MENU

5 de abril de 2012 - 12:57F-Indy

A corrida do imposto

SÃO PAULO | Não deve ter sido privilégio só meu ter recebido o não muito aprazível carnê de pagamento do IPTU com uma foto de uma corrida porque as pessoas responsáveis por tal mal devem saber que milito no jornalismo desta área há alguns anos. Assim, os moradores desta não muito sossegada cidade de São Paulo devem ter visto em suas caixas de correio o mesmo papel de cobrança.

É uma foto singela, puxa vida, que quebra os padrões normais, burocráticos e frios. Há uma cor naquele papel, como se fosse um alento para quem paga o imposto da sua casa, própria ou não.

Mas não é bem isso, a gente sabe bem, a foto que ali está é uma promoção da corrida que vai acontecer ainda neste mês, no fim do mês, a corrida da Indy, a corrida no Anhembi, a corrida às margens do Tietê. Dia 29 de abril, como bem indica a data da foto.

Por promoção, entendo que a prefeitura paulistana esteja fazendo uma propaganda em seu carnê de IPTU a seus habitantes da etapa que vai correalizar (que palavra horrível) com a TV Bandeirantes. Mas noto, com certa rapidez, que a foto não me remete bem à Marginal ou à Olavo Fontoura ou à reta do sambódromo.

Reparo a reta principal, a curva de um circuito oval, o povo ali atrás na arquibancadas, o alambrado à esquerda, o muro dos boxes e os integrantes das equipes com as placas, a linha de tijolinhos e posso concluir, com quase certeza, que é Indianápolis.

Considerando que seja em Indianápolis, posso ainda ter algumas dúvidas, noto que a foto parece ter Helio Castroneves ali à esquerda, com Vitor Meira logo atrás, isso está claro. Meira correndo na Panther. E tem um carrinho verde ali atrás que posso garantir ser Tony Kanaan. Na Andretti. Posso assentir que a foto é de 2008 ou 2009, e imagino que são tempos difíceis, estes, para se buscar uma imagem ligeiramente mais recente da corrida.

Entendo que a prefeitura deste douto prefeito no qual não votei precise angariar cada vez mais dinheiro, até porque já criou muitas proibições com as quais tenta lucrar, mas, puxa vida, cobrar-me IPTU de Indianápolis talvez seja um exagero. É bem verdade que estive três vezes lá, mas não julgo que seja motivo para me sobretaxar do uso do hotel e das dependências do famoso autódromo localizado em town of Speedway, Indiana, USA.

Se insistirem, talvez eu considere propaganda enganosa o que eles tentam me vender no carnê e tome a terrível medida de ir ao Reclame Aqui.

35 comentários

  1. fabio freire disse:

    q merda esses comentários principalmente do vitor , só queria saber pq não fizeram em interlagos essa corrida seria melhor.

    • victor disse:

      VM responde: Verdade esses comentários são muito ruins só não fizeram em Interlagos porque hein deveria acontecer lá puxa vida abs do Vitor.

  2. Ricardo Arcuri disse:

    Brasileiro trabalhando concursado é assim mesmo: faz tudo nas coxas e ta tudo bem. Nem sabem que fizeram errado…

  3. marcio disse:

    e continua o mimimi dos excluidos

    Barrica nightmares!!!!!!!!

  4. Andersson Catani disse:

    Pessoal…

    É impossível que alguém concorde com tamanha falta de vontade.

    Ainda mais em tempos em que é só entrar no google e digitar Indy Brasil (se digitar errado, tipo Yndi Abrzil, ele ainda corrige, diz o que a gente quis dizer e encontra a foto. Ou seja: não tem desculpa) e lá aparecem milhares de fotos da corrida, uma mais bonita que a outra.

    E outra: quem é que faz as artes da prefeitura de São Paulo? Uma criança? Um velho de 100 anos? O Carnê do IPTU é o único “panfleto” onde há 100% de certeza que vai chegar a todas as casas da cidade. Podiam caprichar um pouco mais. Borda laranja, escrito com as fontes padrões. Deve ter sido feito no word ou no paint.

    No mínimo, falta de vontade.

  5. Al disse:

    Há quem critique os Tilkódromos da F1, mas essa pista da São Paulo Indy 300 é um Titikódromo.

  6. Al disse:

    Vocês queriam que mostrasse o que?…
    A pista de São Paulo com o Tietê ao lado?
    Ou lembrar ao infeliz morador de São Paulo que a sua vida diária é infernizada com engarrafamentos maiores que a média por mais de 2 semanas para que um evento privado possa acontecer? Ainda mais naquela pistinha ridícula que vira um sabão quando chove?
    Curto F1 e Indy, mas a São Paulo Indy 300 é simplesmente ridícula, tal como a prefeitura e seu carnê de IPTU.

  7. Fernando Ceará-man disse:

    Isso acaso seria vergonha do circuito paulistano? rs

  8. fernandofn disse:

    Está correto, é o vitor meira lá atrás, ao lado do kanaan. Mas na primeira fila não é Castroneves, é o Ryan Briscoe, capacete vermelho e branco carro no.6. Acho que a foto é de 2009.

  9. mauricio disse:

    Que tal mudar o título do posto, em vez de “Corrida do Imposto”, “Corrida do Impostor”.

  10. Fernando disse:

    É de 2009, Vitor ja não estava na Panther… o carro q está atras de Helio é Paul Tracy na KV, ao lado ai sim a Panther de Dan Wheldon…

    Mas Atras não é TK e sim Townsend Bell no carro verde com espelhos laranjas, tb uma KV.

  11. Como alguns, eu acho que é exagero também….

    Esta foto nada mais é do que a promoção da Formula Indy. Aqui no Brasil ainda é recente e o circuito montado no Anhembi ainda não é tão conhecido.

    Quer queira, quer não, o maior simbolo da Indy é Indianápolis!!! Eu mesmo, se ver algum outro circuito da F. Indy, não vou reconhecer.

    Como o Paulo disse, não tem nenhuma menção de que a foto refere-se ao circuito de São Paulo. É apenas uma propaganda sobre a Indy.

    E, comentando o comentário (ficou feio… affffff) do V.M (modificado, pq agora está F1), sobre eles colocarem uma foto da Nascar. Duvido que eles iriam colocar, pois não existe Nascar aqui no Brasil. E, se por ventura houvesse, não acharia errado se colocassem uma foto de Daytona, e não do circuito brasileiro, seja ele qual fosse.

    Abraço.

  12. Fernando Ceará-man disse:

    É o mesmo que o Gianecchini usar uma foto minha pra ilustrar perfil em rede social!!! rs

  13. Mauricio disse:

    Vixe!

    To com medo de abrir o meu correio hoje. Não quero ver esse presente de pascoa!

  14. Rafinha Dias disse:

    Atualização de status do Martins: “Charmizando em Indianápolis”

  15. Paulo disse:

    Também acho tempestade em copo d’água! haveria motivo pra tanto auê se o que estivesse escrito que ali fosse a avenida “Olavo de tal” onde será a corrida. No mais não vejo motivo pra chiliques!

    • Eduardo disse:

      Ah, eu vejo motivo para chilique sim. Todos sabem que das duas corridas da Indy realizadas em SP uma estava com problema de esfarelamento do asfalto, e a segunda foi adiada para segunda-feira tamanha a chuva e problema de escoamento de água. veja… SEGUNDA-FEIRA DE CORRIDA NA METRÓPOLE!!!!

      Então os caras têm por obrigação serem realistas, e colocar SIM a foto da corrida de SP, com o asfalto todo fodido e explicando os motivos do imposto. Talvez para construir uma arquibancada do tamanho da de Indianápolis, como mostra a foto. Ou para pintar a réplica do 14 Bis com as cores da Indy, ou para qualquer outra coisa, mas deveria sim ser a foto da corrida de SP.

      É a mesma coisa que o ingresso da F-1 de Interlagos trazer a Eau-Rouge de Spa. Cada qual com seu cada um.

  16. Ricardo Jimenez disse:

    Cara que mau humor… Rs! É uma foto que ilustra a Indy não precisa necessariamente ser de São Paulo é a Indy vindo ao Brasil, só isso… E acho que Indianapolis cai muito bem pra ilustrar isso… Que tempestade no copo dagua!

    • victor disse:

      VM responde: Verdade. Por que não colocar da F1, não é?

      • Thiago Rocha disse:

        Nascar no carnê do IPTU em 2013. Quem adere?

      • Capelli disse:

        Tá certo, passando por esta reta os carros estão indo para o sul. Se não fizerem a curva e forem em linha reta, chegam na América do Sul.

        Os caras pensam em tudo!

        • victor disse:

          VM responde: Exatamente. Muito visionários, Capelli.

          • Ricardo Jimenez disse:

            Hahaha… Voces nao pegaram o ponto: que mau tem usar uma foto de Indianapolis? Nao tem nada de errado, ninguem errou ao produzir o material… Eh uma foto da Indy normal! Foi a que preferiram…

            Imaginem: hoje sai uma noticia de que o Webber vai vim pro Brasil fazer uma etapa da Stock Car… A foto tem que ser de Interlagos para promover isso? De jeito nenhum pode ser qualquer uma! Eu realmente num acho!

    • mauricio disse:

      Ah tá, desde que não tivesse no rodapé da foto a inscrição “São Paulo, 24/04/2012″

    • Douglas Arruda disse:

      Honestamente: é razoável pensar que a Secretaria Municipal da Fazenda pode não ser tão especializada ou familiariazada com automobilismo quanto você (nós). Além do mais, a imensa maioria dos paulistanos não entende/conhece picas sobre a Indycar, portanto pessoalmente acho mais válida essa figurinha que figurinha nenhuma.
      Finalmente, o fato é que o evento traz algum para o município, tem mais é que promover mesmo – e precisa.

      • Paulo Souza disse:

        Promover da forma certa não custa mais do que promover da forma errada. Familiaridade com o tema não desobriga comunicar o certo.

  17. Gabriel Carvalho disse:

    Ómágó…

    Abraço!

  18. Jean disse:

    Sensacioanal. Se não fosse tão ou mais triste para todos nós.

  19. Júlio Lima disse:

    Uai, mas não tem um bairro chamado Indianapolis em São Paulo?

  20. Paulo Souza disse:

    Não valem um centavo! Só isso posso dizer… até concordo em colocar uma bonita foto na capa do carnê, assim como os bancos fazem em seus talões de cheques com telas de pintores reconhecidos e tal. Talvez até uma propaganda, sem firulas ou datas, apenas remetendo ao evento importante, sim, para que dizer que não? Ahhh, mas o evento é uma porcaria, causa o caos na cidade, não há ganhos para a cidade (concordo em parte, pois sou amante do automobilismo e com várias ressalvas) mas… AHHH, coloca uma bonita foto da cidade durante o evento do último ano. Que incompetência.

  21. Renato disse:

    Incompetentes… São incompetentes demais! Completamente.

  22. Bruno Valle disse:

    Haha gênio! Haha
    O nosso pref. Kassab tem uma complexa estratégia de internacionalização da Av. Indianápolis, digo Indianópolis… Digo, … Humm, sei lá! Pouco importa né, pref.? (ui, tenho intimidadesOH WAIT!)
    O que vale é que o Banco Prefeitura de São Paulo LTDA. continua voraz com seus fins lucrativos. Há quem diga, este Banco fará um IPO muito em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>