MENU

29 de março de 2014 - 18:20Sem categoria

Aqui se faz, aqui Sepang, 2

SÃO PAULO | A chuva de fazer inveja para qualquer Sistema Cantareira é boa sempre para dar uma embaralhada no grid e criar algumas expectativas e situações novas, mas tem mascarado a realidade da F1. A classificação em tempo seco em Sepang naturalmente traria a situação real dos carros, algo que já se queria ver em Melbourne – muito embora Hamilton e Vettel pareceriam donos da primeira fila se não estivesse molhada a pista.

O TL3 da manhã foi um engano total. Quando se olhou para os tempos e se viu longe a Mercedes do resto, logo se concluiu que a F1 deste ano seria um passeio para a Mercedes. Mas era só comparar com o TL2 de ontem para verificar o ponto: Rosberg e Hamilton haviam sido 0s9 melhores da sexta para o sábado; em compensação, Räikkönen e Bottas pioraram 0s2; Vettel, 0s4; Ricciardo, 0s5; e Massa e Alonso, 0s6. Aí, claro, a diferença é absurda.

Na chuva, é possível ver bem que Mercedes e Red Bull têm os carros mais bem feitos. O problema da segunda é, ainda, o motor um pouco menos potente. Vettel consegue tirar no braço a questão. Ricciardo também não vem mal, é bom que se diga. O moleque risonho é bom. Ainda é imprudente colocá-los como favorita e tal, mas já se nota que a Red Bull se achou no campeonato. A Mercedes que aproveite logo essas primeiras corridas para abrir uma gordura, senão Sebastian vai lá e créu.

Então não tem muito essa história de o campeonato acabou, não. A Mercedes domina, mas a torcida canta: ô, a Red Bull chegou, ô, ô.

Em momentos do TC, a diferença de Mercedes e Red Bull para o resto era acima de 2s. A Ferrari é mediana nestas condições e a Williams, péssima. Não à toa, Massa foi só 13º e Bottas, 15º – também amparados por uma estratégia bem dicotômica da Williams, que decidia no jó-quen-pô se colocava intermediários ou ‘wets’. A Ferrari e a McLaren também estiveram na brincadeira que também tem pique-bandeira e amarelinha pra quem gosta de pular. E tem ali Hülkenberg, esse excelente, que sempre se põe ali no meio dos grandes. A Force India podia dar um carrinho melhor a ele. Pérez, coitado, olha que limbo.

“E Rosberg, esqueceu dele?” Outro coitado. Primeiro, colocam-no em meio ao dilúvio na tela da TV para o outro falar que ele estava comendo uma frutinha. É muita maldade. Mas o líder do campeonato não esteve muito à altura de Hamilton e Vettel, não, naquelas condições. No seco, há de ser adversário cerebral e ardiloso. Como dificilmente não vai chover, Nico e seu engenheiro vão ter de pensar muito bem na estratégia pós-paralisação da corrida – notem que Pai Zulu já me buzinou aqui o que vai acontecer; pelo jeito, vamos esperar uns bons 50 minutos como na classificação.

Só um pitaco ali no meio do pelotão: a Lotus quer que chova o tempo inteiro, né, porque esse carro, minha mãe do céu… e aquele otimismo que tinha visto no carro da Marussia, pode embrulhar e colocar ali no cesto de lixo orgânico, não reciclável. Não vai, não adianta. A Caterham, então, se honrar o que falou no começo do ano, está em contagem regressiva na F1 e vai tirar o time de campo.

Aos palpites de sempre: Hamilton parece com boas chances de vitória, apesar de que Vettel tem se mostrado um adversário bastante complicado no fim de semana. O pódio não deve sair muito além com Rosberg incluso – algo que lhe permitiria manter a liderança do Mundial. Interessante vai ser ver o que Magnutcho e Button, oitavo e décimo, podem fazer ali, talvez brigar bem com as Ferrari de Alonso-suspensão-d’ouro (quarto) e Räikkönen (sexto). Não sei se Hülk (sétimo) será concorrente para se manter ali, não, mas não seria surpresa ficar rondando o pão como a mosca que adora incomodar. E deve ser igualmente legal acompanhar a recuperação de Massa e Bottas ali atrás.

A corrida há de ser boa. Melhor que a da Austrália, certamente.

2 comentários

  1. AGS disse:

    Resultado do GP..
    1 Hamilton.
    2 Fernando.
    3 Rosberg.
    4 Vettel.
    5 Riciardo.
    6 Bottas.
    7 Kimi
    8 Koba
    9 Suttil
    10 Button
    11 Manussen
    12 Babão Bueiro
    13 Caca Bueiro..
    14;;;
    15..
    16.. só ficou na pista esses que eu disse..rsss

  2. Francisco disse:

    Concordo, apenas coloco alonso no lugar de vetel, na foto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>