meu pai, que adorava corridas, me falava sempre de um tal de Nuvolari, Fangio, Chico Landi, …………… ele viu tb – e eu – o Fittipaldi, Carlos Pace, Piquet e Senna, e falva que esses tinham fibra !!! eu completo: vergonha na cara !!!
    Xô F1 que significa Falcatrua1 !!!!

  76. PAULO MOREIRA disse:

    SERIA ÓTIMO! FERRARI DESCLASSIFICADA!
    AS EQUIPES TEM QUE TER SÓ UM PILOTO!

  77. manoel disse:

    Ainda bem que tem tv a cabo podemos assistir a NASCAR e outras competições mais decentes ……, até a nossa StockCar dá de 10 no lixo da F1 atual!!!
    A F1 já era faz tempo só a Globo insiste nisso !!!!!

  78. KUB disse:

    A FERRARI NÃO VAI PEGAR GANCHO. VAI PEGAR É U$ NO SANTANDER.

  79. ClRK disse:

    Mais uma vez está provado que Senna é e sempre será o unico piloto a ser respeitado não só pelo que produziu, mais pela dignidade de reprensentar um País, valores que nem o Rubinho e agora o Massa tem. É lamentavel ver essas atitudes de falta de personalidade e nobreza. F1para mim nunca mais…

  80. geraldo disse:

    Que saudades do SENNA e PIQUET! Com certeza isto não aconteceria!

  81. João Manoel disse:

    ¿Por qué no te callas, Alonso? Serás campeão desse jeito? igualzinho ao Michael Schumacher? Não terás vergonha? Então, ¿Por qué no te callas, Alonso?

  82. CARLOS disse:

    TEMOS QUE FAZER UM PROTESTO CONTRA A FIAT, NÃO ESTÃO RESPEITANDO OS BRASILEIROS

  83. CARLOS disse:

    FELIPE MASSA, VAI PARA CASA, PORQUE VOCE TEM RAZÃO, NÃO É 2º PILOTO, É APENAS UM COAJUVANTE.
    E TEM MAIS, SER PROFISSIONAL É RESPEITAR SEUS FÃS E TORCEDORES.
    OS BRASILEIROS NA FÓRMULA 1, ESTÃO MESMO EM ALTA PARA SER MANIPULADOS COMO MARIONETES, AO CONTRÁRIO DAS OUTRAS EQUIPES OS PILOTOS DISPUTAM CADA CADA CURVA, INCLUSIVE COM MUITAS VEZES SAINDO OS DOIS PILOTOS DA MESMA EQUIPE. SÃO PILOTOS DE F1. OS BRASILEIROS SÃO MAIS FÁCIL DE MANIPULAR.

  84. Fabricio Grazziotin disse:

    É com dor no coração, mas acho que deviam punir o Felipe Massa, para daí sim o piloto pensar mais em aceitar uma putaria dessa.
    Outra coisa que devia fazer era acabar com a comunicação dos carros com os boxes.
    Quando teremos um campeão do mundo?????
    Infelizmente acho que não vai ser o Massa.

  85. Helenilson disse:

    Pessoal, quem não se lembra de ler aqui no Grande Prêmio, quando o Massa renovou com a Ferrari tinha a cláusula Barrichelo, lembram desse artigo? Então, a Ferrari só renovou com o Massa porque ele aceitou a tal cláusula no contrato, agora aguenta.. e vai engordando a conta bancária assim como o Barrica…

  86. marcão disse:

    Olha, concordo com com a quase totalidade dos comentários, alguns ainda inflamados pelo momento. Mas,, tem sempre um mas!!!
    Hoje os carros tem a tal da telemetria e o comando secundário das equipes.. Se uma ordem é dada e o piloto não a cumpre podem ter certeza de que a equipe (nesse caso especifico) daria um jeito de diminuir os giros, ou algo parecido, poderiam até criar uma pane “hidraulica” qualquer…
    Crucificar o Massa é errado no meu ponto de vista pessoal.
    Ele já provou pro seu time as suas qualidades. Em 2006 ganhou e marcou muitos pontos, em 2007 foi ele quem deu o titulo de pilotos para o Kimi e os pontos pra ferrari, E, 2008 o Felipe perdeu o titulo primeiro pra ferrari, depois pro Hamilton. Infelismente em 2009 ganhou de presente uma mola que quase o tira definitivamente das pistas. Hoje sua corrida foi brilhante, e todos sabemos da palhaçada da ferrari graças a maneira como ele entregou a posição.. Ele é um esportista, e sempre foi um piloto da Ferrari, se houve erro da parte dele ao acatar as ordens da equipe. Também temos que entender que naquele momento ele não teria condições de avaliar se era ou não acertado fazer-lo… A Ferrari sim enterrou hoje mais um piloto de brio, um esportista. Ela sim é que deve ser punida e exemplarmente pelos orgãos competentes.
    Que com certeza estão muito atentos ao ocorrido de hoje.. Certamente noticias nesse sentido logo logo estaremos vendo…
    Quanto ao Felipe desejo sinceramente, muita calma, paciencia e bom senso. E meus parabens…
    Pois é facil ser pedra, o duro é ser vidraça…

    • edu disse:

      Até que enfim, um comentário sensato.
      ps. se o Massa não quisesse deixar passar, que dissesse não, e que segurasse o espanhol até quando desse.
      ps.. essa cláusula Barrichello deve ser bem medonha…

  87. Romulo disse:

    O único piloto lento que tem que deixar passar é o retardatário fora isso é disputa de posições. Tem cara falando bobagem nos comentários… Já basta de engolir sapos por hoje.

  88. edward heckler disse:

    Eles, digo todas as equipes e pilotos, estão la para serem campeões, buscam o titulo e como cada equipe tem dois pilotos e só um pode ser campeão, tem que ser o com mais condiçoes e não é so na ferrari, lembre o que disse webber, dizendo que o 2º piloto.

  89. João disse:

    A Fórmula 1 provou mais uma vez que as cartas já estão marcadas. Aliás a Fórmula 1 deveria trocar de nome. Melhor seria Fórmula OEA, ou seja, Fórmula Oceania, Europa e Ásia. Se não houver uma punição mais contundente em cima da Ferrari, além da multa já estipulada, conclamo a todos os brasileiros a não perder mais seu tempo diante da tv. Vamos aproveitar melhor o domingo, indo à praia, mesmo no inverno, passeando no parque, brincando com as crianças, passeando no shopping. Será mais proveitoso. E esquecer que a Fórmula 1 existiu, com Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna, Nelson Piquet, Nigel Mansell, Niki Lauda, Alain Prost e Carlos Reutemann, época em que os pilotos não aceitavam este tipo de coisa, e a briga pela vitória era ferrenha entre as equipes com mais de um carro.

  90. Edgar Bianchi disse:

    bua bua tio stafano quero ganhar ai vão pra outra criança tiram o pirulito da boca dela e passam pro mimadinho das asturias kkkkkkkkkkkkkkk

  91. Abima S.S. disse:

    Boa Noite,
    Desta vez foi Felipe Massa. ok mais 1 que nos envergonha na F1, será que merecemos isso…
    Os camaradas já estão Ricos( senão pobres de rico), e nem assim tem coragem para honrar os torcedores Brasileiros…
    A F1 acabou…

  92. Luis Carlos disse:

    Bom, quero antes de expressar minha indignação dizer que os Brazucas da F1 sempre tiveram ótimos exemplos:
    Senna, Piquet, Fittipaldi…..esses nunca se venderam e suas vitórias sempre são notadas pela coragem e pelo caráter, sem se preocupar com as sifras ($$$), inclusive foi assim, arrojados e corajosos e cheios de virtude que conquistaram seus milhões. Os Barrichelos da vida ganharam na manhã de hoje mais um integrante sem integridade, o Massa que até ontem eu tinha em ótimo conceito, bem postado ante aos seus “companheiros de equipe”, mas isso ganhasse dia-a-dia e se perde repentinamente com suas atitudes. O Sr Felipe Massa que tem uma vida financeira estavél (isso nem vem ao caso), não precisava ter seu caráter manchado, pelo contrário seria herói se não tivesse feito o que fez, seria condecorado como mais novo portador da coragem desportiva….mas isso não vale milhões ” não paga as contas no dia 30″…..deixo aqui minha total indignção com este agora sujeitinho, pequeno no tamanho e no caráter, e a Globo que se cuide pois a F1 cada dia que passa tem menos o que se ver e o que se comemorar!!!

  93. Marcio Ferreira disse:

    Eu nunca vou comprar uma Ferrari como forma de protesto. E nem vou fazer negócio com o Santander.

  94. william disse:

    e uma vergonha um desrepeito ao esporte, deveria perder os pontos da corrida e pegar algumas de suspensão

  95. Cloves Reges disse:

    Absolutamente vergonhoso! Com essa atitude o Massa enterra sua carreira e a sua história na F-1. Jamais será um dos grandes, jamais será respeitado como piloto brasileiro, que teve Senna, Piquet, Fitipaldi. Massa foi covarde, envergonhou o povo brasileiro, desonrou o Brasil, envergonhou sua mãe, seu pai, seu irmão. Massa se mostrou medíocre, igualou-se a aquele outro medíocre Nelsinho Piquet.

  96. ubiratan soares disse:

    desde que ayrton senna morreu só nos restou mercenários.nunca mais acordo cedo para ver brasileiro mercenário.

  97. Eu não posso acreditar que o Montezemolo está contente com o desenrolar deste episódio. Deveriam desclassificar os dois carros.

  98. Sandro Marques disse:

    Não dá pra acreditar que mais uma vez a Ferrari teve a capacidade de fazer isso. Se o Alonso era mais rápido que o Felipe que passasse ele na pista. Onde está o cara que segurou o Schumacher por quase metade da uma corrida em Monza? Ele não é o super bicampeão? Pois então, porque a necessidade de “subir nas tamancas” e dizer que a situação era ridícula? Ridícula foi a atitude dele, parecia um garoto mimado: Chefinho, pede para o Felipe deixar eu passar porque senão o Tião vai me deixar para trás. Fala sério! Não foi por isso que me tornei um apaixonado por F1, bom eram os anos 80, onde Piquet, Prost, Mansell e Senna apesar de estarem na mesma equipe se engalfinhavam corrida a corrida provando que aquilo sim era ser piloto de verdade.Como falou certa vez a ex-senadora Heloísa Helena, só não vou dizer que é uma palhaçada porque seria um desrespeito com a classe dos palhaços. Espero que a FIA faça alguma coisa porque se não foi ilegal foi no mínimo imoral, indecente, sujo, antidersportivo. E não é porque tinha brasileiro na jogada, o seria qualquer que fosse a nacionalidade dos envolvidos.

  99. Darivan Gomes disse:

    Será que todo o brasileiro que correr pela ferrari terá de se vender tão fácil. Tenho a certeza que existiu um brasileiro, vocês lembram o nome dele Ayrton Sena, que perderia o emprego mas não se rebaixaria a essa vergonha. Massa eu tinha admiração por você, jogaste p/nós tudo na lata do lixo da imoralidade.

  100. Hugo disse:

    VERGONHA ! ! !

    FÓRMULA 1 :Tô fora…
    MASSA: Não vale nada…
    ALONSO: Desonrra o Esporte…
    SANTANDER: Propaganda enganosa…
    FERRARI: Nojenta…
    GLOBO: Sempre perto da sujeira…
    FIA: Hipócrita…

  101. Sergio disse:

    Oras, pressão sobre os patrocionadores… tipo SANTANDER !!! Por acaso esse banquinho está no Brasil…

  102. Emerson disse:

    Há tempos, nã assistia uma corrida pela manhã(devido a falta de emoção que está a F1).Hoje, ligando a TV vi Massa na frente e pensei: vale a pena. Mas, que decepção …Nâo esperva isto do Massa…pensei que havia acabado aqueles pesadelos do tempo do Rubinho/Shumacher. Um piloto descente,deveria colocar uma cláusula no contrato não concordando com isso …Mas,infelizmente, o dinheiro e clamour da Ferrari fala mais alto … Parei de vez com a F1.

  103. marcelo disse:

    A atitude da Ferrari não é uma surpresa, o que me deixa muito triste é ver um ídolo, se prestar a a esse papel .. . acredito que muitos vão deixar de torce para o Filipe, ele poderia ter uma punição, perder o titulo por seis pontos…. pra sentir a perda dos 7 pontos que ele deu para o Alonso…..

  104. Petronio Simões disse:

    Mais um motivo pra não assistir as corridas de F1, ficou comprovado a falta de esportismo eética. O ideal é boicotar, não assistindo as corridas. Quanto ao Massa ele cumpre o papel na Ferrari e ficou agora sem crédito para os brasileiros.

  105. Fábio Antonio disse:

    Que falta de respeito!!!!Eu teria vergonha de patrocinar a Ferrari!!!Cera que as empresas patrocinadoras tem a mesma qualidade da Ferrari?????Felipe tenha vergonha na cara seja brasileiro,seja valente,não nos envergonhe!!!!Não adianta correr pela ferrari e fazer esta vergonha!!!!

  106. Nelson disse:

    o filme grand prix de 1966 já mostra o carater da ferrari, não mudou nada…

  107. Nelson disse:

    a única maneira de acabar com o jogo de equipes é ter um carro por equipe, e nenhum outro vínculo entre equipes seja por fornecimento de motores, ou patrocínio.

  108. sergio siqueira disse:

    Adeus formula 1. Nas manhãs de domingo ,vou caminhar na praia.Vergonha Ferrari , vergonha ,massinha.

  109. josé disse:

    Foi vergonhozo depois de uma boa largada e uma excelente corrida,vem uma atitude desta no final,todos as pessoas que gostam de F1e estavam assistindo esta corrida deveriam pedir o dinheiro de volta e a ferrari suspença no minimo 2 ou 3 corrida alem de perder tambem os ponto dessa corrida.

  110. Patrick disse:

    Eu não sabia que faltava ao Massa, igual falta ao Barrichello, personalidade, caráter.
    Como dizia um amigo: lastimável.
    Espero que não se torne outro chorão igual ao Barrichello, que não comece a dizer que um dia vai contar tudo em livro, filme, desenho animado…

  111. MasterTimAX disse:

    E morreu mesmo

    como disse no twitter 4 anos de torcida para nada, um verdadeiro cagão. Para mim foi pior do que aconteceu com o Barrichello pois Felipe tem mais tempo de casa e é mais respeitado pela impressa, pois sempre escapou de declarações polemicas para mim morreu!

  112. Cardoso disse:

    Oh…!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ferrari que coisa feia !!!!!!!!!!!!!!!., voces nem parece que representam um time legitimo italiano., não colaca pilotos italianos., onde estão os pilotos italianos gente!!!., que saudades faz Nike Lauda, Airton Senna, Prost, Hunt, Tascari entre outros. Esses sim representavam bem como pilotos nas pistas., e ai a sccuderia italiana o cavalinho estava sempre robusto e assustado todo mundo, forte, valente e agora fazer esse tipo de coisas., parece que o Chume também aprova isso o Chume para com isso se não sua cara pode bater na parede., cuidado cara!!!… se não o Senna vai chamar a sua atenção. Qual é a classificação mesmo da ferrari….? Qual…? Qual…? Qual….? não chegou em primeiro ainda na pontuação? Xi a boca tá feia mesmo.

  113. Luiz Raymundo disse:

    Isto é uma verdadeira vergonha, ferrari deveria ser suspensa do campionato.

  114. joao disse:

    Penso que Massa nao tinha condicoes de segurar o Alonso nessa corrida. O maximo que poderia acontecer era o toque e os dois sairem. Entao, quem causou toda a confusao foi massa. Se nao conseguia abrir, tem que sair da frente mesmo..

  115. George disse:

    Uma coisa q me deixa muito triste eh ver alguns *jornalistas* defenderem esse pamonha de segundo piloto. Ele eh o grande culpado dessa palhacada. Ele eh quem se submete a ser o capachio do Alonso.

  116. Alessander disse:

    Nunca gostei do Hamilton, mas a partir de hoje sou seu fã N1, pois duvido que ele deixaria o Alonso passar, foi por umas dessas que o Alonso saiu da MacLaren, lá o CARA não deixava ele fazer o que quer.
    Parabéns Hamilton.

  117. Ricardo disse:

    10 milhões de multa para a Ferrari e garantias contratuais entre pilotos e equipes regidas diretamente pela FIA, nada de linhas escondidas em contratos que ninguém tem acesso.

    Para complementar e garantir a lisura de todo o processo, promover inspeção em todos os equipamentos que apresentarem baixa ou perda de performance em relação ao outro, dentro da mesma equipe.
    Assim, para-se de colocar pneus descalibrados ou acessórios deficientes para prejudicar a corrida de um em detrimento de outro.

    É fácil acabar com essa maracutaia da fórmula 1.

  118. maumau disse:

    a formula 1 tem mais dinheiro do que profissional~imaginem o grande galvao buenoi narrando esta palhacada, ele iria dizer que tudo estava logico.
    Lamentavel este esporte tao intaligente ter pessoas como massa-alonso-domenicalli.
    hoje eu vou para o circo de verdade

  119. Ade disse:

    Todos aqueles que falam que falta sangue nas veias do piloto que cumpre as ordens de quem lhe paga o salário e que esse piloto deveria, literalmente, “chutar o balde” não cumprindo a ordem, fala isso porque não se trata do seu emprego, da sua carreira, não tem um sem número de pessoas que dependem de sua atividade. Digo mais, acredito que quase que a totalidade dos que criticam Massa e Barrichello fariam o mesmo se tivessem na mesma situação, talvez até por menos de mil reais por mês engoliriam sapos daqueles que lhe pagam o salário, para que sua carreira na empresa tenha continuidade. É fácil falar quando o que acontece é com os outros ou quando o protagonista do ato é o outro, pq quando é com a gente, aí foi o patrão quem mandou e eu obedeci pra não perder o emprego, não tive escolha. Se esse raciocínio vale para o esporte da vida, porque não vale na vida do esporte.

  120. Rodrigo disse:

    Vou aderir – falando sério, ao boicote. Santander e FIat jamais. Se bem que sempre achei uma bosta os carros da Fiat.

    Agora a partir de hoje não assisto mais a F1.
    Massa omisso e covarde!

  121. pool disse:

    As equipes podem reduzir as rotações do motor via computador durante a prova, a formula e futebol virou coisa de troxa, o felipe massa deveria ser homem o suficiente para jogar alonson para fora da pista se vendeu por dinheiro

  122. Simões disse:

    Podem falar o que quizer, mas no tempo de Piquet e Senna, não iria ter isto. Eram profissionais, mas o dinheiro não contava. Senna X Prost, assim como Piquet X Mansel, não tinha esta de 1o ou 2o. piloto. Era pra rachar….

  123. Henrique disse:

    Ferrari, Alonso, Nassa são a vergonha da F1, os pilotos
    da Red e Mclarem disputam na pista, vence o mais arrojado
    Os dois pilotos deveriam ser desclassificados. Vergonha pra nos brasileiros

  124. Rodrigues disse:

    Não sei porque o espanto ou a indignação com o que ocorreu hoje no GP da Alemanha. Quem acompanha a F1 está cansado de saber que na Ferrari existe sempre um primeiro piloto e um segundo. Sempre foi assim e não acredito que isso vai mudar tão cedo.
    Não tenho pena do Massa, pois ele sabia disso quando renovou com a Ferrari. Ou ele é tão ingênuo a ponto de achar que com o Fernando Alonso haveria igualdade de condições?
    Pelo bem do esporte, tanto a Ferrari como seus pilotos deveriam ser punidos, mas como isso não vai ocorrer Resta ao Massa, a partir de agora, assumir com dignidade a sua condição de segundo piloto (sem choramingar por aí).
    E ao Alonso, um Oscar. Que interpretação, ao perguntar, com preocupação, sobre o problema no carro do Massa. Pode não levar o campeonato, mas um prêmio de ator revelação merecia.
    Só me resta torcer pelo Vettel

    • FTrack disse:

      Parabéns pelo comentário. Perfeito.
      Vou torcer pelo Webber, apesar da inconstância, pela postura no GP de Silverstone. Ele com certeza não é Massa.

  125. Celio disse:

    Alguem conhece um bom advogado, para juntos cobrarnos as duas horas perdidas de um domingo.
    Se somarmos as outras que eu perdi dos outros domingos vai dar uma boa grana, para cobrar, da foa, globo e ferrari, pois para mim o campeonato ta manchado.

  126. Francisco disse:

    Massa, seu banana, tenha vergonha na cara e aposente-se!

  127. Eli Pacheco disse:

    VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  128. Carlos Augusto da Silveira disse:

    Estou com o bocote e ainda amos esvaziar o GP Brasil, nossos filhos não precisam ver mais esta falcatrua no Brasil

  129. Fred disse:

    Duas palavras para Massa: Game Over!

  130. TheTruth disse:

    1) Se fosse a última prova e o Alonso precisasse desses 7 pontos (25 contra 18 do segundo) para ser campeão mundial, alguém ia achar errado dar a vitória ao companheiro, que tinha feito a pole, foi prejudicado na largada por uma fechada, e estava mais rápido?
    2) O problema é que Alonso não vai ganhar o mundial, Felipe precisava de moral, justo um ano depois do acidente, e se fizesse 25 contra 18 do Alonso, ficaria muito próximo do próprio Alonso -ou seja, esse tipo de jogo não pode se ilegal ou proibido, até porque pode ser feito de forma muito menos explícita e de forma discreta. O problema é que ficou feio, pareceu imoral, anti-ético, e injusto com o Felipe.
    3 ) É isso. O resto, é vontade de criticar a Ferrari ou excesso de nacionalismo besta. Massa terá outras oportunidades, começou o ano mal, sem ritmo e desadaptado ao carro (meses parado fazem falta). Terá outras oportunidades para mostrar que tem nível para encarar um bi-campeão na equipe, e que tem nível para ser ele, também, campeão.

  131. Gilmar disse:

    Que saudades do Ayton Senna, valia a pena ficar acordado de madrugada pra ve-lo correr. No ano passado aindsa acompanhava a formula 1, torcia pro Massa. Mas este ano não cheguei a ver nenhuma corrida inteira. Depois de hoje virou formula 0. Como trocar um domingo de sol no parque com a familia por essa pouca vergonha, corredor sem carater. Não bastava o Burrinho Pé de Chinelo, agora temos o Massa sem culhoes. Ultimamente os brasileiros estão entregando muita coisa e a gente pensava que era só no futebol. Ainda vai rolar muita canalhice até a Copa de 2014.

  132. fabio nelli disse:

    NOS BRASILEIROS DO PONTO DE VISTA EMOCIONAL ESTAMOS REVOLTADOS COM A EQUIPE FERRARI, MAS PRECISAMOS PENSAR QUE A FERRARI INVESTE CENTENA DE MILHOES DE DOLARES NOS SEUS CARROS E SALARIOS DE PILOTOS E EQUIPES. POR ISSO E DE SE PENSAR SE DO PONTO DE VISTA ECONOMICO ELA NAO TEM O DIREIRO DE GUIAR OS RESULTADOS, PARA OBTER OS FINANCIAMENTOS NECESSARIOS EM PUBLICIDADES.

    • Carlos Furlan disse:

      Então ela que se transforme em uma entidade financeira, que por natureza, só quer é lucro mesmo, e saia de uma atividade desportiva onde deve prevalecer a competência e não armações do tipo que fizeram hoje.

    • George disse:

      A RedBull e a McLaren nao investem nada ? Santo comentario infeliz…

    • Ricardo disse:

      Fabio Neli.

      Bem acima da Ferrari exite a categoria da fórmula 1, que deve ser respeitada, já que a mesma não é feita somente pela Ferrari.

      Mais acima ainda da categoria fórmula 1, vem a FIA.
      Não tem nada a ver com sermos brasileiros, chorões ou qualquer outra coisa. É questão de ética. Essa lei de Gerson está ultrapassada.

  133. sergio leite de siqueira disse:

    Digo assim: F.F.F.F… fóra, ferrari, felipe, fernando, pelo menos por 3 corridas. Estou triste e irritado, isto é uma vergonha, meus pesames felipe, minusculo mesmo.
    sergio siqueira

  134. Paulo disse:

    acho isso um desrespeito ao torcedor que paga para torcer para um piloto e acaba vendo uma marmelada, acredito que esta marmelada só acaba quando as equipes tiverem somente um piloto principal e outro só de reserva.

  135. Antonio disse:

    Felipe Massa perdeu a chance de falar ao mundo e em especial a sua família, filho incluído que um dia saberá da carreira do pai, que esporte tem que ser disputado para que então conseguiu ultrapassar os dois na largada, e isso eu esperava, pois o Vetel e Alonso a muito não largam bem, se é para fazer isso por contrato que não bata no peito dizendo-se Brazuca, porque assim foram Emerson Piquet e Senna, Massa perdeu um fã hoje comigo e ainda bem que seu filho é bebê!

  136. Claudiomiro disse:

    Estou com o Sandro e não abro, esses comedores de macarrão mafiosos tem que entender que esporte é esporte e Máfia é mafia e deve ser discutida em Brasilia!

    • FTrack disse:

      Menos, cara.

      A culpa é de Felipe Massa. Ninguém o obrigou a assinar (renovar) contrato. Ferrari é isso, máfia. Ou você não tinha percebido ainda?

  137. Fernando Salvador disse:

    escrevam para os SACs da ETIHAD, SHELL, SANTANDER, FIAT, ACER, AMD e protestem. Estas empresas estão colocando suas marcas em um carro vermelho desonesto. Pagam para estar ligados a desonestidade. Eu escrevi para todos eles. Jogam dinheiro fora.

    • Carlos Furlan disse:

      Boa sacada Fernando, devemos entupir os meios de comunicação dessas empresas demonstrando nossa insatisfação com essas armações.

  138. Claudiomiro disse:

    Olá Galera, faz tempo que não vemos uma corrida e não sei se veremos outra vez, corridas feitas por Nelson Piquet e Ayrton Senna, foram momentos impares, creio que demoraremos a vê-los novamente, porque esses fiascos que vemos todas as manhãs de domingo, estão nos deixando enojados, e se todos os brasileiros não fossesm súditos Romanos, o GP Brasil de 2010 teriam apenas a imprensa Internacional, assim como os turistas, e ninguém assistiria a Rede Globo, durante essa transmissão, porque novamente gostaria de dizer ao público que nós somos BRASILEIROS, não somos BURROS e ESCRAVOS da Itália e dessa máfia chamada Ferrari, até quando essa cambada de Barriquelos ficarão abaixando a cabeça a ordens desses Carcamanos?? Moçada sangue nessas veias, não números nas contas bancárias!

  139. Beto disse:

    Massa, sua carreira acabou hoje, APOSENTE-SE!
    Aliás, todos os pilotos brasileiros que “competem” no exterior, APOSENTEM-SE!
    10 anos sem brasileiro correndo no exterior; 10 anos sem GP Brasil ou até que um dia apareça alguém, vencedor, com talento, caráter e coragem de se impor!
    Sem isso, NUNCA MAIS vamos voltar a ser campeões!

  140. FELIPE PÉ DE CHINELO disse:

    PÉ DE CHINELO.VAI PRA CS PASSAR UM OVO.PERDEU TEUS TORCEDORES.

  141. Diego de Araujo Silva disse:

    que saudades do Comendador Enzo Ferrari!

  142. wanderson gonçalves disse:

    COMO SE DIZ NO NORDESTE,CABRA SAFADO,BIXO ABESTADO TU NÃO TEM SANGUE CORRENDO PELAS TUAS VÊIAS NÃO?MAS QUE FALTA DE RESPEITO PELO TORCEDOR BRASILEIRO. ASSINOU SEU ATESTADO DE PILOTO MEDIOCRE,BURRO.EU ERA TORCEDOR SEU DE CARTEIRINHA ATE A VOLTA Q VC ENTREGOU A CORRIDA,NÃO TORÇO MAIS POR VC DEPOIS DESSA VI Q VC NÃO MERECE.SEU VENDIDO.VC DEVERIA TER VENCIDO ESSA CORRIDA PELO MENOS EM MEMORIA DE SEU FALECIDO TIO.QUE VERGONHA DE TER VC REPRESENTANDO 170,000,000 DE BRASILEIROS.

  143. Franco disse:

    Penso que não foi o engenheiro do Massa que deu o recado “Alonso está mais rápido”. Foi um sotaque bem italiano…

  144. Leandro disse:

    Acho que você falou tudo: “Felipe morreu para muita gente”. Sim, pois essa atitude me decepcionou muito, não esperava isso do Massa, achei que peitaria a ordem, que sofresse as consequencias e até corresse de Hispania no ano que vem, mas isso realmente me decepcionou. No episódio do Barrichello eu já esperava, pois ele era um segundo piloto declarado, até achava que seria motivo de demissão por justa causa, uma vez que sua atitude desgastou a imagem da equipe. Hoje deixei de torcer para o Massa, e agora vejo com outros olhos o Webber,por exemplo, que tem atitude e culhões de enfrentar a equipe. É isso, culhões, o que faltou ao Massa!

  145. José Manoel disse:

    BRASILEIROS VAMOS BOICOTAR A FIAT, SANTANDER, SHELL, SÓ ASSIM ELES VÃO APRENDER…..

    BOICOTE
    BOICOTE
    BOICOTE

  146. Sandro disse:

    Acho que nós brasileiros novamente fomos humilhados pela ferrari, e continuamos patrocinando a Ferrari, isto é temos que boicotar os patrocinadores da Ferrari, ora a “FIAT” e o banco “SANTANDER” afinal, acho que disputas da formula 1 tem que ser justas, senão pra que assistir a corrida, é só fazer um acordo antes da corrida e já tem o pódio, tudo armação…
    cada dia mais fico decepcionado com a formula 1, aquele história do Alonso da corrida do Nelsinho não saber de nada, pra foi ele que armou tudo, pois hoje foi ele que pediu pra deixar ele passar, lembrem da conversa dele reclamando do Massa, antes da ultrapassagem…
    Eu sou um que vou boicatar estes caras de pau…
    Tenho conta em dois Banco, um no Santander e ou na Caixa, segunda to fechando a conta,….
    Tava achando bonito o novo uno pensando em comprar um deles, vou comprar de outro fabricante..
    boicotem a ferrari….

  147. João Carlos disse:

    Isto é um absurdo, toda a corrida ficamos torcendo para o representante do nosso pais e o nosso representante não está nem aí,
    Levantamos altas horas da noite para torcer e depois acontece isso, este tipo de esportista não merece nosso apoio.

    • FTrack disse:

      Pois é, meu amigo.
      Quero que alguém me diga agora qual a diferença entre o “pé de chinelo” e o “massinha”, entre o “perdedor” e a “esperança da nação”.

      Uma eu sei: Rubens é mais piloto

  148. ricardo disse:

    já havia um tempo que eu só assistia a corrida alguns dias depois, sem nenhum interesse. hoje assisti ao vivo.

    não assistirei mais. pra ver maracutaia ? não é esporte.

    a F1 acabou.

    prefiro ver a Nascar ou Indy. lá não tem jogo de equipe, vence o melhor. Roger Penske nunca deu uma ordem dessas.

    cordiais saudações

    ricardo

  149. ed disse:

    O QUE A FERRARI, FEZ COM FELIPE MASSA ISSO SIM É RIDíCULO, PASSIVO DE PUNIÇÃO PERDER TODOS OS PONTOS DO CAMPEONATO E DESCLASIFICAR OS DOIS PILOTOS, É NOJENTO…
    ACOMPANHO DESDE OS MEUS 8 ANOS DE IDADE E JÁ TENHO 38 ANOS, CONFORME O NICK LAUDA DISSE É UMA VERGONHA, ASSISTIR A FORMULA 1. BOM AZAR A TODOS DA FERRARI….ELES SE MERECE…

  150. ed disse:

    O QUE A FERRARI, FEZ COM FELIPE MASSA ISSO SIM É RIDICULO, PASSIVO DE PUNIÇÃO PERDER TODOS OS PONTOS DE CAMPEONATO E DESCLASIFICAR OS DOIS PILOTOS, É NOJENTO…
    ACOMPANHO DESDE OS MEUS 8 ANOS DE IDADE E JÁ TENHO 38 ANOS, CONFORME ONICK LAUDA DISSE É UMA VERGONHA, ASSISTIR A FORMULA 1. BOM AZAR A TODOS VOCES…

  151. Wanderson D' Oliveira disse:

    Falou tudo. Acabou meu respeito pela F-1. Aliás, a F-1 morreu em 1994. Hoje foi a pá de cal. Sem mais.

  152. Marcelo disse:

    Realmente RIDICULO o que vimos hj ha F1, a Ferrari deveria ser Banida das competições por essas atitudes, vimos duas vezes onde foi claro a ordem, imagina quantas outras vezes eles não fizeram isso com Barrichelo e Massa ?
    Aos torcedores da F1 so tenho uma coisa a dizer, nunca, de maneira nenhuma o Ayrton Senna faria isso. No primeiro ano que foi companheiro de Prost, mostrou para a equipe que não existia essa coisa de segundo piloto e deixou o frances comendo poeira em varias ocasiões.Ele sim era um piloto de raça, quer passar passa, mas tem que ser no braço e não no radio.
    SAUDADES SENNA, onde estiver saiba que milhões e milhões de pessoas no mundo inteiro continuamos te admirando cada dia mais.

  153. Sergio Valle disse:

    Vamos deixar de assistir a essa merda de categoria!!!!!!
    Vamos boicotar a Fómula Um(a merda!!!) até os canalhas da Ferrari terem uma punição igual a Briatore!!!!!!!!!
    Vamos boicotar!!!! Passe essa idéia adiante!!!!!

  154. Leonardo Maia disse:

    Nós torcedores precisamos tomar uma atitude. Não é julgando os pilotos que estaremos justificando os fatos. O erro foi da equipe, o que Felipe Massa fez foi defender seu GANHA PÃO. Alonso chamou Felipe de “ridículo”, porém, mais vergonhoso foi ele comemorar aquela vitória que só aconteceu por que a Babá dele ordenou que felipe deixasse ele ganhar. A Ferrari, por sua vez, só pensa no Mundial de Construtores. Devemos torcer para que haja outra punição mais severa relacionada aos pontos do Mundial e dos pilotos, desclassificando-os desta corrida e cedendo a vitória a Vettel. A final de contas, quanto custa a ética profissional? Quanto custa a paixão do torcedor? E a competitividade? 100 Mil Dólares??? Muito barato pro meu gosto. A Ferrari feriu, descaradamente, dois artigos da F1 e precisa ser julgada à altura de seus erros. Após a corrida, picotei minha camisa da FERRARi com uma tesoura e toquei fogo. VERGONHA!!!!

  155. Otto Avelino disse:

    Que tristeza F E R R A R I!

    Resultado fabricado mais uma vez…
    Pelo amor de D E U S…
    A competência do piloto agora é mais uma vez feita nos bastidores…
    Que vergonha!
    Que vergonha!
    Que vergonha!
    E ai Alonso vencer com honestidade é difícil, mas também podera, você agora tem um aliado forte!

    A EQUIPE QUE MANDA NA FORMULA UM…

    É FELIPE, a sua luta agora é também contra a famosa máfia…
    Eu já sabia!
    VOCÊS da formula 1, estão levando o esporte ao cúmulo da decepção.
    Que exemplos vocês estão dando aos novos!

    V e r g o n h a !

    Otto Avelino

  156. Otto Avelino disse:

    A MAIOR ESCUDERIA DECEPCIONA SEUS SEGUIDORES E ESPECTADORES, UMA TRISTEZA SEM FIM… FERRARI !!!

    Nunca imaginei assistir um decepcionante grande prêmio.
    A Alemanha foi palco da vergonha na formula 1, que tristeza a repetição da atitude não desportiva quando o brasileiro Felipe Massa foi obrigado a deixar o seu mais novo e truculento (que já aprontou na formula um, quando do episódio da sua antiga escuderia, caso Nelsinho Piquet), agora o então espanhol foi o protagonista e outra façanha. A famosa ultrapassagem tramada, arquitetada pela então dona da famosa e decadente “FORMULA 1”.
    Que vergonha!
    Isto acontece porque seus dirigentes são coniventes com estes tipos de absurdos no esporte. Facilidade e o tão jeitinho dos preferidos sempre sem condição de ganhar, o famoso puxa dali e o daqui vai ganhando.
    Chega de enganação, chega de tanta ilusão, que tristeza!
    O dinheiro dos cartolas sempre vai minando os talentos…
    Os talentos aparecem, mas são ofuscados pelo poderio vergonhoso dos seus Dr´s DA GRANA.
    Vergonha,
    Que vergonha!
    O tricampeão mundial Ayrton Senna, com certeza teria outra postura.
    Este é o poderio do império que não consegue enrolar o povo.
    Este esporte está em decadência.
    A onde estão os mandantes?
    Assim, vão nos ludibriando, será que vão muito longe?

    Otto Avelino

  157. Otto Avelino disse:

    Desconfio da seriedade da entidade.

    Que devo escrever!
    O que vi,
    Ninguém quer saber,
    É óbvio,
    Que mico em senhores mandatário da formula 1!
    Esta não vamos esquecer,
    Em Fernando, que situação, você conseguiu nos bastidores.
    E ai poderosa FERRARI, que vergonha hein!
    Parabéns pelo exemplo de “esportividade” negativo!

    Otto Avelino

  158. Pois é, foi dose. Um caminhão de merda criado para um pentelho de “vantagem” da equipe.

  159. Quando eu falei que o Felipe Massa era um Rubinho Barrichello Melhorado, meus amigos me criticaram. E agora moçada..ele assumiu hoje que é segundo piloto do Alonso…é Ponto final.

    Que saudades da F1 dos anos 80, grandes brigas…Lauda, Rosberg, De Angelis, Gilles Villeneuve, A. Senna, N. Piquet, Mansell Prost…entre outros que saudade.

    Por isso eu digo….Volta logo Nelsinho Piquet…

    Chega logo na F1…Marco Andretti e Nicolas Prost..

    Vamos Acelerar…Bruno Senna.

    • Wagner Campos disse:

      E desde qdo a volta do Nelsinho Piquet vai resolver alguma coisa? Ele é outro vendido, farinha do mesmo saco desse trio brasileiro de escravos!

  160. Antonio Hilário disse:

    Massa foi ultrapassado porque estava mais lento e Muricy Ramalho não aceitou “comandar” a selecão brasileira porque o “Grande Fluminense” não o liberou, entendeu?.

  161. Klaus Mittelstädt disse:

    Será que mais alguém viu que tinha um cara com camisa do Santander no box da Ferrari? É óbvio que a Ferrari, além de satisfazer o mimado Alonso, quis fazer média com seu grande patrocinador, o espanhol Banco Santander, também patrocinador principal do GP. O painel vermelho ao fundo do pódio era todo do Santander…Bu$ine$$ i$ bu$ine$$!

  162. Alexandre Silva disse:

    Nao vou mas acordar cedo no Domingo para ver F1, nao temos pilotos brasileiros disputando..que ridiculo..

  163. DGXavier disse:

    É muito simples para os inteligentes saber que o patrocinador “Santader” exige que se de o carro nº1 para Alonsinho, o piloto da casa espanhola… eles estão pagando uma fortuna para isso. O que me preocupa é o Massa dar uma de Piquezinho e aceitar isso para segurar emprego. Ele, Massa, caiu em contradição quendo disse que seu carro estava mas lento com pneus duro, quando na verdade ele abriu de Alonsinho nesta situação. Palmas para o reporter que levantou esta questão na entrevista e o deixou todo enrrolado.
    A Ferrari merecia no mínimo a perda desta corrida, para não se repetir novamente.

  164. Nei disse:

    O esporte Italiano , como um todo, é bem manchado por falcatruas e atos escusos. A Ferrari não é exceção.
    Agora, o Maasa pra mim nada mais é do um fantoche, um piloto medíocre elevado a condição de ídolo na falta de outro, que tá lá somente pra ganhar o dinheiro dele….
    Tá nem aí com essa história de defender o Brasil. Tontos somos nos em dar atenção a um esporte que já não tem mais nada a ver com a gente.

  165. Flavio Manfredini disse:

    Mais um segundãooooo
    Vergonhoso…..
    Pensei que ele tivesse mais culhões….
    Não tem, só falta falar que vai escrever um livro tambem…….
    triste, perdeu a moral…

  166. Wallace disse:

    Precisamos de mais corridas da classic para preencher nossas manhãs de domingo. parece que é o que sobrou do tal de automobilismo. Meianov e 96 na pista já!!!!!!!!!

    Será que na copa rolou uma graninha do Santander pra Holanda?????? São Jorge era alemão ( 7 anos ) agora virou espanhol? Será que não dá pra ser campeão por conta do próprio esforço? A F1 morreu mesmo com o Airton.

  167. [...] Pra quem quiser ver comentários muito bons não só sobre esta corrida como sobre automobilismo e outras coisas, sugiro ler o Flavio Gomes e o Victor Martins, ambos do grandepremio (o primeiro é o dono da bagaça e o segundo seu editor chefe). O torcedor da Lusa escreveu isto, e o palestrino isto outro. [...]

  168. Ademir disse:

    Uma vergonha, não tem graça, não sei ….como ainda existem alguém PATROCINANDO ISSO…….NÃO PERDI NADA FUI A MISSA,……até porque não muda nada na competição…..seria o mesmo que goleiro deixar a bola passar e validar o gol….assim outro time fosse campeão! nesse caso PIOR AINDA pois ninguém ganhou nada..

  169. Fabio disse:

    Há um ano atrás, o Felipe Massa quase morria fisicamente. Hoje, ele morreu moralmente. Acabou de nascer mais um bundão no mundo da F1.
    US$ 100 mil, para a Ferrari, não é nada. Uma multa nesse valor é tão ridícula quanto o que a “famiglia” Ferrari fez hoje.
    Sendo o Jean Todt o pai das ordens de equipe explicita, fica difícil acreditar numa punição exemplar, de desclassificação e exclusão de duas corridas.
    Se o Todt quiser moralizar o automobilismo, a hora é agora.

  170. PEDRÃO - PITANGA-SP disse:

    RECORDEM COMIGO: EMERSON, PIQUET, JACKIE STEWART, NIKI LAUDA, CLAY REGAZZONI, JOSE CARLOS PACCE, FRANÇOIS CEVERT, JAQUES LAFFYTE, VITÓRIO BRAMBILLA, JAMES HUNT, JODIE SCHEKTER, JEAN PIERRE JARRIER, CARLOS REUTEMANN, LELA LOMBARDI-(a primeira pilota de fórmula um), SÓ PARA CITAR ALGUNS, REPAREM QUE ATÉ OS NOMES DOS PILOTOS DAQUELA ÉPOCA SÃO MAIS AGRADÁVEIS QUE OS DE AGORA, REALMENTE ESSA FÓRMULA TRAPAÇA É MESMO UMA MERDA…

    • Rodrigo Monassa disse:

      Pô, sacanagem, pedrão, tu lembraste um tempo que dá votnade de chorar de tão bom, foi quando comecei a ver F 1 ..
      com licença que agora vou ver Indy, onde os pilotos de uma mesma equipe se pegam a tapa..hehehe

    • João Eduardo Zeggio disse:

      Boa Pedrão…imagina o Piquet recebendo a mensagem pelo rádio mandando dar passagem pro Mansell…..dá pra fazer um bolão de quantos palavrões ele ia soltar e pra onde ia mandar o engenheiro….bons tempos que havia “mudança de marcha”, ultrapassagens, discussão entre os pilotos,…..

    • Desiludido até o osso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! disse:

      Chefe da Equipe para Piquet: DEIXA O MANSELL PASSAR!!!

      Piquet: Vai tomar no cu seu filho da puta.

      Fim da conversa e mais um pódio para o Nelsão….

      Ai que saudades….

  171. Haroldo Mariano Neves disse:

    É por coisas assim que a a F1, está acabando. Felipe teve medo de peitar a Ferrari e perder o emprego. Foi mau Felipe. Pensei que você tivesse um pouco mais de hombridade. Agora só vou ver a Fórmula Indi. Pelo menos lá não tem destas “maracutaias”. Ficou claro Felipe. Você é e sempre será o segundo da equipe.

  172. PEDRÃO - PITANGA-SP disse:

    SUGESTÃO: PORQUE NÃO MUDAM O NOME DA COMPETIÇÃO PARA “FÓRMULA TRAPAÇA”? JÁ GOSTEI DA FÓRMULA UM NA DÉCADA DE 70/80, QUANDO TINHA PILOTO E NÃO CARROS AUTOMÁTICOS COMO HOJE. QUALQUER ZÉ MANÉ QUE SAIBA DIRIGIR UM FUSCA DIRIGE UM FÓRMULA UM ATUALMENTE PORISSO QUE OS PILOTOS SÃO MEDIOCRES E FICAM SUJEITOS ÀS ORDENS DOS CHEFES DAS EQUIPES. O QUE VALE É A GRANA E SÃO ELES QUE DECIDEM QUEM VAI GANHAR O CAMPEONATO.FAÇAM COMO EU, DEIXEM DE PRESTIGIAR ESSA MERDA… SIMPLESMENTE NÃO ASSISTAM…

  173. Flávio disse:

    Agora se confirma o que ventilou na imprensa sobre a renovação do contrato de Massa, que ele é obrigado a ceder a posição a Fernando Ajudado alonso, mais uma vez temos outro piloto brasileiro que se submete á tal contrato draconiano, para pilotar pela ferrari (em letras minúsculas, pois não merece noso respeito)

  174. eduardodragonetti disse:

    MASSA , a vergonha Brasileira muito pior que barrichello e Piquet JR. Massa morreu hoje para o esporte deveria ter vergonha na cara.

  175. Haroldo Mariano Neves disse:

    Olha, não vejo mais corrida da Fórmula !. Isso é uma vergonha. Chega o que a Ferrari fez com o Rubinho em favor do Shumacher. Agora querem fazer o mesmo com o Alonso, esse piloto arrogante, incompetente que exigiu tratamento “vip’ e está tendo. Só neste ano ele já aprontou duas vezes contra o Massa para passar sua frente. Agora essa vergonha. e o Felipe ainda tem a coragem de dizer que foi dele a inciativa. Ora Felipe, tenha vergonha na cara. Seja homem. Eu não vejo mais esta porcaria de Fórmula 1.

  176. Henrique disse:

    Os dois carros da Ferrari serem desclassificados desta corrida estaria de muito bom tamanho, mas a tendência é mesmo de mais uma marmelada.

  177. niko disse:

    não vi nada de errado, a Ferrari é um time, para ela é melhor que o Alonso ganhe pois ele ainda tem condições de lutar pelo título.

  178. Geroge disse:

    Vamos deixar bem claro: Massa é segundo piloto !

    So para mostrar como boa parte do mundo pensa, deixo dois trechos tirados do As:

    Un triunfo que demuestra que Ferrari siempre vuelve y que Alonso es su piloto, que el verdadero sucesor de Michael Schumacher es Fernando… Y Massa el de Barrichello.

    Felipe sabía que su compañero de equipo iba más deprisa, incluso es consciente de que es mejor piloto, pero si quería ganarle tenía que adelantarle en la pista.

  179. marcelo disse:

    ninguem vai dizer que a atitude do massa foi ridicula…q ele eh um M$#%@… que não é piloto de verdade e blablablabla
    com o rubinho foi assim!!!

  180. Edgard disse:

    …e pensar que o Massa criticou e repreendeu o NAP…trocando em miudos, fez o mesmo!!!

  181. Felipe disse:

    Victor, fiquei com a impressão que a pessoa que avisou o Massa sobre a velocidade do Alinso não foi o britânico Rob Smedley. O sotaque estava meio macarrônico. Não teria sido o Domenicalli, ou algum outro italiano? A conversa entre Rob e Massa após a corrida me deu a impressão de que os dois estavam igualmente putos.

  182. PH disse:

    Triste sina de uma equipe de deuses. A Ferrari nao e uma equipe esportiva, e uma fabrica de carros. Dai deriva o resto e dai o meu lamento por gastar tempo vendo jogos de equipe com brasileiros… Red bull te da asas, mas a Ferrari pode poda-las para obem do time. Da-lhe Vettel!!!

  183. Thiago lima disse:

    é..seria sim…mas um tal de Jean Todt não deixaria isso acontecer…

  184. Rodrigo Vieira disse:

    Não vai passar disso. Estamos falando de Ferrari. Se derem uma punição maior do que essa, eles ameaçam sair do campeonato.

    Eu torcia pelo Massa, achava ele alguém de caráter….achava. Que ele fosse despedido da Ferrari, mas não se faz uma coisa dessas.

  185. Rodrigo Monassa disse:

    Incrível, Victor, sem ler teu comentário, já havia pensado exatamente nesta punição: desclassificaria os dois e suspenderia a Ferrari dos dois próximos GPs.
    mas, convenhamos, o Presidente da FIA hoje era o chefão da Ferrari quando do Episódio envolvendo Barrichello e Schumacher. vais er só esta multa de cem mil e pronto. se massa ainda tivesse “culhões”, ia bater na porta da Force India, Sauber, Toro Rosso, pq é o que ele merece.
    é no que dá, midia brasileira endeusa “excelentes segundos pilotos”…

  186. Cairo disse:

    A Lesma do Massa estava segurando o Alonso desde o inicio, por isso o “É RIDICULO” no rádio. A Ferrari está certa, quem disputa o campeonato é Alonso e não de pode mais dispensar pontos. Daqui para frente cada corrida é uma final para a Ferrari. Vai FERRARIIIIIIIIIII

  187. Fernando Bueno disse:

    Tambem puniria dessa forma, desclassificaria da corrida e daria um gancho de 2 corridas. Bando de comedores de macarrão.

  188. Gui teixeira disse:

    Seria ótimo a Ferrari ser punida!

    • Renato Coelho disse:

      Até duvido ela ser punida como deveria relmente(tirar pontos da equipe porex.:porque só a multa não basta), e o pior é que a ferrari só faz isso com Brasileiros (Schumacher contra Rubinho)e naquele ano muita gente falou mal do Rubinho,DETALHE, que naquele ano tinha a tal quebra de contrato que muitos afirmam que não, e que por esse mesmo contrato o Rubinho teve que obedecer as ordens da escuderia alemã….mais e este ano?dizem que as coisas iriam mudar, que tem regulamento, vergonhoso foi ver ainda o massa se explicar,por isso podem falar o que quiser ainda sou mais Rubinho ele pelo menos teve adescencia em dizer a vardade e admitir o que fez não tomando as dores da equipe como o massa dizendo que ele é quem decidiu,fala sério….

  189. R/T disse:

    Seria bom se a FIA tomasse essa atitude, mas se foi pro conselho, no maximo vão multar, ficou barato

    • Fernando Niterói disse:

      Senna era mais rápido q Porst… Hakkinen era mais rápido que Coulthard… Hamilton é mais rápido que Button… Vettel é mais rápido que Webber e Alonso é mais rápido que Massa. Mas a diferença das equipes para a Ferrari é que as outras fazem (ou faziam) o espetáculo dentro da pista permitindo com que seus pilotos disputem (ou disputassem) o campeonato. Realmente foi ridículo, mas o que esperar de um piloto como Alonso que foi criado por Briatore?? E uma equipe que se vê perdida praticamente na metade da temporada em dar preferência a um piloto apenas por este andar mais rápido e ser apadrinhado pelo Santander? Sua hora vai chegar Alonso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>