MENU

26 de novembro de 2012 - 16:26F1

Terra de ninguém, 10

SÃO PAULO | Só um breve comentário a respeito de Vettel (foto tirada pelo esguio Bruno Terena) e de como a Red Bull o vê.

Acompanhei a corrida toda na casinha da Red Bull que fica no paddock de Interlagos. A equipe e a McLaren são as únicas que disponibilizam uma TV para quem estiver por ali. É claro que, no momento do acidente com Senna nas curvas iniciais, a apreensão tomou conta do lugar e houve um grande temor que ali estava acabado o campeonato do alemão. Voltas mais tarde, Vettel já aparecia em oitavo.

Neste momento, eu fiz uma intervenção qualquer durante a transmissão da Estadão/ESPN e uns dois ou três membros da Red Bull, naturalmente gringos, acompanharam. Um deles, então, veio me perguntar se eu era brasileiro ao ver o cubo do microfone — sem malícias, por favor. Dada a confirmação, não hesitou em dizer: “Vettel é o novo Senna”.

Os dois do lado sorriram e assentiram. Ao que tudo indica, é comentário recorrente ali entre eles. E Vettel chegou ao mesmo número de títulos do brasileiro voltas mais tarde.

34 comentários

  1. Alan Borghini disse:

    Em 40 anos acompanhando Formula 1, nunca vi um piloto fazer o que o Vettel fez. É um assombro. Ganhou com equipe pequena e com equipe média, sem nunca ter pilotado por uma equipe grande. Seus resultados é que engrandeceram a Red Bull, que era a 7ª força em 2008.

  2. Pedro Araújo disse:

    Concordo.

    Especialmente separando e levando em conta as características da F1 de cada época. Acho inclusive que o Vettel vai conquistar mais títulos do que o Senna conquistaria se não tivesse falecido precocemente.

    E o Vettel ainda traz a vantagem de não precisar vestir o personagem “cara perfeito”, coisa que o Senna vestiu muito bem à época. O Vettel se adapta naturalmente às necessidades de mercado e comportamento cobradas de um piloto na F1 hoje.

    O Senna sempre se policiava no comportamento e entrevistas. Nisso o Alonso se assemelha mais ao brasileiro, inclusive. Cada palavra é pensada e proferida com um objetivo específico…

  3. Edu disse:

    SENNE venceu pela primeira vez uma corrida na mesma idade em que VETTEL é 3 vezes camoeão mundial. O Vettel tem mais 5 ou 6 anos de vantagem para mostrar que é melhor que Senna.
    Vettel pulverizou todos os recordes da F1, o moleque é super precoce.
    Vamos ver e sem fanatismos. Quem realmente viu Senna correr, não tem tanta certeza assim que ele seria mais do que TRI. Levou pau das Willians, depois da BEnetton, e certamente levaria da Ferrari. Sem fanatismos.

    • Roberto Andrade disse:

      Isso mesmo Edu, essa frase resume tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!! “Quem realmente viu Senna correr, não tem tanta certeza assim que ele seria mais do que TRI. Levou pau das Willians, depois da BEnetton, e certamente levaria da Ferrari. Sem fanatismos” Sem mais meretíssimo!!!!!!!!!!!!! e você apontou bem porque em todos os anos ele podia ter sido campeão, como em 1987 que tinha motor honda, 93, que tinha um carro muito bom!!!!!!!!!! e sem falar que já começou 1994 com carro de outro planeta e sendo humilhado pelo Schumy!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Mauricio disse:

    Estava pensando justamente nisso. realmente os estilos se assemelham muito.

  5. Roberto Andrade disse:

    huehuahuehuauaeauaueae, npvo Senna, claro, porque consiguiu os mesmos títulos do senninha, uhaeuheauheauhea, mais nunca vão comparar ele com Schumacher porque SCHUMACHER Não tem novo, segundo, outro… só um, o MAIOR DE TODOOOOOSSSS!!!!!! o cara que ganhou campeonatos com carros inferiores por 4 vezes (94, 95, 2000 e 2003) e nas 3 vezes que teve melhor carro, simplismente massacrou a tudo e a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Luis disse:

    É uma comparação injusta. Eu sinceramente sou a favor do desendeusamento do Senna, mas o Ayrton, se fosse resumido a uma palavra, seria “obstinado”. Toda corrida era a vitória ou nada para ele, o que inclusive pode repercutir negativamente em seu retrospecto, mas ele era um sujeito extremamente dedicado à pilotagem, de uma forma que nunca foi vista igual. O Vettel é um bom piloto, mas não encarna esse tipo de imagem que o Senna tinha, até porque a capacidade de recuperação em corrida da Red Bull foi a mesma para o Vettel e para o Webber, em que os dois chegaram às últimas posições e terminaram nos pontos.

    • Luis disse:

      Melhor eu colocar uns adendos: é injusto porque os dois pilotos são bem diferentes. No aspecto da luta com um carro inferior para uma disputa de título, o Alonso foi mais parecido com o Senna do que o Vettel. Existe espaço para fazer comparações maiores e mais complexas também, mas ao meu ver o Vettel nunca foi conhecido por ser do jeito que o Ayrton Senna era, simples assim.

  7. Hugo Becker disse:

    Fato. No talento descomunal, na precocidade (guardadas as proporções do que era “precocidade” qdo Senna surgiu) e também no carisma quase imbatível, na chatice dos seus papos de bom moço e na pose de santo imaculado.

    Vettel = Senna, nos prós e nos contras.

  8. Harry disse:

    Victor,
    Perfeito! Mas tomara que Vettel não crie viuvas.
    Parabéns pelo ótimo trabalho.
    Harry

  9. Pedro Simoes disse:

    Pode ser sim. Só não concordo que o Schumacher é melhor que o Senna. Nem que o prost, nem que o Alonso. O Vettel, apesar de alguns privilégios, esse ano mostrou que pode ser o melhor de todos.

  10. Renato disse:

    Se ele é o novo Senna, não sei, mas, um amigo que estava em Interlagos me disse que ele um cara muito gente boa. Não nega autógrafos, está sempre rindo; um garotão.

    Já Alonso, disse também, não fala com ninguém, nega autógrafo, enfim, vive numa redoma. Tipo estrela.

    Mas, ontem, não foi a dele que brilhou. Aliás, nem no ano passado. Melhor começar a rever seus conceitos. Sua sorte parece que anda meio cansada.

    Indico a ele um ano pilotando a HRT. É ótimo pra humildade ver o mundo de máquinas passar a sua frente como se pilotasse um fusquinha.

    • Victor disse:

      Ferrari desse ano começou o ano a meio caminho da HRT e ele ainda conseguiu brigar pelo título…
      Discordo desse conceito que “a humildade é uma marca dos campeões” (como se escuta por aí), embora uma dose dela nunca faça muito mal. Alonsito pode ser duro de lidar, mas é um baita piloto. No fundo, é isso que importa.

  11. Pedro Paulo disse:

    Bem, vejo Vettel com potencial pra se tornar o maior vencedor da história, mas pra mim ele nunca será o melhor de todos os tempos até porque é meio impossível dizer isso, daqueles que acompanhei o Senna e o Michael são os melhores… e a diferença dos carros em cada época também é absurda… sinto falta da época em que se mudava a marcha manualmente, segurando o volante com uma mão só, o som do carro era fascinante… XD

    • Billy disse:

      Cara, mudar marchas manualmente era praticamente a única coisa que eles faziam. Hoje, há tantas coisas que podem ser ajustadas no volante que os pilotos precisam de um verdadeiro manual para entender todas as funções.

  12. Fernando disse:

    Está ficando notório que ele tem um talento muito parecido com o de Senna, ao mesmo tempo em que vem quebrando recorde atrás de recorde. Não duvido que ele supere as marcas de Michael Schumacher, projeção que comecei a fazer depois do bicampeonato em 2010.

    Talvez Vettel seja incontestavelmente o maior de todos os tempos, mas ainda é cedo pra afirmar. Ao menos no meu Top 10 da história, ele entra com facilidade.

  13. Gustavo Alves disse:

    Interessante o fato dos integrantes da equipe o compararem a Senna e não ao compatriota possuidor de sete títulos, talvez por ficarem sabendo que você é brasileiro apenas… mas de todo modo, sempre que alguém aparece como Vettel, desde o início da carreira vencendo corridas, conquistando pódios por equipes menores e ganhando tudo que pode sempre, o relacionam com Senna.
    Victor, “coleciono” corridas de F1 desde 1989, neste final de semana foi obrigado a viajar, assisti a corrida onde estava, porém, o aparelho que deixei programado para gravar a prova não o fez, pelo que vi agora deve ter ocorrido queda de energia… justo na última do ano, na decisão do campeonato, ainda mais do jeito que foi ….
    Será que você não sabe de algum “site” em que eu possa baixar a corrida completa, ou outra forma de consegui-la?
    Parabéns pelo trabalho do Grande Premio.
    Abraço.

  14. Pedro disse:

    Vettel é um bom piloto com um carro excepcional, queria ver seu desempenho pilotando um carro inferior como a Ferrari com a qual Alonso realizou milagres esse ano, vale mencionar que, Senna… só existiu um!

    • João disse:

      E o Bruno Senna? E a Viviane Senna? E o Leonardo Senna? E o sr. Milton Senna? E a Mega Sena? E a Super Sena? E o rio Sena? Estou confuso.

    • Andre disse:

      Amigão, quantas corridas o Senna ganhou um carro médio (nem precisa ser ruim)?

    • Pauloti disse:

      Ganhar com uma Toro Rosso (antiga Minardi) no primeiro ano que correu de verdade não basta?

      Até parece que a red bull era imbativel antes do Vettel.

      Na quarta corrida pela equipe, venceu, no ano de estreia foi vice-campeao, na sua SEGUNDA temporada completa;

      Com a idade dele hoje, nenhum piloto tinha o que ele já conquistou.

      O Alonso, é um pilotaço, mas para mim o melhor é quem ganha o campeonato e nos ultimos tres anos todos sabem quem ganhou.

      Eu nem duvido que o Alonso acabe a carreira na Ferrari sem conseguir mais um titulo.

    • Pablo disse:

      Onde o amigo estava em 2008 quando o Vettel fez milagres com a Toro Rosso?

  15. Fabricio disse:

    Que parece não há a menor sombra de dúvidas, ainda mais depois da corrida de ontem, que remeteu diretamente à Suzuka 88.
    Vettel tem o mesmo estilo arrojado do Senna, vai pra dentro, assume os riscos. Me empolga muito mais a pilotagem do Vettel do que a do Alonso ou do Schumacher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>