Briatore e Renault

SÃO PAULO | Uma fonte quente borbulhante, que se junta a uma outra que havia mencionado o fato, comentou há pouco ao Blog Victal que a Renault deve, sim, deixar a F1 em 2010. Mas no fundo, mudaria apenas a direção da equipe e a saída da marca. Porque o dono provavelmente será Flavio Briatore.

Não é de hoje que a Renault ameaça subir no telhado da F1. O brasileiro Carlos Ghosn, que preside a montadora, sempre se mostrou reticente quanto ao investimento na categoria, vez ou outra tendo a ideia de pegar o boné. Foi, aliás, algo que esteve por um triz de acontecer no fim do ano passado, com a avalanche que a crise mundial provocou na indústria de automóveis. A Renault viu o que aconteceu com a Honda e resolveu se segurar por mais um ano.

O início frágil de temporada fez os cabeças da equipe e da montadora terem uma série de reuniões em abril, fato citado por este blog, na velha forma, em 8 de maio. Aventou-se a possibilidade, novamente, de deserção, vendo que o carro de competição mal faria Fernando Alonso lutar pelo pódio e duramente estaria entre a zona de pontuação das corridas — fato que, na visão diretiva, influiria nas vendas dos veículos de passeio em todo mundo. A proposta, então verossímil, foi se aproximando da concretização.

Somou-se a isso a polêmica sobre as regras do ano que vem, com a tentativa da FIA em impor um limite orçamentário. Sempre contra, a Renault foi uma das líderes do movimento da Fota, vinculando-se à Ferrari no aviso de que deixariam a F1. Dias atrás, mandou uma carta aos patrocinadores, fornecedores e parceiros enfatizando que pode não estar na categoria em 2010. A Mutua Madrileña, uma das mais recentes apoiadoras do time, já avisou que não renova com a equipe, muito provavelmente já sabedora das intenções da montadora.  

E já que viu o exemplo da Honda no ano passado, o “espólio” da equipe seguirá o mesmo destino. Se a escuderia japonesa foi passada para o chefe e estrategista Ross Brawn, a Renault deve fazer o mesmo. Ou seja, Flavio Briatore tende a ser seu dono.

Na sexta-feira, a FIA divulga o nome das 13 equipes que vão correr na F1 na próxima temporada. Se a entidade e a Fota chegarem a um consenso sobre as regras, a Renault vai se inscrever. Mais para o fim do ano, começaria a se acertar para mudar sua razão social.

Comentários

  • Se o sr. Carlos Ghosn quer seu dinheirinho, ou da Renault, que seja, com o rendimentozinho garantido no fim do mês, deveria abrir uma caderneta de poupança.
    Tudo o que a Formula 1 NÃO precisa é de futrica e de quem fica nesse discurso “só-brinco-enquanto-eu-ganhar”.

  • O engraçado de tudo é que Toyota e Renault querem cair fora da categoria por conta do excesso de gastos, mas são contra que se imponha qualquer limite.
    Sem limites a Ferrari e Mercedes vencerão sempre. Pode ser uma idéia heterodoxa, mas que é contraditória com o discurso das Montadoras perdedoras é. No ritmo que está a F1 só sobreviverão Mercedes e Ferrari, pois não é de hoje que as montadoras como BMW, Toyota e Renault avisam que sem títulos vão se retirar da categoria.

    É curioso ver como essas montadoras acharam que bastava colocar um caminhão de dinheiro e, pronto, teriam um carro campeão.

    A BMW e Renault eram muito mais competitivas quando só forneciam motores e assistência à Williams. Por sinal, seria muito mais barato se só fornecessem motores.

    Vamos ver como se sai a Mercedes tendo que projetar um carro sem um gênio por trás. Será que daqui a pouco também começará a se questionar em relação ao investimento em produzir carro e motor?

    Teremos uma categoria que em poucos anos se tornará só Ferrari (Lembrem-se do ITC) contra uma categoria meio de segunda, a la IRL, e que daqui a 10 anos se juntará novamente? Quem vai gastar p/organizar um campeonato meio-a-meio com a Ferrari e tomar pau nas pistas durante temporadas consecutivas? A Renault, Toyota e BMW é que não vão.

  • Não acredito no Flavio Briatore como dono de equipe. Pra mim ele só é bom para exercer o poder, quando o dinheiro é dos outros. Botar o dele na reta? Duvido, e muito.

  • Notícia velha, que circulou na internet meses atrás, que já foi mais que desmentida (embora eu até acredite que possa acontecer). E você na maior cara de pau dá como um grande furo. Você é uma piada como jornalista…

    VM responde: Zeeenti, que nervosa.

  • Adoro quando alguém comenta da F-Indy comparando-a com a F-1. São muito emocionantes as corridas em circuito oval. Pode até ter muita ultrapassagem, mas vale lembrar que até onde eu sei os chassis são iguais e não há muita diferença nos motores. Ou seja, pequeninas diferenças. Uma mesmice só…
    Em compensação na F-1 ganha – apesar da parafernália tecnológica – quem tem mais competência em construir um bom carro e ter a sorte de ter bons pilotos.
    Sem contar que a categoria é bem mais seletiva com os pilotos.
    Alguém que gosta de F-1 sabe me dizer quem foi Montoya, Michael Andretti e algum outro “piloto, sic” quem tenha vindo da F-Indy?
    Alguém que gosta de F-Indy certamente se lembra do Emmerson Fittipaldi, Nigel Mansel…
    Bom, deixa pra lá, melhor não dar muito assunto pra alguém que gosta de ver corrida que mais parece um cachorro correndo atrás do próprio rabo.

  • acabar a F1? já acabou, mas enfim não teremos que ver o barrichelo. é horrível! e o massa se esperava tanto dele e… pqp os empresarios sugaram tudo que pôde dar.

  • A F1 está com seus dias contados.Quem viver,verá.Acho ótimo essa decadência.Fodam-se esses pilotos medíocrs:Felipe Massa,Barrichello,Nelsinho Angelo Piquet.TRES bostas da F1.

  • meu recado vai para o barrichelo,no meu entender ele esta sendo roubado pela mesma pessoa que antes na ferrare ,ca para nos o cara é um puta piloto sabe fazer um carrro e quem leva sempre é o preferido de ross broun,o mesmo uma vez declarou ter se arrependido ter contratado barrichelo,portanto tudo que ele poder fazer para tirar as vitorias do Rubinho pode ter certeza que ele o fara,como fez nesta ultima corrida,de onde que um cara tarimbado como rubinho ia deixar o carro morrer ,isto é obra de ross broun podem ter certeza disto.

  • Saudades da Brabham, Lotus, Benneton ( o carro colorido era show!), MacLaren, Tyrrel, March, Minardi, Williams,Toleman… eetaaa anos 80!!!! saudades Niki Lauda, Prost, Piquet ( o verdadeiro), Senna, Mansell, Patrese, Mario Andretti, Keke Rosberg… Bons tempos!!!!

  • A Fórmula 1 morreu junto com Senna, em 94. De lá prá cá, é porcaria em cima de porcaria, equipes e Ecclestone nunca chegam amistosamente a um acordo (sempre há alguma ameaça)…

    A F1, hoje, é um cadáver insepulto.

  • Vai ser difícil ver mais de uma equipe brigando pelo título na formula 1!! mais de duas então??nem pensar!!o mesmo acontece na briga por vitórias nas corridas depois de tantos anos vendo shumacher passear tranquilo,agora temos que aturar esse button e de novo um brasileiro coadjuvante.Eles mudam as regras,mas continua sem graça,parece até um jogo de cartas marcadas,nem vale a pena assistir isso.A renault e outras montadoras sabem disso e devagarinho vão caindo fora

  • Lamentavel o que vem acontecendo com a F1,se as grandes tao mal,vira baderna;Mas temos que concordar que a volta do pneu liso,diminuição tecnologica deu certo,vamo voltar pra os anos 70,80,lá o bixo pegava,no braço,vlw.

  • Eu não acredito que Flavio Briatore se tornará dono de equipe, no começo do ano li que ele pretende se aposentar no final dessa temporada, a menos que tenha mudado de planos. Enfim, meus palpites:

    – A Renault é vendida
    – Briatore vai cuidar de seus negócios
    – Alonso vai para a Ferrari
    – Nelsinho segue na nova equipe

  • Se isso for verdade, há diferenças suficientes para transformar a empreitada em fracasso, vamos a elas:

    1) O Briattore não é nenhum Ross Brawn, pouco entende de aerodinâmica, mecânica, estrtégias ou o que quer que seja. Se ele possuísse um átimo que fosse ao menos, de capacidade de gestão, de conduzir um time, a Renault já teria reagido nesse campeonato.

    2) No caso da Brawn houve um projeto que começou muito cedo em 2008 e baseado em mudança de regulamento. Houve um investimento enorme de dinheiro da Honda no projeto e muita gente envolvida.

    3) O projeto da Brawn também deu certo pela “iluminada” casualidade de ter que trocar o motor Honda por um Mercedez, bem melhor, analisando o âmbito geral.

    4) Houve aporte financeiro da Honda para que a operação continuasse.

    Do jeito que está colocado me parece que se rolar mesmo, o Briattore corre o risco de ser tão nanico quanto as equipes que ele desdenha voluptuosamente.

    Abração!

  • Não faz muito sentido essa saída da RENAULT. A briga não começou porque a FIA (MAX MOSLEY), quer limitar gastos e as equipes querem gastar para desenvolver os carros? Se for, então a desculpa deve ser outra. Na minha óptica é o seguinte: não estou vendendo carros, o investimento na F1 é alto e não estou tendo sucesso, portanto não tenho retorno, não tendo sucesso posso cair no descrédito e como a marca (RENAULT/NISSAN) já não vai muito bem das pernas é hora de sair com dignidade.

  • É muito interessante essa Fórmula-1, quando a Ferrari, MClaren e outras grandes estão no auge,Deus nos livre de mexer em algum regulamento. Agora que a Brown ganha todas, está aparecendo cada novidade. Isso tá parecendo jogo de bola de criança, que quando o dono da bola não ganha ou deixam de fora diz pegando a bola: “não brinco mais”.

  • Quem não tem saudade ….. Tyrrel, March, UOP Shadow, Brabham, Wolf, a verdadeira McLaren, Lotus do inesquecível Colin Chapman, Surtess e etc…. e porque não Fittipaldi com o nosso Coopersucar ?????? A grande maioria tinha motores da Ford Cosworth…… aí sim, o pega era de verdade…. mandava o braço e não o computador.
    Quem sabe ????? Os bons tempos da F1 “DEVE” voltar…..

  • é, o senhor Mosley está conseguindo… mantendo o poder sobre a F1, que é dele, e tirando as montadoras (que estavam conquistando força politica demais dentro da categoria) da jogada. No fundo só muda a latinha. O coco continua o mesmo

  • OLHA HÁ MUITO TEMPO JÁ NÃO EXISTE FÓRMULA 1, PORQUE NÃO COPIAM A INDY, COM BANDEIRA AMARELAS TORNANDO ASSIM A CORRIDA MAIS COMPETITIVA E NÃO AQUELA MONOTONIA DE SEMPRE SENÃO VEJAMOS A F-1 DE 2009 PRATICAMENTE JÁ ESTÁ DECIDIDA, QUE GRAÇA TEM ASSISTIR AO RESTANTE DAS PROVAS O GP DO BRASIL ESTE ANO CERTAMENTE SERÁ UM FIASCO, INVESTIRÃO UM MUNDO DE DINHEIRO PRA NADA SRS. MELHOREM SENÃO SEI NÃO

  • Ué…!!?? Vai sair por que??? Altos custos? Não há retorno?? Então por que ficam com o discurso de “F1 de grife”…”não é pra qualquer um”..”xô pobretonas postulantes à F1″..”F1 não é uma grande GP2″..etc.. Aposto que a Toyota vai sar pela mesma porta… FODAM-SE..
    Agora, quero ver se o Briatore garagista vai seguir a cartilha da F1-NASA da FOTA…..
    Como disse o Hans Stuck…as montadoras devem fornecer motores…e só (exceto Ferrari, que sempre fez carros).

  • Para que a categoria volte a ser mais interessante, deveriam fazer com os carros, pelo menos na aerodinâmica, fossem mais iguais, para que a disputa seja no braço do piloto e não no aparato tecnológico, pois isso faz com que a F! seja previsível ganhando sempre as mesmas escuderias e quase sempre os mesmos pilotos.