MENU

13 de julho de 2011 - 12:13Automobilismo brasileiro

Mau começo

SÃO PAULO | No último fim de semana teve início no Brasil o Moto 1000 GP, categoria que tem no comando Alex Barros e Gilson Scudeler, dois dos maiores nomes da história do motociclismo brasileiro. Além da presença de Denilson, o ex-jogador de futebol, a marca da estreia foi o gravíssimo acidente de Renan Alves, 31, durante o warm up da categoria principal. Alves foi parar na barreira de proteção da curva 1 do antigo traçado, e testemunhas afirmam que seu pescoço chegou a “dobrar” no choque. Coisa das mais feias. Renan está internado, e seu estado é considerado gravíssimo.

Quem foi ao autódromo paulista e estava nos boxes tinha imagens ao vivo de absolutamente todos os treinos e corridas. Portanto, viram o acidente, captado por dois cinegrafistas. Nada secreto. Supondo que acontecesse durante as provas, seria transmitido pela Record News, que tem os direitos de transmissão. O Grande Prêmio solicitou formalmente o registro do acidente, via assessoria, à organização.  Mas as imagens não foram liberadas, e nenhuma explicação plausível foi dada. Como muitas coisas sobre o acidente, propriamente dito.

Diante de todos os problemas que aconteceram justamente em Interlagos neste ano, com três mortes — uma delas em um treino de moto — e num momento em que o esporte a motor brasileiro vive um período de tremenda infelicidade, esconder as imagens do acidente já denota o caminho que tende a ser adotado por esta que parece ser uma categoria promissora, o mesmo de abafa que é característica do automobilismo. Um mau caminho, pois.

37 comentários

  1. Luiz disse:

    Du, nos desculpe, mas as imagens do evento, como pode-se supor, são direitos do evento. Renan como piloto é elemento constituinte do evento e, ao fazer sua inscrição, também tem de autorizar o uso de sua imagem através da assinatura de um termo para usos fotográficos ou cinematográficos. se os organizadores querem esconder, ok, é uma opção deles, mas quem assiste a isso de fora tira conclusão que quiser. afinal de contas, quem não deve, não teme. foi uma infelicidade e, para quem faz um evento que almeja ser o maior, teria que mostrar, porque os acidentes, querendo ou não, fazem parte do esporte a motor. nem tudo são flores nas competições.

  2. Tohmé disse:

    Alex Barros começando a manchar seu nome há tanto construído.

  3. luciano valerio disse:

    Srs, Boa tarde!!!

    Sou irmao de Renan Alves e o quadro dele vem tendo melhoras, ontem quinta feira ele comecou a responder a alguns estimulos como apertando a mao dando sinal de sim quando era perguntado alguma coisa ao mesmo, o caso dele ainda requer muitos cuidados mas esta sendo bem assistido pelos medicos do hospital regional sul em Santo Amaro.

    Agradeco a todos pelas oracoes que estao sendo feitas.

    Luciano Valerio

  4. Sérgio disse:

    Danilo, você está errado….. Eu tinha esta mesma impressão do Hospital Grajaú, mas um amigo meu sofreu um acidente sério de carro nas imediações e foi parar no Grajaú, e o atendimento da UTI foi simplesmente nota 11!!!!!!!

  5. Sérgio disse:

    Amigo Ricardo….. Eu participei da etapa e posso afirmar….. O acidente do nosso amigo Renan foi muito incomum….. Na primeira perna do S do Senna tem uma área de escape gigantesca, afinal, se você seguir em frente e perder a entrada do S tem a curva um (traçado Velho)…… Ele não reduziu, ele não entrou na curva 1, ou seja, ele simplesmente foi para cima do muro……. O atendimento médico chegou em 30 segundos para socorrer o nosso amigo. O médico Dr. Marcos Korukian foi logo após o warm up conversar com todos os pilotos sobre o ocorrido, a direção de prova foi super transparente com todos os pilotos e equipes. O campeonato foi muito bem organizado, afinal o Renan foi prontamente atendido, e a falta de informação não procede. Acredito que não existam imagens afinal o acidente foi no warm-up, e as informações estão foram prestadas no site do campeonato (www.moto1000gp.com.br). Quanto ao nosso amigo Jefferson, só lamento…….. Infelizmente existem pessoas que menosprezam o esporte, que são ácidos críticos, mas totalmente sem conteúdo. Amigo Jefferson, muito melhor é correr em Interlagos do que nas ruas, e para isso é estamos lá, é para no caso de acidente ser atendido prontamente, para não por em risco outras pessoas, ou seja, é o lugar para isso!!!!!!

    • Eduardo disse:

      Pedido da imprensa: “Gostaríamos de ver as imagens.”

      Resposta possível da organização: “Sim, aqui estão.” OU “Não, elas não existem.”

      Imprensa é para isso. Para dar transparência e evitar o conluio.

      Qualquer outra resposta, ou não responder, está errado. Depois das mortes em interlagos ou há total transparência para dar segurança as pessoas ou há algo muito errado que não querem mostrar.

      Piloto é massa de manobra. Nem os estrelados da stock tem força.

  6. Side Show Bob disse:

    O presidente lula já disse que automobilismo e tênis são esporte de burgueses, e como Ele vai voltar em breve, é melhor aceitar que o futebol venceu e o futebol manda. Acabem com estes americanismos. Lula Rules, Lula Forever.

  7. Sérgio disse:

    Amigo Jefferson…… Talvez seja melhor que estes pilotos não corram em Interlagos e passem a acelerar nas ruas de Serra negra e Morungaba…… Talvez na estrada seja mais seguro……. Esperto é você amigo……..

  8. jefferson disse:

    UM EVENTO COM MEIA DUZIA DE PLAYBOYS QUERENDO DAR UMA DE CORAJOSOS

    PUBLICO??? SO A MAMAE E O PAPAI QUE VAI LA PAGAR UMA NOTA PRO GRANDE PILOTO SE EXIBIR PRAS MOSCAS HAHAHAHHAHA

    ESPORTE A MOTOR NO BRASIL COISA PRA TONTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    SE VC É ESPORTISTA VAI PARA OS EUA , EUROPA OU JAPÃO AQUI É COISA PRA GAROTOS MIMADOS E BOBOS MOSTRAREM PARA AS SUAS FAMILIAS DE BOBOS QUE ELES SÃO OS CORAJOSAMENTE BOBÕES KKKKKKKKK

    • Fernando disse:

      E a internet é o lugar onde os Bobos falidos falam mal dos bobos ricos.

    • luciano valerio disse:

      Meu irmao como todos de nossa familia somos da classe pobre, ele tinha um sonho e lutou ate o ultimo domingo para realiza-lo, infelizmente ele teve um mau subto nao foi por erro de pista de mecanico nem de outra coisa qualquer, hj ele so se encontra vivo ainda porque foi muito bem atendido pelos medicos da pista pelo hospital do grajau e agora pelo regional sul, hospitais este publicos e com profissionais de auto nivel de capacidade e profissionalismo. Meu irmao subestimou seus proprios limites a procura de seu sonho e este foi o preco que ele pagou.
      Todos nos temos um sonho que seja o mais simples ao mais complicado mas temos que acreditar nele pois ele que nos motiva a viver mesmo que para isso tenha riscos e ele sabia de tudo isso quando muntou na moto

  9. CARLOS PIMENTA disse:

    Sei não, mas a impressão que tenho aqui é que são um bando de abutres querendo ver a merda toda, acho que as imagens deveriam ser mostradas a quem de direito, engenheiros, medicos,. técnicos, responsáveis. Mais ninguem .

    • marcão disse:

      Cada um tem a sua opinião, e eu as respeito ! Porém !!!
      Se é pra ser assim que fechem os portões, que só deixem entrar os convidados, esqueçam a imprensa..
      Façam uma festa particular… Mas tomem o cuidado de o fazerem em um local também particular….Os donos do “templo” não são uma classe especial ou especialissima, eles são a população em geral…Aquilo é publico, mantido pelo poder publico e pelo dinheiro também publico.. Embora muito mal adminstrado diga-se de passagem, mas é assim que é queira ou não…
      Então!!! Em tempo… Quem gosta de merda é iena, não abutre, esse gosta é de carniça…

    • Eduardo disse:

      Ótima ideia, Assim fica mais fácil esconder os problemas do autódromo. É só comprar meia dúzia e intimidar o resto.

      A propósito, vamos fazer uma vaquinha para vc se inscrever na próxima prova. Brincar com a vida dos outros é mole, quero ver vc botar o seu pescocinho lá.

      Quantos vão ter que morrer, Seu Carlos Pimenta, para alguém de fora tenha acesso a verdade?

  10. Nair Rissato disse:

    Um péssimo caminho… A CBM está abandonada faz tempo!!! Tem moto no Racing Festival, tem moto no Itaipava GT Brasil e a dita cuja da CBM se contenta apenas em receber (claro…Dindim) as taxas tecnicas dos organizadores e sequer envia um representante para ver como acontecem as provas. Conheço o Alexandre Barros desde o tempo em que vencia corridas de Mobylete no velho Interlagos. Não quero acreditar que ele esteja seguindo os passos do Nestor Valduga da CBA/Vicar. Se tem imagens mostra logo e acaba com essa polemica!!!
    Infelizmente acho que as coisas que tem acontecido nestes dois ultimos anos em varias categorias, é o começo do fim do esporte a motor em nosso querido Brasil!!!
    Agora é orar para que o Renan saia dessa bem e sem sequelas…

  11. Guairi disse:

    Eu acho certo não divulgar as imagens. Pelo menos antes de haver ou não uma recuperaçao do acidentado.
    Imagine a seguinte situação, seu filho foi correr de moto, se acidentou em um acidente gravíssimo e foi parar no hospital onde luta para viver. Eu acho que um minimo de respeito deve haver com as pessoas. O que vai mudar na sua vida ver uma queda de moto com o piloto tendo o pescoço sendo torcido violentamente. Na minha opinião deve ser ruim para quem conhece o piloto (pais, amigos e parentes) ficar vendo essa cena na TV.

  12. Ricardo Arcuri (Paddock Press) disse:

    Sou fa do Alex Barros, ate pq sei da boa pessoa que ele é. E por isso, prefiro nao fazer acusaçoes a respeito dele gerindo sua categoria.

    Mas é fato que começou errado. E ele precisa consertar isso muito rapido! Antes que acabe com a ideia de crescimento da moto race no Brasil, justo o que ele sempre quis fazer…

    • jefferson disse:

      E VOCE É UM VERDADEIRO ESPERTO DEVE SER ESPERTO IGUAL OS BOBÕES QUE TORRAM UMA NOTA PRA SE EXIBIR PRAS MOSCAS NO AUTODROMO HAHAHA

      ACORDEM PRA REALIDADE NÃO EXISTE MAIS AUTOMOBILISMO NO BRASIL POIS AS TVs OS PATROCINADORES OS ORGANIZADORES E ESSA PORCARIA DE cba NÃO PENSAM NO ESPORTE E SIM EM GANHAR DINHEIRO.

  13. jefferson disse:

    HAHAHAH 9 motos apenas correndo e tem cara que fala que foi um sucesso

    deve ser um sucesso igual a formula zacarias do felipe massa hahahahahha

    • Rodolfo Ricci disse:

      Você é um verdadeiro babaca..

    • Pedro disse:

      Concordo… grid com 9 motos é um fracasso, uma tristeza de assitir…
      E o Felipe parece o Zacarias, e até os caras da Globo estão percebendo que já era pra ele. Um babaca que dá passagem pra companheiro de equipe nunca vai ser campeão.

  14. jefferson disse:

    esporte a motor falido

    essa a arealidade do brtasil

    e ainda tem quem pague para morrer

  15. VALLIM disse:

    CAROS , AS IMAGENS PODEM SIM ALERTAR E PRECAVER FUTUROS ACIDENTES , PARECE REALMENTE QUE QUEREM ABAFAR O CASO.
    FICA A SENSAÇÃO DE QUE O ALEXANDRE BARROS NÃO ESTA SENDO BEM ORIENTADO .
    NÃO ME PARECE SER O PERFIL DO ALEX BARROS.
    VAMOS AGUARDAR ,
    E FICA AQUI UMA INFORMAÇÃO : O HOSPITAL DO GRAJAÚ , JÁFOI MUITO PIOR , DE UM ANO PARA CÁ ESTA MELHORANDO , MAS É CLARO QUE NÃO É UM HOSPITAL PRIVADO , NO MORUMBI , COM SALA DE ESPERA COM TV ETC ETC .
    O IMPORTANTE É O PILOTO SAIR DESTA !!!!!!!!!!!!!

  16. Lucio Pinheiro disse:

    Realmente é uma pena que isso tenha acontecido, mas sabemos que faz parte da profissao. Gostaria de lembrar, pois ainda ninguem falou. As BMW estao com alguns problemas e estes nao estao sendo divulgados ao publico. Tenho moto esportiva, ando em autodromo e conheço bem interlargos e jacarerpagua no Rio, onde moro. Segundo tenho conhecimento varias BMW estao entrando em neutro entre a 4º/5º e 5º/6, pra quem vem de final neste retao, é assustador pensar que no final possa entrar um NEUTRO. Nos ultimos 2 anos tive 01 R1, 01 ZX6R, 01 GSX-R1000 e a atual que é uma CBR1000RR. Confesso que moto pra mim é japonesa. Conhecia o Renam de vista e estou torcendo pra ele se recuperar. abs.

  17. Victor disse:

    Obrigado, Rodrigo, por mais uma confirmação.

  18. Rodrigo Ferreira de Matos disse:

    É verdade sim, eu estava no autódromo e cheguei a ver de relance as imagens que estavam sendo mostradas nas TVs.

  19. Fausto disse:

    Pessoal, eu estava no dia e tenho informações verídicas e nao especulatórias e sem fundamento como estou vendo aqui.

    Não há imagens pois era treino e não corrida. O que aconteceu com o piloto ainda é uma incógnita, pois ele nao teve reação alguma de qdo se perde o tempo da freada. A reação de um piloto nesse caso seria tentar reduzir, frear o freio traseiro se mexer na moto de alguma forma, e o querido Renan Alves passou estático sem ao menos tentar fazer algo para contornar a situação. Realmente foi algo muito estranho. Pode ser at~e q o piloto tenha desmaiado ou algo do tipo, antes da freada. Não dá para saber.

    Acidentes acontecem no esporte a motor. A área de escape estava lá. Se o piloto tivesse com reações normais ele iria dar continuidade e sair normalmente pela área de escape. Mas não foi o q aconteceu.

    Inúmeros pilotos já se acidentaram e nem por isso os campeonatos deixaram de existir. O campeonato~está sendo totalmente transparente pelo q sei, e foi realizado com muito sucesso. A organização foi tremenda. Algo q nunca se viu antes no Brasil.

    Infelizmente aconteceu este acidente. Mas as pessoas só querem ver desgraça e ficam publicando essas asneiras e mudando o rumo da veracidade.

    • Victor disse:

      VM responde: Ô “Fausto”, não brinca com a minha inteligência nem com a inteligência do leitor. As pessoas que estavam no autódromo viram pela TV o acidente. A assessoria de imprensa do evento e outras pessoas que lá estiveram me confirmaram isso. O resto já tá dito na nota. Seu “eu estava no dia” é sem fundamento.

    • jefferson disse:

      se voce tem informações veridicas escreve ai pois queremos saber tudo ja que voce é o senhor verdade falou falou falou e nao disse nada.

      garoto mimado querendo aparecer aqui hahahah

    • marcão disse:

      Vc está nivelando todos por baixo e não é bem assim !!!
      Se vc ler as notas referentes a esse evento, e os comentários vai perceber que a intenção é boa, é a de alertar… É só prestar atenção e “””entender””” o que as pessoas estão dizendo…
      Alguem aqui disse que tem sim as imagens, e foram vistas por quem estava lá, inclusive com a confirmação dos orgasnizadores…
      Outra pessoa disse que essas motos estão com um problema crônico nas reduções, entra o neutro no lugar da marcha mais pesada….
      E outros dizem que o piloto teve um problema !!!
      E que o autodromo não foi feito para a prática do motociclismo todo mundo sabe, não é culpa de ninguem isso..É só uma caracterisca dele… Sendo assim os organizadores teem a obrigação de tentar minimizar esses impactos, pelo menos é o que diz o bom senço…
      Acidentes acontecem mesmo, se não, não seriam assim chamados…
      Mas há que se convir que: Segurança sempre deve estar em primeiro lugar…Técnicamente no equipamento há um problema grave nas reduções das marchas, então tem que ser resolvido, e de preferencia antes de se expor pessoas aos riscos que isso possa causar… E condições fisicas devem ser checadas antes de inicio dos eventos….
      Tudo pra se prevenir, tudo pra se minimizar…
      Mesmo assim as coisas podem sair do contrôle, mas tendo sempre em mente que a segurança é um fator que não deve ser “”nunca”” negligenciado,,, as consequencias podem ser menos danosas… Para o esportista, e para os organizadores….
      Mas agora já foi, o importante é termos certeza que o piloto está sob cuidados intencivos e torcer para sua recuperação…
      Afinal é um esporte de altissimo risco esse, e a qualquer momento pode acontecer uma fatalidade…Infelismente…
      Portanto a culpa não é de quem escreve aqui ou divulga, se há culpados estes devem ser procurados em outro lugar não aqui….
      Como vc mesmo diz que estava lá e tem informações veridicas, então que nos esclareça… Por favor!!!!!

  20. Vinicius Castro disse:

    Mas que comentário absurdo desse tal de Du! Quer dizer que só se mostra o acidente “se Deus quiser e sair dessa” e que não é da transmissão oficial?. Sério que tem gente que tem capacidade de pensar assim, e pior, de expressar este pensamento atrasado e ridículo? Puxar o saco poderia dar lugar a razão!!!!!!

    É cada um que surge de vez em quando…

  21. marcão disse:

    Essas imagens uma hora ou outra aparecem …
    Alguem falou em matéria para a folha de SP ontem que provavemente um mal subito acometeu o piloto…
    Porem em se tratando de moto e pelo que as pessoas que presenciaram o acidente dizem, não parece ser esse o motivo do acidente..
    E nem importa muito o fato ou as imagens, o que importa sim é que o autodromo não foi feito pra motos, ainda mais da capacidade em acelerar dessas.. É coisa de cinema mesmo, ainda não sei como os caras conseguem ficar em cima delas… São verdadeiros foquetes.. Muito bonito de se ver, mas infelismente não são para o templo….Te que ter um outro lugar próprio para essas motos pois senão vamos ter essas informações de tragédias sempre que houver uma etapa de motos lá !!! Como é no caso da superbike…
    É um show, é diferente do que estavamos acostumados, o barulho então é magnifico…
    Mas é preciso que os organizadores tomem conciencia e revejam seus projetos, ou que pelo menos tomem alguma atitude significativa para tentar minimisar as concequencias dos acidentes, coloquem algo para amortecer as batidas entre a area de escape e os pneus.. Hoje já existem bolsões gigantescos e tremendamente deformavéis como aqueles usados em monaco neste ano que salvou a vida do Perez… Tem que investir em segurança lá se quizerem mesmo um sucesso duradouro nas motos…E esse tipo de proteçãodeve ser colocado em quase todo o autodromo… Os organizadores das motos poderiam se reunir e dividir essa despesa, é facil de colocar e tirar. Acabou o evento guardam tudo e pronto….
    Agora uma coisa que me disseram, eu não vi, disseram que a maioria dos pilotos desconheciam á área de escape lá do “S” do Senna.. Sem esse conhecimento fica fácil de acontecerem acidentes graves lá !!! Éra só avisar que se por acaso errar a frenagem ou a tomada, poderiam passar direto ir para a pista antiga e retornar at´ras do posto de sinalização, ali tem um caminho asfaltado para uso dos carros de segurança, mas que todos os mais familiarizados com o templo usam.. Precisa-se saber quem era o diretor de provas e se foi falado dessa área de escape em algum momento do evento para os pilotos…
    Ou se, foi proibida essa prática, e para coibir o pessoal do resgate acabou colocando o carro de frente para o acesso do sol…
    É isso que precisa ser visto e observado…. Antigamente era normal um carro de resgate ficar de prontidão exatamente nesse local, de uns tempos pra cá, esses carros foram deslocados um pouco mais pra trás, trazendo beneficios tanto para as motos quanto para os carros.. Pois se errar, não precisa tentar corrigir ou bater nos pneus, pode ir direto retornar e descer em direção ao sol…. Tanto é que depois desse remanejamento, praticamente acabarm os acidentes graves na primeira perna do “S”… Foi benéfico, salutar e favoreceu o esporte….
    Isso sim precisa ser visto… Quanto ao acidente do piloto Renan, um acelerador travado, uma redução mal feita e entra o neutro, entre a surpresa e a reação já pode ter acontecido a fatalidade, o que estranha mesmo é o fato de que o acidente aconteceu num momento de aquecimento e verificação do equipameto, nas voltas antes da prova.. Vamos esperar que ele se recupere e conte o que aconteceu…É o que realmente esperamos,, Estamos cançados dessas calamidades que vem acontecendo..
    Os organizadores desses campeonatos tem que dar um jeito de protejer um pouco os esportistas se quizerem ter sucesso nessas etapas no templo….
    Infelismente essa tragédia já era anunciada, como serão outras se não tomarem providencias urgentes….
    Vejam bem , nada contra as motos, nada contra os campeonatos e suas etapas.. É que hoje essas motos atingem velociades espantosas.. Só pra se ter idéia da velocidade, dizem que algumas motos chegam a atingir 280 Km/ph na placa de 200 metros na reta dos boxes, pra parar isso é preciso ter muita fé no equipamento… Sei lá, pra mim 200, 240 Km/ph alí já é muito, em cima de uma moto.. Mas o esporte de velocidade é assim mesmo… Se o cara atingir, 250 ele vai querer 255 !! È ai que está a graça!! Mas com o mínimo de segurança….
    Vamos ter um pouco de boa vontade e tentar resolver senão todos os problemas pelo menos alguns…

  22. Vitor Magliocco disse:

    Uma pena esses acontecimentos. Botava uma fé no ressurgimento do motociclismo no Brasil com o Alex Barros e o Gilson Scudeler comandando a bagaça.

  23. disse:

    Acidente com um piloto experiente como o Renan, onde teve pronto atendimento, é inexplicável.
    Não houve falha do equipamento, e geralmente quando se perde ponto de frenagem no final da reta dos boxes, os pilotos, tanto de moto como carros, e quem frequenta a pista e conhece, sabe que usam a curva 1 para desacelerar, contornar e descer na saída da segunda perna do S.
    Houve um atendimento preciso médico, o caso é grave. Imagens, fiquem com as de parte da carreira dele, http://bit.ly/cwnBAU e orem para sua recuperação. Se Deus quiser ele sai dessa e dai sim autoriza os organizadores a veicular, já que não foi durante a transmissão oficial.

    • André disse:

      Se você não tem imagens sobre este “atendimento preciso médico”, não tem como afirmar e provar isso. Vamos deixar esta demagogia de lado e exigir sim imagens do ocorrido. Transparência por favor.

  24. Danilo Candido disse:

    Mesmo no Youtube ou Google é impossível localizar qualquer imagem do acidente.
    E o pobre piloto ainda vai parar no Hospital do Grajaú, que é conhecido nos arredores como “Matadouro”…

  25. Anna Carolina disse:

    Mau caminho mesmo… Como quase tudo no Brasil, as explicações nunca são muito claras ou não existem ou pior, como no futebol, os dirigentes “cagam” pra opinião pública (desculpe o termo, mas quem leu a entrevista de Ricardo Teixeira sabe que esse termo não é inédito). Enfim, lamentável que as explicações não sejam dadas e fique por isso mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>