MENU

12 de maio de 2012 - 14:39F1

Terra do Sistema d’Hondt, 2

SÃO PAULO | Hamilton ou Maldonado, Maldonado ou Hamilton, e assim a F1 pelo menos lança aos touros, não aos da Red Bull, que pode, sim, ter um quinto vencedor diferente no domingo. Melhor ainda se fosse Maldonado, bolivariano, venezuelano, da Williams, de Frank Williams, 70 anos hoje, parabéns, Frank, te mando o presente depois que a grana já tá curta. E o mais engraçado dessa história é que, num pensamento além, vai que seja Maldonado: a gente estava apostando que seria a Lotus ou, no máximo, a Sauber a nova equipe a vencer.

Vai, é a F1 dos sonhos, essa. Aquela que todo mundo sempre quis ver e que quem tem uns 30 anos nunca pôde acompanhar, tipo eu, jovem que sou. Ninguém pode falar que um time domina ou mesmo um piloto. Vettel, vejam só, líder do campeonato e trololó, larga em oitavo. Chance de vencer? Mínima. E grande é a possibilidade de perder a liderança.

Para Hamilton? Pode ser — isso se não tomar a punição por ter parado sem combustível na pista; se isso acontece em São Paulo, na Marginal, por exemplo nego ia tomar multa; então creio ser justo que Lewis leve uma punição e que a McLaren fique com os pontos na carteira pra largar a mão de ser besta. Para Button, dificilmente, afinal o lorde Byron só larga lá atrás, 11º. Webber, pff!, do lado de Button, e o máximo que ele vai conseguir amanhã é chegar em quarto, anotem.

Sobre o treino em si, o desempenho de LH no Q2 e no Q3 foram de coçar a cabeça do resto da galera: meio segundo na rapa toda, rapa que vem junta, rapa que tem Maldonado, a Ferrari de Alonso, as Lotus de Raikkonen e Grosjean e as Sauber de Pérez e do Mito Kamutcho. Contornando a primeira curva amanhã em primeiro, Hamilton tem lá sua grande oportunidade de tirar a uruca. Só que precisa de 1) que os pneus se comportem bem, e ele não tem lá muito jeito com isso, 2) que a McLaren apresente um ritmo decente de corrida, fato que só fez na Austrália, e 3) que o pessoal do pit-stop não atrapalhe sua vida.

Maldonado é o elemento surpresa da prova. Loco, pero rápido. Inconstante. Meio que show-man. Do estilo Hamilton de ser. Pica-Pau de polainas. Ou seja, vai que amanhã dá nos cornos dele de ir dividir a freada. Capaz de Hugo Chávez ficar em Cuba pra tratar dos nervos.

E os brasileiros, hein? Fizeram a Globo ter menos de 5 pontos no Ibope no fim da classificação. Porque Senna, que diz ter sido atrapalhado por Massa, foi lá forçar para sair da 18ª posição e jogar Vergne para o cadafalso e se viu atolado na brita. É, o companheiro de Maldonado. Ou seja… E Massa, que também alegou tráfego, sai do lado de Bruno. É, o companheiro de Alonso, terceiro no grid. Brasilino Pacheco, o maior torcedor dos atletas desta terra que conheço, tem de ter muita paciência.

Palpite? Bom, considerando as três primeiras filas, são cinco chances de se ter um ganhador distinto. Problema é que é Alonso ali para enchouriçar. A tendência é que dê Hamilton. Mas que ia ser engraçado Pastor vencer, ô, se ia…

Adendo 1: E Hamilton foi punido. Ora, ora. Maldonado na pole. É hoje que Chávez Candanga não dorme. Mas do jeito que se configura o grid, com um piloto rápido porém não muito constante, com uma Ferrari duvidosa e duas Lotus atrás, o favorito para a corrida nas CNTP é Raikkonen. A ver.

18 comentários

  1. Marcelo "velho" admirador da F1 disse:

    QUE MARAVILHA VER UM PILOTO ESTREANTE VENCER UMA CORRIDA E NÃO FAZER “CHORÔRÔ” NEM SAMBADINHA RIDÍCULA NO PÓDIO.
    É ASSIM QUE SE MOSTRA QUE É BOM, NÃO DANDO ENTREVISTINHAS CHEIAS DE MÁGOA.
    PARABÉNS, MALDONADO!!! BELA PROVA!!!!

  2. Silvio disse:

    O Schumacher não era o bonzão ? Melhor da história ? Vocês do Grande Premio vivem atacando o Barrichello e poupam o alemão da vergonha que vem passando desde sua volta a mercedes……
    Vocês devem ficar de biquinho porque o rubinho não dá entrevista pra vocês né ?

  3. Mano disse:

    Hamilton punido por falta de combustivel ? Falha grotesca da equipe ao meu ver …

    Os brasileiros terão que remar muito pra chegar nos pontos !

    Previsão de uma corrida movimentada eu acho … E comentar/debater sobre os lances do GP e o que vai acontecer vai ser legal com o grid que temos.

    Já quanto ao “Brasilino Pacheco”, é mais uma das bobagens e mais um dos grandes exageiros presentes nos Blogs do GP … O Ufanismo contras as emissoras (ARGH !) é de dar nos nervos, assim como o mesmo ufanismo da RGTV, Galvão, Bandeirantes e Luciano Del Valle sobre todos e tudo de verde e amarelo no esporte … Exageiros em ambas as partes … Aff … comentar o automobilismo é bem melhor né ?

    Abraço !

    Já o “

  4. Mario disse:

    Victor, fiz a mesma pergunta no blog do Flavio Gomes:

    Desculpe a falta de conhecimento do regulamento, mas não seria mais justo desconsiderar apenas a volta conseguida pelo Hamilton na saída em que ele conseguiu o tempo da “pole”, mantendo a volta anteriormente conseguida? Por que desconsiderar a outra volta se não houve quaquer tipo de irregularidade?
    Abraços.

  5. Mateus; David Canabarro; RS disse:

    Nossa a F1 ta de arrasar mesmo, como voçê falou, F1 dos sonhos e que nunca foi visto para os que tem menos de 30 ano. Como seria bom ver a lotus ganhar, e quem sabe uma sauber com perez ou o japones, ou até uma willians

  6. Mauricio disse:

    Não espere condições CNTP para a F1 este ano.

    O temperamento dos pneus é esquizofrênico e bipolar. Só dá para saber o que vai dar depois de cinco voltas após a largada e olha lá!

  7. Rafael Prete disse:

    por incrível que pareça… na CNTP pode dar Maldonado! a Williams tinha o qualify como ponto fraco – na corrida eles têm bom ritmo, apesar de “afobado” o Pastor está numa pista onde a equipe conhece bem, já que rodaram bastante todos os treinos que tiveram lá… então as chances de bellutizar diminuem! na lição de casa dele hoje dá pra supor umas coisinhas tipo: 1) largar bem, fugir limpo até liberarem o drs [coisa que o vettel faz muito bem] e torcer pro alonso segurar o trem que vem atrás; 2) economizar pneu se o pelotão que vêm atrás estiver se pegando entre eles [coisa que o rosberg fez na china]; 3) torcer pras duas anteriores! no final, a única coisa que faz a diferença entre o risco calculado e as apostas, é o pneu… é isto que faz este ano não ter CNTP como nenhum outro ano anterior há muito tempo.
    abrasss, seu verme

  8. Pdr Rms disse:

    Pois é Vitonez, e pensar que eu ja li uma afirmação aqui no blog de que o Maldonado era o pior piloto entre todas as categorias do automobilismo (na época que ele estava na GP2).

  9. Allan disse:

    Duro foi aguentar o Galvão falando que o Massa estava com a faca entre os dentes pra entrar no Q3 e ver o brasileiro indo lentamente parar em 17o do grid. Acho que ele engasgou com a faca durante a execuçao da volta, nao foi o trafego

  10. Horse disse:

    Victor,

    “se isso acontece em São Paulo, na Marginal, por exemplo nego ia tomar multa”

    NEGO pode parecer preconceito.

  11. Bruno Ribeiro disse:

    Hamilton Punido.

    Maldonado Pole. O que só faz Bruno Senna ir dormir com mais dor de cabeça pra amanhã.

    E tem previsão de chuva pra corrida. Tomara que ela venha e deixe a corrida melhor ainda.

    A temporada tá ótima!

  12. Vinícius Lucas disse:

    Se o Maldonado vencer, fará o tio frank cair da cadeira de tanta emoção, o futuro da Williams era negro ano passado, mas de pouco em pouco a equipe vai voltando para o lugar que nunca deveria ter saído.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>