MENU

9 de novembro de 2010 - 12:07F1

Na lomba de Vettel

SÃO PAULO | A estas horas, Webber deve estar chegando lá nas Arábias cada vez mais jogado para escanteio. Primeiro é Christian Horner que diz que a disputa ainda está em aberto e que, num eventual ‘team-game’, vai da cabeça de Vettel abrir passagem para o companheiro em Abu Dhabi. Agora é Dietrich Mateschitz, o dono da Red Bull, quem vem com o papo de que prefere ser segundo a ganhar com a jogatina. Tipo aquela fala do Chaves em um episódio X, como lembrou Felipe Paranhos, de que prefere morrer do que [sic] perder a vida.

Com este discurso esportivamente ético, o comando da Red Bull vai se eximindo da responsabilidade e deixando na lomba de Vettel a decisão. E o campeonato, então, seria lembrado pelo ‘coadjuvante’ que lutava pelo título e que optou por exercer o papel de terrível vilão — que pesou tudo o que rolou e foi falado ao longo do ano por parte do desafeto — ou do atirado, mas bom moço, que pensou na equipe — descartem que vá pensar propriamente em Webber, é bobagem — e, eventualmente, no quanto pode ganhar lá dentro.

O curioso deste caso inédito na história da F1 é que parece óbvio que isso vai acontecer na corrida de domingo. Vettel vem numa fase melhor que a de Webber, que não vence há seis provas, enquanto o colega taurino papou duas — os pontos, talvez, não representem a superioridade: nestas seis corridas que não ganha, Markola marcou 77 pontos contra 80 de Sebastião.

Só que tão óbvio, mas tão óbvio, é capaz que nem aconteça: ou Webber vira o super Webber da Inglaterra e leva a prova de braçada — e aí conta, sim, com Vettel em segundo — ou o australopiteco morre como peru, na véspera, em algum erro na classificação, e tal.

40 comentários

  1. Antonio Skoldharougs disse:

    Está de parabens a RBR, mostrou que esporte se ganha com limpeza e honestidade, e não com maracutaias e arroubos boçais.
    Tá de parabens o Austriaco dono da equipe RBR e principalmente o engenheiro Christian Horner, mostrou ter mais carater que o Rob Smedley da Ferrari que “matou” massa para o esporte, ele acabou o baixinho de macacão vermelho.
    O naninco Se sente o próprio Barrichello

  2. Boca disse:

    A negada fala de boa jogada de marketing e outras balelas.

    A verdade é que isso não ajuda nem atrapalha a vender mais ou menos latinhas. Quem compra esse energético vai continuar comprando e suas vendas não vão aumentar se fizer ou se não fizer jogo de equipe na F1. Eles já conseguiram emplacar.

    Domingão tou na praia tomando altas geladas e torcendo pro Alonso SIFU. Se ele perder vou beber com mais satisfação. Se ele ganhar vou beber do mesmo jeito. E ano que vem tou nas madrugadas do mesmo jeito torcendo pra ver ultrapassagens e cagadas,
    Porque eu amo essa M.erd@ de F1 de todo jeito…

  3. eduardo disse:

    Webber larga mal enrosca com Alonso na tentativa desesperada de não perder a posição abandona a corrida Alonso vai para o box troca o bico e os pneus quando os outros param Alonso vai para terceiro e não faz questão menhuma de atacar o Hamilton resuntado Alonso 261 Vettel 256 Hamiltom 240 Webber 238 seria divertido ver a cara do Australiano

  4. Skoldharougs disse:

    Vou falar uma caoisa que é unanimidade, se o Vettel for lifder durante toda a prova, e faltar apenas duas voltas o Alonso estiver em terceiro e Webber em segundo ele vai tirar o pé e deixar o Alonso passar, Webber está mordido, e tem o mesmo sangue quente do PIquet.

    Aguardem

    • Boca disse:

      Ah tá.

      E quem vai pagar o salário dele ano que vem é Alonso né?

      Cada uma…

    • Skoldharougs disse:

      Boca, se Webber perder esse titulo por prioridade ao Vettel, dificilmente ele vai continuar na RBR. convites de outras equipes não param de chegar, até a Ferrari o que no lugar do Massa. (Farrari matou o Massa na Alemanha lembra? nunca mais ele vai vencer uma corrida na vida).

    • Antonio Skoldharougs disse:

      Caro Boca,
      Quase acertei, o Webber não tirou o Pé, más também não fez nada para imperdir o Alonso de ser campeão, a sorte que o Espanhou entrou em um maré de azar e encontrou um Petrov decidido a mostrar serviço para achar emprego para 2011. ele quis mostrar serviço justamente com o Alonso.

      Ah! Como já havia dito em outras ocasiões, o Massa ‘morreu” para o automobilismo, tirou o pé na Alemanha, e acabou com a sua auto-estima, agora é partir para os consultórios e contar aos pascanalistas como ele teve a grande decepção de ser Barrichello por um dia.

    • Antonio Skoldharougs disse:

      Cruzes “pascanalistas” não! psicanalistas é para onde ele deve ir.

  5. eduardo disse:

    em 81 o favorito da Willians era o australiano mas o argentino resolvel que aquele ano erra dele ,fez uma pessima corrida o Piquet foi campeão sem precisar fazer força e a equipe foi comemorar a vitoria do seu favorito mostrando total desrespeito com seu outro piloto sera que a historia não vai repetir o Webber esta cada vez mais isolado e precionado

  6. Douglas Marques disse:

    Eu repito o que o comandante da Red Bull falou. “O mundo todo condenou a Ferrari depois do que eles fizeram em Hockenheim, mas nós nos tornamos idiotas por não agirmos dessa forma”.

    O POVÃO é estúpido mesmo.

  7. Em tempo: Hamilton foi bem nos treinos e corridas, só não pegou podio por problemas nos freios.

  8. Para mim, Vettel não vai precisar abrir caminho para Webber.
    .
    Diferentemente de muitos que só contam com os três primeiros tendo os papéis principais da corrida em Abu Dhabi, acho que Hamilton e Massa vão apimentar esta briga lá na frente.
    .
    Primeiro porque Hamilton foi bem ano passado e deve pilotar feito um retardado, querendo a qualquer custo a vitória.
    .
    Segundo porque Massa será obrigado pela Ferrari a ir bem em Abu Dhabi e, se ele colocar o carro dele nas duas primeiras filas do grid, tenho certeza que irá forçar a saída de alguma das duas Red Bulls (entendam como quiser, ou colidindo ou alargando a curva ou os dois) e, aí, será meio caminho andado para Alonso.
    .
    Chute direto: se não quebrar o carro, Alonso será campeão!

  9. Heitor disse:

    Será a temporada de um Título injusto o da Ferrari … Não sou absolutamente contra jogo de equipe. Sou contra como a Ferrari sempre conduziu isto.

  10. Luís Gustavo disse:

    Para mim isso é puro papo furado, pois as decisões já estão tomadas e eles apenas estão planejando qual será a disputa! O que acontecerá é o seguinte: Vetel ficará com a Pole e webber em segundo alonso em terceiro dai durante a corrida o alonso terá que atacar o weber para ficar em segundo senão o jogo de equipe fatalmente será efetuado seja lá qual for a desculpa que eles irão utilizar!!! É só esperar para ver!!!

  11. Tiago Patrese disse:

    Desde quando uma equipe de Formula 1 anuncia que fará jogo de equipe, tá certo em que há casos de piloto x estar em situação melhor que o piloto y e a equipe declarar que o piloto y tem que ajudar o piloto x.
    De tanto negar que fez jogatina, a Ferrari nem responde mais a questões dessa natureza, já que o genocida hispânico tá numa fase espetacular de arrancada, muitos estão se rendendo a seu talento.
    A RBR(quáquáquá…) não vai anunciar nunca que fará o devido jogo de equipe, eles tão no centro da mídia, não colocarão os bois na frente, afinal
    , como dizia o espetacular Bezerra da Silva, ”Já falei pra você, que Malandro não vacila….”
    Malandragem deles, podem crer!

  12. Thomperson disse:

    Chega de jogos de equipe na Fórmula 1.

    Não é burrice ser esportivamente ético, não é burrice manter condições dos 2 pilotos da equipe disputarem o título.

    É melhor perder bonito do que ganhar feio.

    A Red Bull tá dando um exemplo que ninguém teve CORAGEM de fazer.

    Isso é bom para a marca Red Bull, das bebidas energéticas, pois uma situação dessas faz com que a marca ganhe personalidade. Personalidade de ter conceitos e convicções de que é melhor perder jogando bonito do que ganhar jogando feio, assim, o que vale é jogar bonito.

    Funciona como um bom marketing também.

    É preferível isso do que aquele vale-tudo da ética-de-escritório típica da Ferrari, que já vem de longa data, mais de 15 anos…

    Assim, quando você vê uma latinha de Red Bull no mercado, relaciona aquilo á jogar bonito, independentemente do resultado. E quando você vê uma Ferrari numa concessionária, além de ser caríssimo e NÃO SER PARA VOCÊ, você relaciona ao jogo de vale-tudo, que vale até vender a alma ao diabo para se dar bem. Definitivamente, isso não é para você mesmo…

  13. Leonisio S Barroso disse:

    O fato de ter acontecido jogo de equipe no passado pela Ferrari não fará da “nobre” atitude da RBR a salvadora da ética da F1, que já dançou há muito tempo. Será sim uma demonstração de burrice. Então RBR, corra com um só carro, pra que equipe?

  14. Fernando Rettore Júnior disse:

    Sanzio, eu adoraria que isso acontecesse!!!!!!!!!
    Sorte somente comparada à do Kimi em 2007.
    Realmente isso faria meu domingo mais feliz.
    Toda essa prezepada da Ferrari e o discurso ético da Red Bull engolidos por um golpe de sorte!!!!!!!!!!!!!

  15. Fernando disse:

    É muito estranho: A Ferrari foi crucificada por mandar Massa e Alonso inverterem as posições na pista mas os mesmos que foram contra essa atitude acham que a Red Bull deve intervir e mandar Vettel abrir para Webber caso isso o torne campeão. Que saudade do tempo do Prost x Senna ou do Piquet x Mansell, jogo de equipe é coisa de gente fraca!!!! Sinceramente, é melhor para o esporte que não hajam essas famigeradas ordens de equipe…até por que o compeonato é de pilotos, o de construtores já é da Red Bull.

  16. Eric Py disse:

    O Sanzio mandou bem. rs. E não pode ser uma hipótese descartada. Nada nesta vida é absoluto, assim como Vettel não é o vencedor abosoluto do GP das Arábias. Como vc mesmo disse o Weber pode fazer como fez em Silverstone e como fez em Monaco tb.
    O resultado dele depende só dele. Ele tem que parar de ser chorão, chorar é assumir q é segundo piloto, que tem menos braço do que Vettel e que não tem capacidade de ganhar bosta nenhuma. Se o cara fosse fodão mesmo faria como fez Alonso ao dizer q tinha 50% de chances de ser campeão e foi buscar os resultados em Monza e Cingapura. Cada um corre por si e o carro do Webber é igual ao do Vettel, isto já ficou claro. Basta o Webber ter colhões de apertar forte o pedal direito e ir pro tudo ou nada on invés de ficar choramingando. Querer ganhar no mole não…

  17. Thiago lima disse:

    Claro que a superioridade da Red Bull é uma coisa absurda…
    Vettel e Webber são favoritos, mas acho que estão se esquecendo da força do Alonso…

    Do nada o cara classifica o carro dele na segunda posição, com o Vettel em primeiro e o Webber em 3°.

    Larga bem e se mantem na segunda posição…Acabou a brincadeira

    Porque nessa situação, acredito muito mais no talento do espanhol, do que na velocidade do carro do Webber…

  18. Neanderthal disse:

    Vitonez, o manager de Webber é o Briatore.
    Quem é o do Vettel? É o próprio Mateschitz? O Marko? Willi Weber?
    Será que isso pesa na ‘não-escolha’ da Red Bull?

  19. Paulo disse:

    De tanto que a Ferrari já fez isso, tá mais do que na hora de provar do próprio veneno…já imaginaram? Perder o campeonato na última prova com a Red Bull usando a estratégia que a Ferrari mais gosta? Tô louco pra ver a cara do Montezemolo e do Domenicali depois…será que eles vão concordar com o “jogo de equipe” do adversário? Ou será que vão falar um monte e pedir punição pra Red Bull baseado no reguilamento que proíbe (???) ordens de equipe?

  20. Tiago S. disse:

    Francamente não acredito que a corrida vai ficar tão assim na cola do Vettel.

    Esse campeonato caiu no colo do Alonso. A mídia só fala em Vettel, Webber, Red Bull… enquanto isso Alonso já tá colocando as duas mãos no caneco.

    Duvido, e acho que até apostaria. Que o decorrer da corrida não ficaria nessa ordem que tanto todos tem especulado, e assim, ficando tudo nas mãos de Vettel.

    Até parece que a trama das novelas da Globo nunca ensinou nada a vocês. Alonso campeão senhores, o resto é só pra tirar o foco do óbvio.

  21. Marcelo disse:

    A única certeza é, se Vettel estiver liderando com Webber atrás e Alonso sem chance de atacar, o campeão será Webber, o alemão vai ceder a posição! Vettel não é louco de estragar a festa da RBR, tem muita coisa em jogo, com dois títulos a RBR pode crescer muito, vai entrar mais grana, e ela precisa de dinheiro para se firmar como grande equipe. Vettel sabe disso e não pode só pensar nele, ele vai ficar na equipe por mais alguns anos, quanto mais a RBR estiver forte, mais ele vai ter chance de ser campeão! Se tiver que ver Webber campeão, paciência…mas Vettel é profissional e sabe que se perder o título o motivo vai ser mais por causa de 3 problemas mecânicos do que por erros seus, ele teve problemas por 3 vezes quando liderava(BAH/AUS/KOR), fora a besteira que a equipe fez com ele na Hungria quando era líder. Detalhe, Webber não abandonou nenhuma vez por problema mecânico, acho que ele esta chorando a toa pela equipe gostar mais de Vettel, isso não tem atrapalhado ele na temporada, ele sempre teve carro bom o ano todo, melhor até que o queridinho Vettel. Acho que Webber desviou o foco com essa bobagem, por isso esta tomando surra de Vettel nas últimas corridas, até bateu na KOR! Vettel não precisa ser orientado ou receber ordens, ele sabe o que tem que fazer, se ele estragar a festa da RBR o clima na equipe vai ser péssimo em 2011, Vettel “quebraria” a confiança na equipe. A questão em ABU é, Alonso tem carro para acompanhar a RBR, será que ele pode surpreender, pelo menos largar entre Vettel e Webber? E se conseguir, como segurar a “fome” de quem vem atrás? Ética nessa hora vem em segundo plano, se precisar, quem estiver a frente vai jogar o carro em cima, não para provocar uma batida, mas sim para “cortar” a ação de quem vem atrás…se todos estiverem juntos por várias voltas, isso pode acontecer, quem esta a frente sempre vai se sentir no direito de fazer a curva primeiro, vai fechar a porta, vale o título, pode acontecer merd…! Existe diferença em fechar a porta e jogar o carro de propósito para bater. Capacidade para Alonso surpeender ele tem de sobra, resta saber se o equipamento vai colaborar, é o único com 5 pódios seguidos, merece um pouco de sorte! O título estara em boas mãos com qualquer um dos três ponteiros…

  22. Henrique Santiago disse:

    - Sinceramente acho que perdi algo desse campeonato, não tou entendendo os comentaristas de F1. Weber foi mais consistente, liderou o campeonato por mais tempo que qualquer outro, mostrou ser mais cerebral e se não fosse o fogo amigo do Vetel, que atropelou o colega qdo esse liderava a prova, ja estaria com a taça na mão.
    - Parece que a preferencia por Vetel não é só dentro da RBR.

  23. luiz carlos silva dos santos disse:

    De fato. Essa obviedade é que pode vir por terra. E “se” (lá vem) a Ferrari estiver muito mal e Alonso não conseguir boas posições? Se errar no treino? E se Hamilton aparecer para atrapalhar? Enfim, mal posso esperar o próximo final de semana…

  24. Julio disse:

    Boa Sanzio!!!!Gostei dessa!!!!

  25. eduardo disse:

    Webber vence a corrida por merito e se torna um grande campeão ou vai ser aquele que dependeu de ajuda para chegar ao titulo Vettel não vai dessistir enquanto tiver possibilidade de ser campeão pode acontecer o que aconteceu em 81 com a willians perdeu o titulo mas comemorou a vitoria na corrida de seu favorito

  26. Fernando disse:

    Boa noite, quanto mais irritarem o Webber é melhor, eles bem que podiam dar uma asa nova para o Vettel, quem sabe o Webber acorda e faz um novo gp da inglaterra.
    E eu tenho a impressão de que será assim ou vai muito bem o Webber ou vai dar m…

  27. Daniel Dias disse:

    Isso aí é tudo papo… tá na cara q trocando de posições na conta do Vettel todo mundo ganha….

    Aposto que já combinaram até a frase marketeira que o Vettel vai falar no rádio antes de abrir passagem na última volta, algo do tipo:
    “Obrigado pessoal, parabéns Mark, vc merece esse título”

    Torço (muito) pela Red Bull… mas acho q o Alonso vai levar essa =/

  28. Ivan disse:

    Concordo com o Fabricio… levar essa “ética” às vias de fato é burrice, e perder por burrice é pior que vencer por jogo de equipe, que neste caso, é totalmente compreensivel.

    Mas a RedBull parece não querer Webber campeão mundial… e pelo visto assim será.

  29. Eric TK disse:

    Muitas empresas estão na Formula 1 pelo marketing, e não pelo esporte. Acho que é o caso da Red Bull, ela é a empresa “descolada”, que faz propagandas engraçadinhas e patrocina eventos que vão de mundial de avião de papel a Stock Car correndo em deserto de sal. Pra ela é mais importante manter a imagem de companhia moderna, que destoa das demais, do que ficar fazendo jogo de equipe pra ganhar um título.
    Pra ajudar, nenhum dos dois pilotos é acomodado, ou pacificador, tá um cutucando o outro. É essa a atmosfera ideal pro pessoal dos energéticos.

  30. Sanzio disse:

    Ou… de tão certo, mas tão certo, acaba chovendo no deserto (!), Alonso Webber e Vettel se espatifam, Hamilton ganha e leva pra casa, naquele que serial o maior rabo da história desse planeta.

    • Maximo disse:

      Sanzio, eu concordo com vc.
      tá tão na cara, mas tão na cara que vai dar outra coisa…
      eu desconfio seriamente que a Ferrari vai fazer das dela e deixar o Fernando na mão e os motores Renault vão ajudar o Hamilton.
      nao ia ser o primeiro título “na cagada” do Hamilton…

  31. Fabricio disse:

    Acho que burrice é mais feio do que jogo de equipe. Sinceramente, não utilizar a possibilidade de inverter posições é burrice.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>