Patrocínio milionário

SÃO PAULO | Não era segredo, mas hoje a Stock Car oficializou a BMC como patrocinadora da Corrida do Milhão da história, que vai acontecer em 7 de agosto, em Interlagos. É a terceira edição da corrida que vai dar ao vencedor, e somente a ele, o prêmio — que não serão em barras de ouro. O formato segue semelhante ao do ano passado, com 70 minutos, e os pilotos terão de parar nos pit-stops para reabastecimento. A troca de pneus é opcional, mas obviamente se tornará obrigatória devido ao desgaste.

A BMC, Brasil Máquinas, tem vida recente, quatro anos, e atua na área de equipamentos de construção e movimentação de carga. Ingressou como patrocinadora de automobilismo neste ano dos carros de Tuka Rocha e Galid Osman (Copa Montana) e vai passar a estampar sua marca também com Xandinho Negrão e Marcos Gomes. Os estudos apontam que o retorno de mídia já superou o investimento  aplicado, considerando as transmissões na Globo (parcas) e na Rede TV!, além dos demais veículos de comunicação.  É bem provável, pois, que amplie sua participação na categoria em 2012. Ou seja, é mais uma empresa que pode fincar raízes no esporte desde que este apresente passos certos para caminhos bem dados. 

O clique abaixo é do impecável Miguel Costa Jr., que à noite vira Suzete — pelo menos nesta semana.

Comentários

  • Alguem me explica como uma empresa com apenas 4 anos de vida, desconhecida, atuando em nicho de mercado consegue ter cacife para patrocinar quatro pilotos de Stock Car e dar um prêmio de 1 milhão de reais (fora o que devem ter pago para a Vicar)????

  • Ué e não dá retorno,( ou renorno) não?

    Pra quem assiste a stock eles dão a impressão que o retorno(renorno) lá é garantido….

    Todo mundo lá tem o nariz empinadão pra lua, olham o “coitado” que paga o “ingresso” no posto ou nas portarias dos autodromos. de cima pra baixo..

    É, aquele que compra o óleo, a gasolina, o pneu, e sei lá mais o que…

    Esse é o grande “diferenciado” esse sim o que gosta da corrida, acredita no que a global e seus comentaristas falam.. Esse é maltradado até pelos seguranças, os outros grandes “otoridades” do evento corporativo…
    Os grandes patrocinadores não são otários, eles sabem que não da retorno mesmo. Mas precisam num momento em que o pais vive com a economia aquecida pelas vendas de veiculos gerar despesas.. E a Stock é hoje um grande celeiro onde as despesas são maiores que os lucros, e ter prejuizos com publicidade é bom pra ajudar no abatimento das contas para o imposto de renda no final do ano fiscal dessas empresas.. As tais patrocinadoras….Se a receita Federeal der uma sacudida legal nesse tapete, de repente a catiguria fica sem os grandes….

  • Victor,

    Acho que o retorno mencionado no release refere-se àquele que os marketeriros da Vila Olímpia medem, agregado ao ganho de levar alguns poucos clientes aos camarotes corporativos situados no padock.

    Esse tipo de dinheiro, válido é claro, afinal de contas sustenta a Stock e a Truck atualmente, agrega ou desagrega no automobilismo como um todo? Se direcionássemos um pouco dessa grana pra alguma categoria de base ou para a reforma dos autódromos, seria uma maneira um pouco mais sustentável de manter o “negócio Automobilismo”?

    Abs!!!

    • Francis, quem falou do retorno, foi o vice´presidente da empresa, como vc pode ver no site TOTAL RACE, no bruno vicaria. Não foi nenhum dirigente da Vicar .

    • Caro Luis Gustavo,

      Eu entendi exatamente isso também.

      Mas a questão que coloco diz respeito à um retorno que é vendido aos patrocinadores baseado no número de vezes que a marca apareceu.

      Só que tem alguns por menores nesses cálculos: ao invés de marcar apenas o tempo que a marca em questão apareceu, eles mostram os números da exposição total da Stock; para calcular quanto aquele tempo vale, eles pegam esse número e multiplicam pelo valor do segundo na emissora que transmitiu a imagem, só que, muitas vezes, o valor utilizado é o do horário nobre, e não o do horário de exibição da corrida.

      Dessa maneira, eles geram valores estratoféricos que não correspondem à realidade.

      O Flávio Gomes chama esses caras que fazem esse tipo de manobra de “marketeiros da Vila Olímpia” em alusão ao bairro nobre paulista onde ficam grande parte dos escritórios de publicidade.

      Em nenhum momento disse que o retorno foi mencionado por alguém da Vicar.

      Abs!

  • Ano passado eu fiquie sabendo que a pirelli ou sei la que marca de pneus que patrocionava a categoria tava disposta a pagar somente os 500 mil o restante ia ser abatido na compra de pneus , voce sabe o oque aconteceu de verdade ?

  • Ah é……então quer dizer que a ESTOQUE da renorno é……..interessante, muito interessante…talvez vcs devessem conversar com quem põe dinheiro antes de falar certas coisas…..