A várzea de rodas, 8

SÃO PAULO | Foi com gratíssima surpresa, mas muitíssimo ao contrário, que os chefes de equipes e pilotos da Copa Montana receberam a notícia de que os custos da categoria vão aumentar consideravelmente no ano que vem.

Antes, uma temporada da categoria de base da Stock Car — que não é tratada desta forma pela Vicar, vide as restrições que tenta impor na área televisiva — era feita com cerca de 400 mil dinheiros brasileiros. Agora, se fala em algo em torno de 550 mil dilmas, um aumento de 37,5%, ligeiramente bem acima da inflação.

A Vicar alegou que o custo se refere à saída da Chevrolet, que bancava, oh!, a televisão e que terá de ser rateado entre equipes e pilotos.

Não é fascinante?

Adendo 1: o investimento que a Chevrolet está tirando da Montana vai ser aplicado no Brasileiro de Marcas porque entendeu que uma categoria tira piloto da outra.

Adendo 2: a Vicar (Carlos Col) não está mais a fim de manter a sociedade com os irmãos Gue e Gerson Marques, que montaram o campeonato das picapes. No Marcas, comanda sozinho.

Adendo 3: junte tudo isso ao aumento do valor do campeonato, e a ideia da Vicar é acabar com a Copa Montana no fim de 2012.

Comentários

  • Para um país que se lixa pra tudo: Saúde, Educação e Segurança…no Esporte a motor Stock, Montana e Marcas estão de bom tamanho(Stock em termos de trasmissão na Globo é uma coisa MEDONHA, os pilotos e patrocinadores deveriam boicotar essa emissora, RedeTv pelo menos não dx o torcedor na mão, pessoal da Stock deveriam fazer algo pensando no torcedor, a Globo trata os fãns do automobilismo como verdadeiros IDIOTAS( e a put…eterna pachecada em cima do A.Senna, Galvão PQP, só falta dar a Bund…ao vivo na tv, tem gente que merece a Globo), mas eu NÃO, eu dou o TROCO, boicoto a emissora no máximo). Voltando as categorias, o que é deprimente são as categorias monopostos, claro que todas a categorias são importantes, mas são os monopostos quem formam pilotos para um dia (quem sabe) o mesmo chegar a F1 ou Indy. No caso da chatísse das celebridades ou “bicharada” que invadem as categorias, isso é normal até na Formula 1, pra quem assite da arquibancada ou tv, isso não é problema. Em termos de disputa e velocidade Stock, Montana e Marcas não estão tão mal, acho até a Montana e Marcas mais acirrada que a Stock, o que precisaria melhorar é a segurança dos carros e das pistas, dar mais atenção ao torcedor e aos profissionais que trabalham no meio, mas com tanta ROUBALHEIRA e “ABAFA”, fica complicado. Outra coisa cansativa é que sempre são os mesmos pilotos correndo, Cacá Bueno é um ótimo piloto, nada contra ele, acho ele e o irmão ótimas pessoas(nem parece ser filho do chatíssimo Galvão, a mãe não deixou né…palmas para ela, que aliás é uma SANTA!!!), só que Cacá não tem mais nada que provar no Brasil, deveria tentar algo lá fora, ele tem condições de arrumar patrocínio forte, é filho daquela MALA, sua família tem laços com a poderosa Globo. Seria interessante um piloto como Cacá tentar algo fora, nem precisa ser na Europa ou USA, podia ser na Argentina que tem automobilismo nacional forte. Acho que ia ser muito bom pra carreira dele, claro que se desse para correr no WTCC seria ótimo, mas sabemos que automobilismo internacional é uma “draga” de comer dinheiro.

    Se tem um piloto da Stock que pode tentar, esse é o Cacá, pela competência e sorte de ser filho de quem é…não vejo problema nenhum ele ter apoio do pai ou da emissora, o que vale é estar correndo e ser feliz. E outra, a Argentina é do lado os custos seriam menores que correr na Europa ou USA.

    Em todo caso se Cacá ficar no Brasil, boa sorte a ele, só resta então torcer por um MILAGRE para o nosso automobilismo melhorar. Muito difícil com esses LADRÕES na cartolagem…

  • Na época da Pickup Racing era muito mais legal ver S10, Ranger, Dakota e até Agrale Marruá correndo do que as bolhas de Montana.

    Era “mais corrida” e menos “categoria pipoca” do que a Truck, mas tão interessante quanto.

    Quem sabe se com o fim da montana não surge outra Pickup Racing, com camionetes de série preparadas.

    E me diga uma coisa: a categoria vai continuar fazendo propaganda de graça para a Chevrolet usando estas bolhas?

  • Antes só, do que mal acompanhado… Era 04 marcas com pickups de VERDADE e ai vira essa MERDA e agora querem MATAR… A VICAR é um URUBU, tira TUDO sem restar ALGUMA COISA… Coitada da categoria…

  • Lamento que por trás de uma categoria tão bacana como a Stock, e a Copa Montana, tenha por atrás um cidadão como esse, Carlos Col.

    Esse cidadão está matando o automobilismo brasileiro juntamente com o pessoal da CBA.

    Lamentável.

  • Eu vejo este mesmo filme fazem 50 anos dos meus 59. Jornalistas reclamando de que campeonatos acabam,categorias sumindo, pilotos reclamando que nao tem campeonatos, equipes falindo, enfim o que se ve desde os tempos da Fve, FsuperVé, Divisáo 4 do maluco do avalone que para mim foi uma das melhores, e muitas outras.
    Para mim a solucáo seria facil : basta que estas bixas de pilotos, juntos com as bixas das equipes SE UNAM ponham o seu pra arder, montem uma empresa, montem um campeonato, contratem uma tv para transmitir e deixem de ficar chorando pelos cantos. Como campeonato tambem nao é tudo isto, eu tenho assistido a todas as provas, e as caminhonetinhas pequeninas nao dáo muito tesáo nao. Se a gm nao vai mais apoiar, talvez surja uma outra oportunidade de negocios com uma outra marca. Mas o problema é que a bixarada só quer sentar e guiar, ou seja critica a bixa do Carlos Col de quantas pingas ele toma, mas se esquecem quantos tombos ele levou pra fazer ou melhor PARA DAR SEQUENCIA na melhor categoria do automobilismo brasileiro a STOCK CAR
    Eu da minha parte faria um leilao entre as fabricas para ver quem realmente poderia aportar patrocinio e fundaria com as equipes dentro das modalidades da F1 uma sociedade. Porem vai faltar sempre um Bernie Eclestone que seja lider e tenha alguns milhóeszinhos para por em risco, o que justamente as bixas do automobilismo nao querem, ou seja correr riscos

    • Um exemplo fora do automobilismo: tentaram fazer algo parecido no futebol com a Copa União e o resultado: Flamengo e Sport brigando até hoje pra saber quem é o campeão brasileiro de 1988.

  • Hááá !! Com os adendos 1,2,3 eu entendi…..
    O que manda mesmo é a grana!!!
    Então que fiquem espertos chefes de equipes e pilotos!!!
    O que o cara quer é a grana de vcs e de seus patrocinadores e a exclusividade!!
    É sem sombras de duvidas facinante o raciocinio e a lógica das atitudes desse senhor amigo do reizinho!!
    E quem investiu nessa categoria por alguns anos? Alguns investiram até a propria vida..E agora acaba assim…
    Tá certo, ta de parabens este “””senhor””
    E pra todo mundo que acreditou ou que acredita ainda nessa figura, uma bela duma banana é o que merecem…
    Falta de aviso não foi. Não de minha parte, não sei de nada e nem entendo de nada.. Mas de todos os que já um dia infelismente trabalharam com o “vice rei”.. Todos sairam sempre com a certeza de que foram de alguma forma passados pra trás….
    E agora o cara passa a rasteira num montão de gente….

  • que belíssima m. a Montana era bem mais legal que a Stock, especialmente na temporada 2010. Daí eles matam a Montana. Vão plantar batatas.

    • Danilo

      discordo de vc. porque para mim o stock é realmente uma otima categoria. Concordo sim que é uma bixarada que esta ali que da inveja em muita mulher
      Pilotos, donos de equipes, organizadores, eles se creem as ultimas coca colas do deserto, e voce encontra gente muito mais humilde, gente muito mais gente na Nascar por exemplo do que com a bixarada brasileira.

      • Mas é justamente por isso (também) que tem de acabar. Também não sei o que você diz por “ótima categoria” (talvez unicamente pela qualidade de uns dez pilotos do grid, no máximo), pois falta todo o restante para que possa ser equiparada à um WTCC, por exemplo (que ultimamente nem é lá essas coisas): carros modernos e seguros; equipes e chefes de equipe profissionais e competitivos; circuitos decentes (claro, aí já é uma questão mais ampla, mas faz parte); um nível geral de pilotos melhor do que o atual, além de mais unidos (muito falou-se quando o Sondermann morreu, mas ninguém fez p… nenhuma), uma gestão mais eficiente e menos gananciosa, etc, etc, etc.
        Faltando tanto, vocâ ainda acha que não seria uma boa “morrer” para talvez “ressuscitar” numa forma melhor ???