Por outro lado
SÃO PAULO | Chega comunicado informando que a SKY TV é a mais nova patrocinadora da carreira de Nasr, que, vejam, ainda está na GP2 e vai fazer seu segundo ano na categoria.
A empresa de telecomunicações se junta ao Banco do Brasil — maior instituição bancária do país — e à OGX — petrolífera de Eike Batista — como apoiadoras de Felipe, cuja carreira é administrada por seu tio, Amir, homem de décadas de esporte e que sempre soube o quanto é duro batalhar por patrocínios no Brasil.
Mas é perceptível como as coisas são bem feitas neste caso — e como os patrocínios são fortes; nada de porcaria. Que quando o projeto é exposto às claras e se tem interesse de buscar investidores corretos, a coisa flui. Enquanto isso, Razia sofre as consequências de um planejamento mal feito e se vê na agrura da resolução de seu caso de não pagamento à Marussia sem poder sequer andar no carro.
Não só pelo talento, que é alto, é por isso que Nasr vai chegar com relativa tranquilidade à F1, sem perrengue ou aborrecimento.
Caramba, espero que tudo dê certo para o Nasr. Ele fez uma estréia muito boa na GP2. Agora que ele conhece bem o carro ele vai deslanchar. Eu queria mesmo é ver outro Felipe, o Guimarães na F1. Aquele corre muito. : )
A Globo e sua eterna busca por campeões,agora a bola da vez é o tal do Razia que não anda,que não tem tipo de campeão mas adora um microfone tipo Rubinho, a eterna promessa.Razia está na F-1 graças a dinheirama suspeita cavada no interior baiano e não por seu talento,talvez seja um piloto razoável mas nunca será de primeira linha.É a maldição do microfone,quem fala demais não anda bem.Já Nasr que não caiu ainda nos encantos da mídia oportunista vem fazendo uma carreira mais sólida e muito mais vitoriosa,coisa que poucos sabem.Afinal a estrela do momento é Razia.Viva a Globo.
o felipe é um piloto diferente, acima da média e por isso é procurado pelas grandes equipes da F1. Quanto ao Bruno vai fazer uma ótima carreira no endurance.
O que não podemos é ficar falando que esse é ruim esse é aquilo só de ter chego na F1 ja é uma vitória.
A negada desce o pau no Eike Batista, mas em diversos eventos esportivos e culturais quem paga a conta é ele….
Pelo jeito meu caro colega tem bola de cristal. Como vc sabe que ele vai chegar a F1 com relativa tranquilidade?, a F1 atual permite fazer essas previsões?. Nelsinho Piquet era mto mais talentoso que o Nasr…não vingou!
B.Senna com um forte apoio financeiro foi engolido pela politicagem e o Di Grassi que chegou a bater o Glock tb não teve oportunidade, talentos ambos tinham.
Não adianta ter só talento, vai ter que trazer um forte patrocínio e ainda entrar no jogo da politicagem.
VM responde: “Não adianta ter só talento, vai ter que trazer um forte patrocínio…” Porra, se você mesmo tá concordando comigo, você tem bola de cristal também…
Porra, pq não descreve a minha frase inteira….e a politicagem, esqueceu dela?….vou destacar pra ti que pelo jeito deve ser cegueta:
POLICAGEM!…isso tb conta na F1…quer que eu desenhe?!?!..
VM responde: Por favor, desenhe uma policagem pra mim e os demais leitores.
Porra!, p/ quem diz ser jornalista de automobilismo vou mesmo ter que desenhar pra vc?!…geralmente se faz isso p/ iniciantes, aqueles que nunca acompanharam F1, esse é seu caso?…uauu!!!!
VM responde: Tô vendo que, pelo jeito, eu (ou o povo que tá lendo) é que vai ter que desenhar pra você desde onde você não entendeu…
Abner…fora os patrocinadores e também o talento do Felipe Nasr, que inclusive, é amigo pessoal do Nalsinho Piquet, ele tem além do tio, o mesmo empresário do Raikkonen, e isso o mantém com excelentes contatos dentro da F-1. Por tudo o que ele já fez na pista, por tudo o que faz fora dela, ele vai chegar tranquilo como o Victor disse mesmo.
Aí está, vai de encontro ao que falei, o empresário dele já conhece os trâmites, o lado político da F1…isso esse tal Vitor não falou.
VM responde: Ai, esse tal Vitor, viu? Que danadinho.
Eu não sei qual o critério que o Abner usou para dizer que o Nelsinho é melhor que o Felipe? No desafio das estrelas o Felipe chegou na frente do Nelsinho nas 2 baterias, em Daytona a volta mais rápida do carro que eles estavam dividindo foi do Felipe. Falando nisso, quem estragou a corrida deles em Daytona foi o Nelsinho ao bater no muro na saída dos box.
Quantos títulos o Razia tem? Tem um vice campeonato em uma categoria que ele já estava a 5 temporadas. Já o Felipe foi campeão em todas as categorias que correu (F-BMW no 1º ano e F3 no 2º anos). Acho que é por isso que um tem patrocínio e o outro não
Só uma correção…Razia foi vice da GP2 em seu 4° ano lá…quem estava no 5°, foi o campeão Davide Valsecchi.
Parabéns pra ele e empresario, e certo por parte das empresas. Mostrou talento, ganhou, tem q ter apoio. E a coisa é cara mesmo.
Se olhar o quanto o BB gasta com outros patrocínios, isso é um valor insignificante.
É o minimo pra um garoto que está “devolvendo” na pista.
Victor, realmente ainda não consigo entender o porquê de o Razia não ter apoio. Como disse o colega abaixo, o Di Grassi também teve pouco. Pessoalmente acho o Razia, enquanto piloto, extremamente profissional…ótima comunicação com seus fãs, basta ver seu canal no Youtube, o Drive Riot. Porquê tanta preferência pelo Nars, se ele ainda nem chegou na F1? Será que foi a história da grilagem? Quem são os responsáveis pela carreira de Razia? Abç!
Porque o Razia ficou 4 anos na GP2 sem título, então é um produto sem título, talvez sem chances de título e com pais com imagem suja.
Ta la
No diario oficial! Sao 4.300.000 estalecas par felipe nasr! So do BB!eh
Muito mutretagem!
Vc acha mutreta tb o BB patrocinar o volei de praia? Fut-volei? E o Futebol de praia? Então, por que não o Automobilismo? Já que o BB quer lançar-se na bolsa fora do país!
Onde está a mutretagem nisso? É muito fácil reclamar, né?
A grande verdade disso tudo é que Felipe Nasr foi o único brasileiro nesses últimos tempos que chegou nas categorias de acesso e no primeiro ano aprendeu (indo sempre muito bem com vitórias) e no ano seguinte foi campeão, assim como Hamilton.
Quando o cara é bom mesmo e bem assessorado as coisas fluem naturalmente, as empresas procuram e não o contrário.
É preciso saber escolher, isso é fundamental, por ex. o Di Grassi aceitou entrar no programa de jovens pilotos da Renault em 2004, na minha opinião isso é retrocesso (assim como Farfus na BMW), já o Nasr recusou o convite da Red Bull para entrar no seu programa de jovens pilotos para ficar com o empresário Steve Robertson (Raikkonen e Button).
Tenho absoluta ctz que esse cara chegará a F1 numa boa equipe podendo mostrar realmente o seu talento, o que de certa forma não aconteceu com Di Grassi, mesmo este sendo um grande piloto e com potêncial…
Victor
Você acha que a familia de Razia em esquema com marcos valério e esses patrocinadores que segundo o flavio gomes com endereços digamos “estranhos”, sendo agora trocado por Petrov…seu nome não vai ficar banido de vez da F1…como uns Yamamoto, Yde, Albers da vida
Patrocinio para a Gp2 é em torno de 3 milhões de dólares, na WSR 3.5 o valor é pela metade. O Nasr terminando no Top 3, fazendo um bom campeonato (vitorias) e mostrando potencial, chega sim… inclusive acho que tem possibilidades em Sauber, Toro Rosso e quem sabe até mesmo Lotus (dependendo da temporada do Grosjean) sem contar nas nanicas (mas me surpreenderia muito)
patrocinio para gp2 é uma coisa para a F-1 é outro bem maior mesmo.
Não é bem o planejamento nesse caso. é questão de poder aquisitivo. Enquanto a mídia no geral só falava no felipe, o Razia dentro da pista , mesmo com carro inferior, mostrou ser melhor. Eu acompanhei isso na GP2.
Era obrigação do Razia andar mais que o Nasr, o cara já estava na quarta temporada dele na GP2…
Se viu isso mesmo, deveria saber que o que o Razia fez, em seu 4° ano, era não só obrigação como deveria ser sido bem menos afoito na corrida de Monza, onde jogou o título fora de maneira bisonha.
Ótimo, com certeza os patrocinadores não irão se arrepender e (espero) manterão o apoio quando o rapaz conseguir uma vaga na F1.
O Banco do Brasil presta contas sobre o valor do aporte?
Claro. É empresa de capital aberto. Tem muitos sócios que irão cobrar o resultado desse aporte.
Victor, vc acha que esse planejamento será capaz de conseguir q ele direto em uma equipe do meio do grid?
VM responde: Não tenho a menor dúvida. Surpreenderia se ele aparecesse numa Marussia ou Caterham. A grana de apoio é suficiente, no mínimo, para uma Force India da vida.
Mas além de Razia, o Di Grassi também sofreu com a falta de patrocinadores. No caso, os empresários dos dois são ruins?
Eu acho que não é apenas planejamento, é nome e marketing que é feito em cima do piloto. O Lucas di Grassi é muito melhor que o Bruno Senna e o o nome Senna falou mais alto… Lembrei-me que o di Grassi foi terceiro colocado (a poucos pontos de Senna) tendo começado o campeonato com 3 ou 4 provas de atraso.
lucas di grassi é piloto top que com carro bom nas maos anda de igual para igual com qualquer piloto top da formula 1, só nao teve dinheiro pra poder sentar em carro.
.
Nossa……………………pelo visto vce achou um Jim Clark tupiniquim..banca o ze então..banca,..Caramba…
Exatamente, GP2 de 2008, Di Grassi correndo pela Manor.
Que eu saiba a Manor nunca teve time na gp2, foi na campos não foi?
Assim como o Razia era muito mais experiente que o Nars ano passado, o Di Grassi tinha mais experiência que o Senna em 2008, ou estou enganado? O Di Grassi não é essa Coca Cola toda tb né… bom piloto, talvez melhor que o Senna, mas nada demais. Seria um nível Sutil, Fisichella, Trulli da vida.
O Bruno Senna esteve melhor do que o Di Grassi no teste com a Honda e na GP2 o Bruno tambem tinha menos experiencia. Ambos sao bons. O Di Grassi foi 17.º na sua estreia na GP2 e no ano seguinte teve dinheiro para ir para a equipa Campea, sendo vice-campeao (2007). O Bruno foi 8.º no seu primeiro ano de GP2 (melhor ate do que o Nasr, que foi 10.º) e no ano seguinte tambem teve dinheiro para ir para a equipa Campea, sendo tambem vice-campeao (2008).
Na F1 o nome Senna nao ajudou o Bruno na altura certa (fez muito mais do que o Damon Hill nas categorias de acesso e poderia fazer melhor tambem na F1 se tivesse oportunidades semelhantes – pelos resultados merecia mais entrar na Brawn em 2009 do que o Hill mereceu entrar como titular na Williams em 1993).
Quanto ao Di Grassi, sendo um piloto do mesmo (bom) nivel do Bruno Senna e sendo ambos da mesma altura, dificilmente teria alguma chance real na F1. Isso nao devia ser razao para adeptos seus culparem o Bruno de forma demagogica. Mesmo na unica oportunidade real que o Bruno teve na F1 (com a Williams, na sua unica epoca completa com um carro decente), dificilmente o Di Grassi faria melhor (ou muito melhor) nas mesmas circunstancias, perdendo 15 treinos livres. De qualquer forma o destino seria igual, sairia no final do ano para dar lugar ao Valtteri Bottas.
Colega…sempre que andaram juntos, o Bruno andou na frente do Di Grassi…como você diz que o cara é muito melhor que o outro?! Embora este não seja o tema dos comentários.