Terra do Bukit Timah

F1 Grand Prix of Singapore - Practice" src="https://victor-martins.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2012/09/152456841-1024x682.jpg" alt="" width="434" height="288" />SÃO PAULO | Se não tem longas retas e tudo mais, a Red Bull vem pro bolo. Circuitos mais travados e com curvas diversas favorecem ao carro (Vettel) que pelo menos tem condições de ficar à frente da Ferrari (Alonso). Assim, o cenário em Cingapura é ótimo para a McLaren (Hamilton), que, se não marcou o melhor tempo hoje, não significa que deixa a condição de favorito à vitória.

Hamilton parece ter o carro sobrando e que vai encaixar uma volta voadora quando bem entender – amanhã, na classificação –, por isso o quarto lugar na segunda sessão soa irreal. E é este o fim de semana chave para suas pretensões. Uma vitória joga a diferença para pelo menos 30 pontos. E quanto mais gente puser entre ele e Alonso, melhor. Pelo que se viu, dá para pôr Vettel e Webber e o companheiro Button. Com alguma forcinha, Raikkonen e sua Lotus também. As Force India e as Mercedes até estão com um ritmo bom, mas é pedir demais.

Então é isso: Hamilton pode contar com quatro aliados, fazendo sua parte. Claro que Vettel pensa da mesma forma, afinal ainda tem chances, e os circuitos que vêm por aí valorizam o conjunto taurino. A graça do campeonato nesta reta final, asiático-americana, está nisso. E no quanto Alonso vai ter ajuda de seu único parceiro, Massa. Não é à toa, não, que la Chiliquenta virou defensor figadal do brasileiro. Esperto, aplicou a injeção de adrenalina para pilhar Felipe, que se vê muito mais na obrigação de retribuir. O resultado é simples: se Massa não fizer sua parte, Alonso não terá mais nenhuma razão para apoiar seu fico.

Alonso também tem de torcer para Button se empolgar. Porque vai que Jenson se veja como candidato ainda, e aí não tem lá o que pensar em ajudar Lewis. Button terminou o treino em segundo, como prova do poderio mclariano, e vai que faça como na Bélgica. Vai que…

McLaren, Red Bull e Ferrari, nesta ordem, com Lotus, Force India e Mercedes logo atrás. A Sauber parece perdida. A Williams não tende a aprontar. Senna, aliás, deu mais um pontinho ali no caderninho de Bottas ao cometer um erro, bater de leve e ficar parado num dos S da pista cingapuriana. Nenhum errinho pega bem. “Ah, mas se for assim, Maldonado já preencheu o caderninho de Bottas”. Pare. Maldonado tem bala financeira. Tem contrato longínquo. Erra e é punido pra cacete, mas venceu e os caras o ‘querem’. Senna está, sim, na corda bamba, ainda que seja bem mais constante.

E a Marussia andando na frente da Caterham. A evolução dos russos até que é notável. Enquanto que a involução dos caterhanianos é vexaminosa. Quedê a briga com a Toro Rosso e os demais tão prometida? Kovalainen vai engordar de tanto comer o pão que o diabo tem amassado. Petrov está ali de passagem.

Previsão de chuva sempre há na equatorial Cingapura, mas nunca que ela vem durante classificação ou corrida. Ajudaria, claro, Alonso. Mas naquelas velhas condições das CNTP, um lugar entre os três primeiros seria surpresa. A situação é prateada e azul escura.

Comentários

  • Aproveitando a sincronicidade.

    Cingapura. Alonso precisa da vitória e Massa da renovação.

    Se Domenicalli disser: “Felipe, na volta tal Fernando entrará nos boxes e você trata de bater na curva tal para entrar o safety car e Alonso vencer a corrida. Fazendo isso você tem seu contrato assinado com a Ferrari por 2 anos, está aqui a sua via assinada te esperando no final da corrida!”

    Situação parecida com a que já aconteceu com Alonso e Nelsinho.

    O que vocês acham que Massa faria?

    Minha resposta: Acho que Massa não aceitaria.

    E vocês?

  • Esse negócio de só comentar de Bruno Senna, mencionando que ele está na corda bamba acho que é chover no molhado.

    Acho que a situação pra ele tá complicada, mesmo sem errinhos, erroes ou mesmo excelentes corridas.

    Quanto a coisa vai pro lado do financeiro, como é o caso da Williams, complica. Acho que hoje, nem se um Vettel da vida, falasse que ama a Williams e que correria lá de graça, eles pegariam. Iriam pedir pro Vettel tentar levar uma grana, coisa do tipo.

    Então pra mim, esse papinho que Bruno meio que de alguma maneira terá que fazer mágica, para tampar a boca da equipe e continuar lá no ano que vem, é bobagem.

    O caso pro Bruno, seria se o mercado de troca de pilotos na F1 estivesse movimentado. O Schumacher aposentar, abrindo vaga para alguém ir para a Mercedes, e consequentemente ficar um cockpit vazio na F1. (Por exemplo, Schumacher aposenta, Mercedes contrata o Di Resta, e a Force India fica com uma vaga em aberto).

    Na Williams, eu não tenho muita fé não. Poderia, se o Maldonado achasse outra equipe melhor, interessada na grana também. E aí ficasse Bruno e Bottas. Mas o cara faz tanta barbeiragem, que ninguém quer arriscar. Só o Frank Williams mesmo.

  • Alonso vai ter de contar com a sorte pra manter essa liderança. O carro claramente nao é tao bom e a McLaren vem voando!

    Senna nao fica na Williams. Isso é claro, obvio e so nao ve quem nao quer. Mas seria muito importante ter bons resultados para pesar a seu favor numa vaga em outra equipe, como a Force India, que pode ter as duas vagas livres ano que vem….