MENU

3 de outubro de 2012 - 16:34F-Indy

Barrichello e as TVs

SÃO PAULO | A participação de Barrichello nas três últimas etapas da Stock Car neste fim de ano não foi lá muito bem vista pelos lados da Bandeirantes, que verá sua então maior aposta esportiva de audiência do ano render alguns pontos no Ibope para a Globo.

Mas Rubens, pessoalmente, já tratou de acalmar a emissora paulista de que está garantido na temporada do ano que vem da Indy. E que não pretende correr na Stock Car no ano que vem — apesar  de o jornalista Renan do Couto ter ouvido que há uma possibilidade de Barrichello e Kanaan correrem numa mesma equipe na categoria brasileira em 2013.

Tratado como astro no começo do ano, Barrichello teve apoios diversos, também financeiros, da Bandeirantes para estar no campeonato norte-americano, mas não reverteu quase nada em audiência, que beirou a média dos 2 pontos — sempre tendo como base a medição em São Paulo. A pouca exposição também levou a BMC a retirar o patrocínio ao brasileiro depois do fim da temporada. Ainda não se sabe qual equipe Rubens vai defender na Indy.

Na Globo, as provas da Stock Car estão na casa dos 5 pontos.

35 comentários

  1. Élcio Nasser disse:

    Creio que o Rubinho, Canaan, Massa, Helinho, fizeram e fazem nossa alegria pelo mundo afora desafiando a velocidade e a inércia nesses bólidos maravilhosos. Fiquei muito contente com Massinha renovando com a Ferrari e ligado desde cedo na globo pra ver esse cara espetacular que é Barrichelo. Acho que será maravilhoso ver Canaan correr tb na stock car. Que venham todos esses dinossauros correrem novamente em nosso Pais nos dando alegrias e muita adrenalina…

  2. Murilo disse:

    Sim, é verdade que a Indy sempre é relegada ao esquecimento na Bandeirantes.
    Mas convenhamos, uma emissora de TV vive de audiençia. Não teve ibope, já era. “Perdeu Playboy”.
    E o futebol sempre ganha da Indy na audiençia.
    No dia que os organizadores da Indy colocarem todas as corridas em horario diferente do futebol brasileiro, pode ser que a Band transmita todas as corridas ao vivo.
    Quando tem corrida da Indy a noite, a Band transmite.

  3. morpetx disse:

    Rubens não foi lá essas coisas. Mas a Band foi ainda pior. Tratou os espectadores feito lixo, preterindo a Indy para transmitir os mesmos jogos de futebol que a Globo transmite. Estão reclamando de que? Vão cagar!!!

  4. Anderson disse:

    Com 2 pontos a Indy tá é muito bem, pois não passa ao vivo e não passa no canal que a grande maioria acha que é o único. 5 pontos pra Globo é pouco. Se fosse ao contrario, Indy na Globo e Stock Car na Band, daria uns 10 a 0.5. Muita gente nem sabe o que é a Indy pq não passa na Globo. E muita gente vê Stock Car sem saber o que é, só pq tá na Globo. É mais ou menos assim:

    -Óia que legal a corrida de carro que tá passando na Globo! Vou ver. Como chama esse cara? estala e estica?

  5. Hamilton disse:

    Vitor,

    Tá ficando chato pegação no pé do Rubinho!! Após a próxima prova você vai culpar o Rubinho porque a audiência da Globo no horario caiu……
    A band está insatisfeita com o Rubinho, A BMC não teve retorno nenhum com o Rubinho…
    Larga disso meu filho, não falta assunto no automobilismo para você comentar….
    Faz o seguinte, faz com o Rubinho o mesmo que fazem com o Nelsinho Piquet…esqueçam-o.

  6. Fabio disse:

    O problema da audiencia na Band nao eh o Rubens e nem a Indy…

    eh a propria Band!

  7. Luiz G disse:

    Concordo com todos os comentários.

    Pouco me importa se a BAND deu “um bilhão de dolares” pro Barrichello correr na Indy.

    As transmissões foram tão horríveis e sem compromisso com qualidade que não dá pra reclamar de nada.
    Triste…trabalho de amadores.

  8. Manuel Campos disse:

    As corridas da Indy só passam ao vivo na Bandsport ao contrário da fórmula 1 e da stock que passam na globo (sinal aberto). Outra coisa interessante, é que tenho um pacote HD que achava completo, em que a Bandsport não pega.Desta forma realmente não tem como dar audiência.

  9. Marcelo disse:

    Amigo Victor,
    A informação do Renan do Couto tem a ver com a compra/criação de uma equipe da parte do Barrica (ou de alguns “pares” dele)?
    Mas parece que ele “compra” a equipe mas não corre no próximo ano. Só vai correr quando a “torneira da grana” fechar nos EUA…
    Acho que o Kanaan não volta tão cedo, acho que ainda tem muita lenha pra queimar nos EUA…
    Abraços,
    Marcelo

  10. artur pressanto disse:

    Que venha pra stock, pelo menos vamos ver as corridas ao vivo.

  11. Philipe Speed disse:

    AMÉRICO TEIXEIRA JR; bom mesmo deve ser você, ou quem você possa torcer na F1. BOM É ESTE AÍ DE CIMA QUE ESTÁ EM UMA CATEGORIA DE RENOME INTERNACIONAL….

    Como não tem como responder na revista warmup a sua matéria de “Schumacher não é isto tudo”… taí meu comentário. Tenho o maior respeito pela democracia e pela liberdade de expressão, como sou fã deste site a mais de 9 anos também posso me reservar o direito de jamais ler o que você escreve, sem dúvida é mais instrutivo pra mim!!!

  12. Alexey Karpov disse:

    Eu disse quando Barrichello fechou com a Indy que lá não era lugar pra ele. Acho que Rubens é muito maior que a categoria norte-americana e a Stock Car Brasil. Quando deixou a F1 imaginei que ele fosse direto para o DTM (como já fizeram muitos ex-F1), WTCC, ou até mesmo na Le Mans Series Européia. Tenho certeza que ele teria lugar garantido em qualquer uma dessas categorias, uma vez que na Europa (diferente daqui do Brasil) ele é reconhecido como o grande piloto que é. E tudo isso sem se preocupar se alguém por aqui aqui estaria assistindo ou não. Ninguém da a mínima mesmo! Torceram para que ele saísse da F1 quando o Massa foi para Ferrari e agora veja o que restou lá: Massa e Senna! Conta outra… Acho que Barrichello tem mais é que dar um pé em tudo isso e voltar para Europa. A é, e foda-se a Band.

  13. Ricardo Arcuri disse:

    Po, usar o parametro audiencia para uma emissora que nao transmite as corridas ao vivo, para transmitir futebol, que da mais audiencia, beira a completa injustiça.

    Ou se investe na coisa direito ou fica essa cobertura pobre, capenga, que é a marca da emissora paulista ha mais de 15 anos. Se esperam que transmissao de VT de corrida as 10 da noite do domingo va dar audiencia, entao nao investe.

  14. alvaro disse:

    Se tem varias formas de analisar essa questao de transmissao. A band é culpada? sem duvida. mas é mais ainda quem vende. e mesmo assim tambem nao é tanto.

    vamos analisar as cinco maiores emissoras: 4 ja tem seu espaço bem ocupado, e que rende dinheiro e audiencia que uma transmissao da indy nunca vai render. a unica que nao tem (redetv), que é uma zona completa hoje, diga-se de passagem. a pergunta teria que ser feita a ela, de pq nao o interesse em comprar um produto como esse, sendo que nao tem um futebol, um programa de auditiorio, nada..
    ou será que tentou, mas a band mostrando que é maior em audiencia que ela, e ainda tem um canal fechado, foi privilegiada? coisa que o sportv faz por exemplo com as outras.

    é complicado ter um calendario baseado no fuso horario dos eua pra nos brasilinos da silva. a globo vai sofrer com a prova dos eua esse ano, que pelo que eu vi é as 17h daqui. provavelmente vai adiantar o futebol para as 15, pq pode. a band nao consegue isso.

    pra indy e para nos seria otimo ter uma redetv em aberta transmitindo, e a espn numa fechada.

    • Anderson disse:

      Simples. É só passar a corrida em VT em um horário fixo no domingo a noite. Quem assiste aqueles filmes pré-históricos da Band? É muito amadorismo pra um canal só. na época da Cart o SBT tinha uma audiência considerável com VTs äs 23:30 de domingo, e as corridas eram fantásticas, nunca vi a mesma competitividade em outra categoria.

      • Anderson disse:

        Não dá pra competir com o futebol, então não tem como passar ao vivo, mas nem programar o VT eles sabiam. Teve etapa que não passaram nem aquela porcaria de 7 ou 8 minutos em horário randômico que tem que ficar a noite inteira na TV esperando pra ver. Não divulgam a programação correta.

  15. A Bandeirantes que se dane, afinal ela não entregou o que prometeu, corridas ao vivo… muito menos no canal aberto… E tem mais, se a “Band” torcer o nariz para o Barrichello creio que ele não vá dormir na pia…

  16. Leonardo disse:

    Do que a Band tá reclamando ? eles se quer atualizam as noticias do site, quando quero noticias da Indy na net, o último lugar a procurar é próprio site deles, pois só tem noticias velhas, e mais não transmitem as corridas , e se comparar com a divulgação que a globo dá para F1 em sua programação em relação à band, a band, praticamente, não fala da indy, digo que quando assisto aos programas na band, tem tanto comercial que não sobram espaços para o produto deles a Indy, já na Globo, sempre ela encontra uma forma de inserir uma mídia da F1, e isso é regra básica do marketing… Quem não é visto, não é lembrado, então se tem alguém que tem que reclamar, são os pilotos brasileiros.

  17. Fernando disse:

    Eu sou fã do Rubens mas dessa vez tenho que admitir que foi “Bola Fora”.
    Ex piloto de F1 se sujeitar a correr na Stock Car é atestar Fim de Carreira.
    Com relação a Band, penso que se quer algum retorno, que passe a respeitar os fãs da velocidade e comece a fazer uma transmissão descente porque transmitir a maioria das provas apenas em canal por assinatura e entrar com dois a tres minutos de comerciais durante a prova é no minimo irritante.

  18. Wallace disse:

    Automobilismo na Band é um fiasco, quando se trabalha mal um produto, o resultado é esse ai mesmo.

  19. marcão disse:

    É a mesma coisa que culpar o chaveiro pela perda das chaves…
    Ele tem culpa se a dna perde o molho de chaves na feira????
    Essa Band é complicada mesmo.. Não passa as corrdas, anuncia que vai passar e passa a rasteira no telespectador…
    Aí por ter dado um dindim , vai e culpa o piloto..
    Estranho, muito estranho….

  20. Cleber disse:

    Victor! Por que vc não gosta do Rubens? Responda sem rodeios.

  21. Alexandre Lourenço disse:

    A “Indysposição” da Band com relação a Indy ja chegou no limite, queria que o Carlos Gancia acordasse pra cuspir e desse um belo pontapé no traseiro da Band e procurasse uma emissora ou um site tipo o terra pra disponibilizar a transmissão, tem quem ache que a Indy nem existe mais de tanto descaso da emissora
    Uma coisa que eu acho é que a internet é uma bela forma de resolver esse problema.
    ACORDA CARLOS GANCIA!!!!!!!!!!!

    • Anderson disse:

      O Terra já passou as corridas ao vivo acho que até 2010 ou 2011, não sei pq parou. E faz parte do mesmo grupo da Band, talvez isso explique pq parou, quem tem tv não sabe fazer outra coisa, não sabe investir em internet. E no Brasil quem comanda a internet são grupos de tvs, então fica nisso aí.

  22. Vinicius Castro disse:

    Entendo todos os comentários acima, mas uma coisa que foi até destacada pelo Victor no texto, “apoios financeiros”. E é verdade, eu sei que a Bandeirantes ajudou Barrichello até com grana pra ir pra Indy e completar o orçamento necessário, então é bem natural que cobre dele.

    • Marcus disse:

      Então que passasse as corridas ao vivo ora bolas…em várias ocasiões o Rubens esteve bem posicionado e eu estava assistindo as corridas na tv fechada.

  23. Fernando Strongren disse:

    A Band cobrar alguma coisa do Rubinho é um leve absurdo! Tá bom que ele não fez uma temporada tão espetacular como a maioria esperava (me incluindo nisso), mas a cobertura da Band foi horrível, quantas provas tivemos depois da Indy500? Pelas Band, poucas…
    O que a Band fez com a Indy esse ano foi parecido com o que a Globo fazia (e faz ainda, só que com menor intensidade) com a Stock Car, ou seja, relegar para a TV fechada. Se quer construir uma audiência ampla e fiel (parecida com a da F1, na Globo), a Band precisa trabalhar em cima disso. Mas vamos ver agora, com 19 provas no calendário, como vai ser…

  24. Claudio Serra disse:

    Acho muito engraçado tudo isso.
    A bandeirantes não transmite as corridas ao vivo, prefere o futebol!!!
    A BMC foi divulgada, todas as imagens do Barrichello no mundo inteiro aparecia o patrocinio.
    E o piloto faz o que?
    Olha pra camera e diz: COMPRE BMC, COMPRE BMC…..
    Não é o primeiro texto que leio a respeito desse assunto que deixa entender que a falta de retorno do patrocinador é do piloto. A ferrari tem o patrocinio do energetico TNT, mas você não encontra nos paises europeus o produto para comprar, e ai? a culpa é do massa??

  25. Marcelo Melo disse:

    Ah, tá. “Não agradou”. Legal…

    Diz uma coisa: o Rubens tem contrato com a Band? Não. Então a “Band” que vá plantar batatas…

    Ela que trate de passar todas as corridas ao vivo. Assim, a exposição do patrocinador será maior.

    Abraços,

  26. Gonzalez disse:

    Mas que corrida a Band passou ao vivo mesmo???

    Ah tá!!!

    Tinha que mandar aqueles patetas da Band que só servem pra babar ovo do moleque mimado e cai-cai do time da baixada praquele lugar…

    • Cristiano disse:

      Concordo. A Band não valoriza o seu produto. Como quer ibope? Eu desisti de assistir Indy pq eu nunca sei em qual fuso a Band está e se vai dar prioridade ao clip semanal da Uefa ou ao VT da Indy. E vamos combinar: em tempos de internet até no mais fundo buraco do metro eu como consumido escolho quando eu quero saber sobre o que me interessa. Não vou esperar uma detentora de direitos achar que eu vou ficar até tarde acordado para ver um VT muito do mal feito. A SportTV por exemplo: não é VT editado. é integral. E com horario certo na grade! Se fizesse jogo limpo e definissem grade e tranformassem o produto em algo confiavel eu acho que o ibope viria. Quando fomos campeões de F1 da ultima vez? E de Indy? Falta visão. E ai vem se incomodar pois o piloto senta em um carro e faz o que sabe? #avapapu!!! o cara ta certo: tempo livre de piloto é em carro de corrida. sempre. Ah, a stock tem grade definida. e vt integral na sporttv. tb. com grade definida.

    • Luiz disse:

      Era exatamente isso que eu ia comentar! A Band só passa futebol ao vivo, e vai reclamar que o cara que não dá audiência?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>