O pé de Moreno e a mentira de Briatore

SÃO PAULO | Trecho da entrevista que fiz com Roberto Moreno no ano passado, durante o Desafio das Estrelas de Kart, em Florianópolis, publicada no começo deste ano no Grande Prêmio:

GP: E até o Briatore chegar àquele bar em Nice para falar que você não correria mais na equipe dele [Benetton], o que aconteceu? Primeiro de tudo, como era seu contrato? Você era segundo piloto, tinha alguma restrição?
RM: Eles fizeram uma coisa tão em cima da hora que pegaram o contrato do Nelson, botaram meu nome, botaram meu valor e assinaram comigo. Então a única cláusula pela qual eles poderiam me tirar de lá era de que eu não era mentalmente ou fisicamente apto a dirigir. Eu tinha acabado de ser quarto colocado na Bélgica, fazendo a volta mais rápida, e eles vieram com essa, com a demissão. Quando você tem a Mercedes por trás, investindo o dinheiro que eles estavam aplicando, no (Karl) Wendlinger, no (Heinz-Harald) Frentzen e no Schumacher, quando tem aquele poder todo por trás, com interesses enormes, não tinha jeito.

GP: Sim, mas já que você era mental e fisicamente apto a dirigir, qual foi exatamente a desculpa que deram para tirar você da Benetton?
RM: Na quarta-feira antes da corrida de Monza, eu já deveria estar viajando e ele quis me encontrar no aeroporto de Nice. Fui encontrá-lo naquele bar, e ele me disse: “A gente vai botar o Schumacher a partir dessa corrida. A gente vai te pagar normal. Aconselho você a ficar em casa, diga que você machucou o pé, e a gente bota o Schumacher no seu lugar.”

Comentários

  • AS PESSOAS VIVEM EM UM MUNDO QUE TEM SUAS POLITICAS, SUAS REGRAS, SEUS JOGOS, SUAS SUJEIRAS, MAS ENQUANTO FAZEM PARTE DELE, NADA DIZEM, ACEITAM TODO TIPO DE CONDIÇÕES QUE LHES FOREM IMPORTAS. QUANDO SÃO COLOCADAS PARA ESCANTEI, PARTEM PARA TENTAR NA REALIDADE A VOLTA AO GRUPO, NÃO CONSEGUINDO, USAM O ARGUMENTO QUE O PEQUETZINHO ESTÁ USANDO. ALIAIS ESTÁ NA HORA DE ALGUEM REPETIR A FRAZE DE PEQUETZÃO H[Á ALGUNS ANO, QUANDO DISSE QUE O BRASIL NÃO TINHA NENHUM PILOTO CAPAZ DE SER CAMPIÃO NA F1, O FILHO DELE HOJE É UM DELES, SE FOSSE BOM, ESTARIA VENCENDO E EMPREGADO, NÃO ESTÁ PORQUE É RUIM E AINDA ESTÁ USANDO DE MAL CARATISMO, SE ELE FOSSE UM PILOTO SERIO NÃO TERIA PARTICIPADO DO GOLPE. SE ELE ABRE A BOCA NAQUELE TEMPO HOJE ESTARIA SEGURO, MAS PREFERIO PARTICIPAR DA MAFIA É TÃO CULPADO QUANTO ALONSO E O BRIATTORE. O PIQUET PAI FOI UM CAMPEÃO DE VERDADE, DEVVERIA ACEITAR QUE O FILHO NÃO VAI SER IGUAL A ELE E EVITAR DESGASTE DE SUA IMAGEM E DO PROPRIO FILHO.

  • Eu lembro que o Moreno estava cheio de problemas de saúde. Vomitava dentro do capacete em todas as corridas… Por que não processou se tinha contrato?

  • FLÁVIO BRIATTORE É UM EXEMPLO DE ANTI-ÉTICA E IRRESPONSABILIDADE. O SCHUMACHER CORRERIA POR QUALQUER EQUIPE E PODERIA TER SIDO CAMPEÃO SEM A BENETTON. O DINHEIRO DA MERCEDEZ REPRESENTAVA UMA OFERTA TENTADORA E ESTIMULADORA DE UM GRANDE PROJETO A SER EXECUTADO POR QUALQUER EQUIPE.
    PARA QUEM NÃO ACREDITAVA EM PIQUET, QUE AFIRMAVA QUE O ITALIANO SEMPRE, MINUTOS ANTES DA LARGADA, PRESSIONAVA-O MENCIONANDO DETERMINADAS CLÁUSULAS CONTRATUAIS, EIS DO QUE BRIATTORE DE FATO É CAPAZ.
    ESSE ITALIANO QUASE DESTRUIU A CARREIRA DO GIANCARLO FISICHELLA.
    SE O BRIATTORE FOSSE TÃO INDISPENSÁVEL COMO ALGUNS PENSAM, POR QUE NUNCA TRABALHOU PARA A FERRARI?

  • Victor, Não vi ninguém comentar, mas lembro que quando Nelsinho desceu do carro em Cingapura, disse, na TV: não entendi nada. meu pneus estavam granulando, e pelo rádio me mandaram acelerar, com insistência.
    Me parece bem plausível desta forma. Bom, inocenta Nelsinho.

  • Muito interessante a entrevista que o Moreno deu neste site tempos atrás. E o Briatore, bem… É o Briatore.
    Se for defenestrado da F1, não fará falta alguma.

  • Pilantra e canalha esse Briatore – mesmo que essa estoria toda de Cingapura nao seja verdade e/ou nunca seja comprovada espero que a Renault lhe de um belo pe’ na bunda em breve. Aqui se faz aqui se paga.

  • O Briatore não é flor que se cheire. Mas acho que todo mundo está mirando só para ele, por causa deste lance de Cingapura no ano passado.

    Vai me dizer que o Ron Dennis não é da mesma laia? Ou Ecclestone, o Max Mosley, esse pessoal da BMW…

    Quando rola dinheiro, já viu, né.