Pensando além

SÃO PAULO | A morte de Wheldon em Vegas levou a organização da Indy a repensar profundamente o que deve colocar como pistas em seu calendário, tanto que rifou os ovais de 1,5 milha como Las Vegas e Texas até que sua comissão especialmente criada verifique com riqueza de detalhes se estão aptos a voltar a receber as corridas da categoria.

A tendência é cada vez mais se afastar de sua própria tradição e ir em direção dos mistos e/ou circuitos de rua. Pode ser outro tiro no pé manter só Indianápolis e outros dois ovais — no caso Iowa, que já estava ameaçado, e Fontana, que volta à Indy.

Randy Bernard e seu grupo avaliam três lugares para que sua categoria lá esteja. O principal deles é Miami e suas cercanias. Desde a saída de Homestead que a região está órfã de Indy, e a conversa é que pode ser realizada uma prova lá ou em Fort Lauderdale. Houston, no Texas, é outro destino bem visto pela Indy.

E como forma de expansão do campeonato — que tem provas no Canadá, Brasil e China —, o quarto país que pode ser incluído é o México, com uma corrida em sua capital. Os esforços de Carlos Slim para popularizar o automobilismo no país, também abraçando a F1, tendem até a resgatar o bom e velho autódromo Hermanos Rodríguez.

Porto Alegre, por ora, estava fora por questões financeiras. Aí Bernard me escreve no Twitter que está no Brasil para “reuniões rápidas”. Hum.

Comentários

  • Puxa vida, seria legal realmente correr em Hermano Rodriguez, como também em outros circuitos bem legais como Gilles Villeneuve em Montreal, Portland, Cleveland e Laguna Seca.

    Já correr na China, não acho muito interessante, olha só a logística disso…

    Concordo também em manter ovais, mas poderiam variar em alguns circuitos como Chicago, michigan, Phoenix, Kentucky, Richmond, Kansas, entree outros, podendo até ser em conjunto com a NASCAR Truck Series.

  • Houston tem um ótimo circuito de rua que foi utilizado na ChampCar. México tem Hermanos Rodriguez, que precisa de reformar para modernização, mas a pista em si é muito boa, também já foi usada na Champcar.

    Mas eu ainda sou favorável a se manter os ovais. Não tem nada de errado com Homestead, Nashville, Charlotte e outras, que estão pagando pela desgraça alheia.

  • Nao acho que a Indy va deixar suas origens. Isso ja foi feito antes pela Champ Car e ESSE SIM foi o tiro no pé da categoria.

    Eles serao sim mais criteriosos nas escolhas das pistas a correr, mas eles sabem que, se querem criar uma identidade americana, os ovais devem sim ser mantidos. Acredito que atingir o nivel da categoria no começo dos 90 (10 mistos e 6 ovais) seja a meta deles.