MENU

8 de novembro de 2012 - 14:43F1

Quem é melhor

SÃO PAULO | Saiu do baú a coluna Superpole, que retrata a nova dúvida da F1, sobre quem é melhor entre Alonso e Vettel. Partindo não do princípio da hipótese da troca de assento entre ambos, mas de uma questão extra-pista que reflete as respostas dos dois pilotos ao comportamento dos carros e na possibilidade de melhorá-los, consultei o mestre Ricardo Divila para chegar à conclusão.

A íntegra está aqui, no Grande Prêmio.

35 comentários

  1. Hugo disse:

    Alguem pode me explicar porque o Alonso não brigou pelo titulo em 2008 e 2009 na Renault… se o carro da Ferrari é ruim… o da Renault tbm era!

  2. A Junior disse:

    Quem é melhor?
    O Palmeiras ou o Guarani?
    Senna ou Schumacher?
    Cristiano Ronaldo ou Messi?
    Pelé ou Maradona?

    Sempre haverá questionamentos sobre quem é melhor em algo, portanto certas análises só servem para criar discurssões, até porque os 2 melhores pilotos de F1 da atualidade correm por equipes diferentes, Alonso de Ferrari e Hamilton de McLaren. Não tem como comparar pilotos em equipes/épocas diferentes, Jogadores de futebol em times/épocas diferentes e por aí vai.

  3. Roberto Andrade disse:

    você já consultou o mestre ricardo divila sobre quem é o melhor senna ou schumacher????????? porque se falar senna não sabe nada e essa análise de vettel ou alonso deverá ser jogada no lixo!!!!!!!!!

  4. Alexandre K disse:

    Victor, li só agora seu texto. E achei que foi bastante parcial ao enaltecer as qualidades “técnicas” do Vettel, em detritemento das da Chichelenta das Astúrias. Recentemente, um engenheiro da Lotus/Renault, brasileiro, em entrevista ao Tazio, comparou pilotos com quem ele trabalhou, Alonso, Kubica e Kimi:

    “O Kubica ou o Alonso seriam astronautas, onde as qualidades naturais são também muito importantes, mas o conhecimento técnico e a preparação científica por trás de cada sistema são indispensáveis.

    A F1 seria, então, o avião de caça, onde tanto o lado fisiológico quanto o técnico têm que estar 100%. O Kimi precisa se esforçar mais que os outros para assimilar o lado técnico e científico, enquanto o Kubica ou o Fernando usam a ciência para melhorar seus talentos naturais”.

    Proponho um outro raciocínio: se Vettel trocasse de equipe com o Alonso, as conclusões sobre as respectivas qualidades seriam as mesmas?

    Abraços!

  5. Mauricio disse:

    A sua coluna seria perfeita a não ser por um detalhe. A diferença de qualidade entre o corpo técnico da Ferrari e o da Red Bull.

    O alonso ainda não conseguiu domar o carro por conta de um departamento de engenharia ainda confuso e mal arrumado.

    Resumindo, quem tem um Domenicalli, fica a pé, mesmo sendo muito competente.

    • Mauricio disse:

      Sob o ponto de vista piloto, ambos (Vetel e Alonso) são muito bons, os melhores do grid, seguidos de perto por Kimi e Buton.

      Outro grande que vem crescendo e vai surpreender ano que vem será o Ligeirinho Perez.

      Em decadência irreversível esta o Hamilton…

  6. cbar disse:

    Com respeito a opinião de todos, nem um, nem outro…
    Alonso e Vetel são bons, acima da média, mas o melhor piloto da F1 na atualidade é Kimi Häikönnen, seja voltando do seu período sabático, seja dando esporro no seu engenheiro, seja tomando sorvete no box durante uma corrida, o finlandês é muito mais do que parece e seus números dizem. Mesmo quando ele mesmo não diz nada…

    Prova é o campeonato que vem fazendo depois de dois anos fora e com o carro da Lotus.
    É isso… Abraço a todos e parabéns ao Victor pelo espaço.

  7. Levi Davet disse:

    É um raciocínio interessante. Até 1996, a Williams tinha Adrian Newey no seu corpo técnico e um excelente piloto de testes na figura de Damon Hill. O resultado foi que a equipe construiu carros vencedores durante seguidos anos, que permitiram até mesmo a um piloto mediano como Damon conquistar o título.

    Agora, será que, tão jovem assim, Vettel já tem a expertise necessária para auxiliar no desenvolvimento de um carro vencedor? Fica a dúvida.

  8. Marcos Melo disse:

    Incrível como as pessoas não aceitam o sucesso de determinada equipe/piloto. Simplesmente não aceitam, o sucesso alheio não lhes agrada. São todos ótimos pilotos, ninguém tira o mérito do que fizeram. Alonso mereceu seus dois títulos, pois soube aproveitar a chance, como o fez Vettel com seus últimos campeonatos. Em 2008, a Ferrari tirou o campeonato do Felipe por pura incompetência. Não tivesse abandonado por quebra de motor na Hungria, teria sido outra história. Isso tira o mérito de Hamilton? Não, porque lutou até a última curva, e deu a volta por cima daquela merda que fez no ano anterior. Não é só carro, nem só piloto, é a sintonia entre os dois.
    Aí inventam que a Red Bull corre ilegalmente, que se virem para alcançá-los!

  9. Juarez Mota disse:

    Victor. É uma opinião e entendo o argumento. Contudo, o fato do carro evoluir não depende exclusivamente de como o piloto repassa a informação. Há necessidade do corpo técnico ter capacidade de responder a informação passada. E Newey é claramente melhor nisso.
    Enquanto o carro da Red Bull não foi dominante Sebastian venceu menos que o Webber. Sebastian é fantástico mas Alonso pode levar a Ferrari aonde outros não poderiam. Foi capaz de levar a Renault em 2008 e 2009 aonde seus companheiros não poderiam. Me parece que Grosjean e Piquet Jr não são 2 idiotas com um carro de corrida.
    Voltando a 2007 devemos lembrar que ele fez a pole na Hungria e lhe foi retirada por conta do episódio com Hamilton. Punição indevida pois não havia previsão para aquele tipo de fato. Além disso, dentro do prazo do treino o piloto pode entrar e sair quando quiser. Largou em quinto e em quinto chegou. Se largasse em primeiro chegaria entre os 3 e faria pontos suficientes. Em outra corrida a estratégia do Ron Dennis era vencer Alonso e apareceu um rádio entre Ron e Lewis. No Brasil aquele motor dele tomava 0,4 segundos na subida do Café. Não há dúvida de que é possível Vettel ser melhor mas pelo exposto ainda considero Fernando. Pode ser que no futuro eu mude de idéia. Agora, não há dúvida de que a melhor personalidade é o Kimi. Gosto deste tipo de pessoa.
    Há uma dúvida que não cala em mim sobre quem é o mais veloz em volta única. As pessoas sempre dizem Lewis e eu sempre pensei isso mas acho o Pastor muito muito veloz. A dúvida é o quanto é veloz já que o outro carro da Williams não é referência para comparar.

  10. celso disse:

    Ótimo texto, parabéns!

    Concordo plenamente.

    Às vezes não entendo pq vcs aprovam alguns comentários.

    Ignorem.

  11. fernando disse:

    Seu post deveria ter o titulo “Vettel eh infinitamente superior ao Alonso, pois sou seu fa”.

  12. bruno disse:

    Muito bom o texto, Victor, mas também pesa para o Alonso a péssima gestão de Stefano Domenicali, que só ganhou o 2007 pela genialidade de Räikkönen e pela punição da FIA para a McLaren, e que jogou fora o ano de 2008 quando tinha o melhor carro e Felipe em ótima forma. Tenho certeza de que se Alonso tivesse Todt e Brawn a sua disposição, não passaria tanto apuro.

  13. Horse disse:

    Victor,

    Vc sabe se iremos mesmo ficar sem a transmissão ao vivo do GP dos USA?

  14. José Augusto Rocha F° disse:

    Então quer dizer que o carro da RBR é o que é por causa do Vettel!? Sei…

  15. Alexandre disse:

    Bem… seguindo a lógica do texto, então podemos afirmar que o Piquet era melhor que o Senna nesse quesito (evolução e afinação do carro)?

  16. mamao disse:

    As Vettetes estão ensandecidas!!! Deve até estar escorrendo de tão molhadas!

  17. Rodrigo disse:

    Alonso, disparado. E vamos ser sinceros. Vettel, com um carro tão bom quanto, estava fazendo um campeonato discreto, aí veio o Mago da trapaça, colocou borracha no bico do carro e, voilà, temos um campeão.
    Declarações de quem entende do assunto:
    Hamilton: “Muitas pessoas no paddock queriam ter um carro desenhado por Adrian [Newey, projetista da Red Bull] para mostrar que seriam tão competitivos quanto Sebastian. Fernando, para mim, é mais preciso. Ele contorna todas as curvas. Sebastian erra quatro curvas numa volta única e, mesmo assim, ainda é o mais rápido. Ele escapa da pista e ainda é o mais rápido. Eu penso: ‘Caramba, não faria uma volta desta forma nem se estivesse no meu limite’. O carro dele está bem à frente de todo mundo”.

    • Angela disse:

      Onde estava o genial Newey em 2007 e 2008? Será que ele estava em crise de genialidade? porque ele já estava na Red Bull nos dois anos e em 2008 a equipe conseguiu ficar atras da Toro Roso na pontuação final do campeonato.

      • Francisco M disse:

        A RBR era uma equipe em crescimento, a RBR como qualquer equipe demorou alguns anos pra se organizar, vide caterham e Lotus esse ano. Ao trabalhar em dois carros, foi feita a base para o RB5, o carro mais eficiente do grid.

  18. Thiago Azevedo disse:

    O Vettel é um pilotaço, mas levaria um baita ferro do espanhol. Penso que seria uma diferença razoável.
    Como termômetro, podemos apontar os companheiros de equipe. Não tenho dúvidas que o Massa é melhor que o Webber. No entanto, veja a diferença de rendimento deles em relação aos seus respectivos companheiros de equipe. A do espanhol em relação ao Massa é até maior do que a que o Schumacher impôs quando foi companheiro do brasileiro.

    Aquela corrida do Vettel em Monza, de Toro Rosso foi formidável, mas não se esqueça que o Bourdais (é assim que se escreve?) andou em ritmo parecido ao dele, até abandonar.
    O rendimento da Toro Rosso foi semelhante ao da Force India em Monza e em Spa alguns anos atrás. De repente, nessas duas pistas, foram os mais rápidos e não tinha Mclaren, Ferrari ou outro carro que acompanhasse. Lembrei dos March em Paul Ricard em 1989.

    A red Bull é um carro vencedor desde aquele campeonato ganho pela Brawn.É natural que vença quase tudo, principalmente com um excelente piloto ao volante, como o Vettel.

    O que acho mais incrível no Alonso é sua capacidade de adaptação – ele consegue tirar tudo, ou quase, de qualquer carro.

    • Angela disse:

      Sim a Red Bull é um caro vencedor desde o campeonato vencido pela Brawn em 2009, que por “coincidência” foi o ano de estreia de Vettel na equipe, enquanto que o Newey (“responsável” pelas vitórias) está na equipe desde 2007.

  19. WAR disse:

    Parabéns, Victor. Um texto que interessa (no sentido de leitura e conteúdo). O que intriga é que todo mundo que diz que Alonso tem um carro “pior”, esquece que um carro “pior” nunca passa um carro “melhor”…a não ser que o carro “melhor” fique, naquele momento específico, “pior”.
    Dizem que a Ferrari é um péssimo carro para enaltecer Alonso, mas seletivamente esquecem que a Ferrari tem velocidade final maior que a Red Bull (o que, convenhamos, conta muitíssimo numa corrida de bigas…mais que numa disputa de amarelinha).
    Dizem, até, que Vettel é muito “sortudo”. Tá bom, deixa eu tentar lembrar quantas corridas “cairam” no colo do azarado Alonso. Hummmm…acho que nenhuma…nunca um carro que estava na frente de Alonso quebrou…ele nunca herdou posições, tadinho.
    Por fim, a última toca (esta, colocada pelo minúsculo Alonso: Minha briga é contra Newey. Pois bem, Newey não ficou seiscentas voltas atrás de Petrov para perder campeonato; Newey não erra curva em tomada de tempo….olha só…estamos falando de PILOTO errar curva (Eu sei que pilotos erram…mas Alonso acredita que ELE não erra…os outros é que tem muita sorte).
    De minha parte, não tenho dúvidas, dois títulos mundiais extrapolaram o valor real de Fernando Alonso. Não a toa ele, a cada ano, mostra que é menor do que aparentava no ano anterior.
    Já o Vettel…ô guri bom!!!

  20. Roberto Rigo disse:

    É Victor, acho que o Alonso ainda não teve capacidade de desenvolver um bico assim:

    http://blog.axisofoversteer.com/2012/11/Red-Bull-flexi-wing.html

    com esse bico, Talvez consiga um acerto mais fino…..
    rs….

    Abç !

    • A Junior disse:

      Depois a Ferrari e o Alonso são os trapaceiros da história, não isento, mas podem não ser os únicos. Sempre achei que tinha algo por trás dessa RBR.

      Alonso x Petrov 2010 – sem asa móvel, sem safety car que o ajudasse, sem kers.
      Vettel 2012 – asa móvel, pilotos se enroscando à sua frente enquanto ele tava na rabeira da corrida, 2 safety cars e o kers pra ajudar. E a vitória na STR foi excessão, sem falar que a mesma nem estava tão ruim assim, visto que o Bourdais classificou em 4º naquela corrida e só não foi bem pela burrada que fizeram com ele na largada… For assim, D. Hill é o melhor de todos os tempos, pq com uma Arrows passeou contra a toda poderosa Williams de J. Villeneuve abrindo + de 30s em uma prova com tempo seco. Fisichella um dos melhores pela canseira que deu em Raikkonem em Spa 2009, com uma Force India. Portanto, não queiram tirar conclusões por uma excessão. O fato é que o alemãozinho tem que comer muito feijão com arroz pra ser um piloto próximo ao Hamilton que é o 2º melhor do grid.

      E outra, o VM deve tá meio sem noção do que postar e resolveu dar uma lambida dessas no Vettel, deve ser pela crise do Parmera.

  21. Fernando Piccione disse:

    Quer dizer que alem de pilotar os dois remodelam e fazem funilaria e pintura ??

    Nao eh um corpo tecnico competente que sabe reporduzir os desejos do piloto ?

    Quer dizer que a carroca do comeco do Ano foi refeita pelo irmao gemo do Alonso e depois das ferias o Alonso nao conseguiu ser tao bom qto o irmao ??

    Cara apesar de vc ter consultado o Divila eh impressionante como vc escreve merda, tirando que o Vettel eh muito bom, mas ….enfim

    • Victor disse:

      VM responde: Obg. O irmão gemo eu deixo passar.

    • Hamilton disse:

      Sem falar que o Vettel deve ter tido uma diarréia mental no primeiro semestre, né?

      Besteira velho, o piloto pode até tirar um carro que chega em quarto-quinto para primeira posição com seu feeling técnico. Mas 95% do trabalho é dos engenheiros mecânicos/aerodinâmicos. Caso contrário, Barrichello tão cotado por essas habilidades teria vencido de honda, de williams.

      Só para refrescar também: a Toro Rosso de 2008 era melhor que a Redbull tal qual Super Aguri era melhor que Honda. Tanto é verdade que o Bourdais chegou em quarto na mesma corrida vencida pelo Vettel.

  22. Barry Guffanti disse:

    Victor,

    Sou leitor assiduo do seu blog e tambem do Gomes e claro do Grande Premio.

    Creio que na sua coluna fica claro o quanto fa do Vettel voce e.

    A analise detalhada foi somente da carreira do Vettel e nao do Alonso. Quem era a Renault e o que foi a Renault antes e depois do Alonso?

    Creio que o que falta para o Alonso engatar uma serie perfeita com a Ferrari, tal qual foi a do Shumi, seria uma especia de dream team, ( Schumi,Brawn,Todt,Rory ) ( Vettel,Newey,Horner)..Todos sabem que a Ferrari esta a pe na mao do Domenicalli.

    De qualquer forma, qualquer um dos 02 que se sagrarem tri-campeoes, na minha opiniao estao entre os maiores da historia sim.

    Abracos.

    • Angela disse:

      Desculpe me meter mas a Renault é a mesma benetton pela qual o Schumi tinha sido campeão em 1994 e 1995, inclusive com o mesmo Briatore no comando. A mesma que hoje é a lottus que venceu a corrida domingo passado.

      • Francisco M disse:

        E disputaram todos os títulos de 95 até 2003, né?? Tá de brincadeira, né?

        • Hugo disse:

          Não, ela quis dizer que a equipe já tinha um histórico de equipe vencedora…

          Oque era a Red bull? Sterwart e Jaguar…

          A Renault em 2005 correu sozinha… Ferrari fez um carro porco e McLaren com problemas de confiabilidade.

          Em 2006 tinha o melhor carro até o amortecedor de mola ser proibido… e se perdeu no fim do campeonato com um Alonso administrando a vantagem… Só foi campeão pelo motor estourado da Ferrari do Shumy no japão.

          Não entendo como todos endeusam o Alonso… Julgar o carro da Ferrari ruim pelo desempenho do Massa… deviam julgar o carro da RBR pelo desempenho do Webber

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>