Marussia e Virgin

SÃO PAULO | O anúncio que a Virgin vai fazer amanhã em Abu Dhabi a partir das 5h30 (horário de Brasília) deve estar relacionado com o fim de suas atividades na F1 após um mísero e miserável ano. Um acordo de venda da maior parte da equipe para a Marussia Motors está praticamente acertado. Marussia, claro, da Rússia.

A Virgin, que tem — ou teve, no caso — um ano de vida vai passar a ser controlada por uma empresa que tem só dois anos. A Marussia é a primeira fabricante de carros esportivos daquele país. Por trás de seu nascimento está Nikolai Vladimirovich Fomenko, muito prazer.

Fomenko tem 48 anos e vem de São Petersburgo — quando nasceu, ainda era Leningrado. Foi músico e comediante, passou a apresentador de TV e também se meteu a ser piloto. Um Otávio Mesquita do Kremlin, mal comparando. Enquanto comandava um talk-show e a versão local do programa ‘Top Gear’, deu vida à Marussia Motors no ano passado. Habituado ao entretenimento, resolveu que seus carros esportivos — dos quais também se envolve no desenho — devessem levar pelo menos quatro câmeras. Não à toa, uma das propostas de sua chegada à F1 está na promoção do GP da Rússia, já confirmado a partir de 2014 na cidade de Sochi, concomitante à realização dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Até que Fomenko tem certo currículo no automobilismo. Não por suas conquistas, evidente, Fomenko nunca houve de vencer. O piloto Nikolai participou de seis campeonatos da antiga versão do FIA GT entre 2000 e 2005 e chegou a correr ao lado dos franceses Christophe Bouchut e Nicolas Minassian de Ferrari. O histórico também mostra as 24 Horas de Daytona de 2003 e, vejam vocês, duas 24 Horas de Le Mans, 2004 e 2005. Ao menos tal vivência nas pistas serviu para que os modelos B1, B2 e F2 SUV saíssem da fábrica em Moscou com um monocoque de alumínio para aumentar a segurança do motorista e dos demais passageiros, como se vê no crash-test abaixo:

Agrada demais à Marussia a parceria que a Virgin tem com a Cosworth. É que todos os motores da montadora russa são cofabricados pela empresa britânica de propriedade de Kevin Kalkhoven — V6 de 3,5 L. A Cosworth voltou à F1 nesta temporada via FIA e seu programa de tentativa de corte de custos e empurra os carros das novatas — além da Virgin, Hispania e Lotus — e da Williams.

A Marussia tem sido patrocinadora da Virgin desde o começo da temporada. Seu nome está no bico dos carros de Timo Glock e Lucas Di Grassi. Que, então, estão ameaçados de continuar lá, o que não é novidade para ninguém. Di Grassi tem a vaga ameaçada pela grana forte de Jerôme D’Ambrosio. Já falam que Giedo van der Garde pode tomar o lugar de Timo Glock. Mas com um russo no comando, querendo promover um país, é bem provável que Mikhail Aleshin ou Vitaly Petrov, se for chutado da Renault, apareçam por lá em 2011.

Comentários

  • Ah, só complementando: quero ver se o Bichard Branson vai cumprir aquela aposta com o Fernandes de se vestir como aeromoça! Fanfarrão……

    E Victor Neztor, pelo tom de voz do Galvão Bueno, já percebi que a RGT, ano que vem, adotará a sigla MV(R)T. Bando de frouxos.

  • Acho que Di Grassi e Glock fuuuuu.
    O cara vai querer dois Russos na equipe e a grana que eles vão trazer.
    Agora me explica uma coisa … como que um comediante e apresentador de TV monta do zero uma companhia que fabrica carros de alta performance e compra uma equipe de F1 … ou o cara já é rico ou tem laranja (máfia) por trás.

  • Bem, nao acho que tenha sido um caso de venda e sim de defloramento, ou seja, uma equipe no ano de estreia e virgin, ja no segundo ano e uma marussia. Que em russo significa, marota, esperta…

  • Todas as novatas estão mostrando capacidade de fazer negócios buscando melhorias técnicas ou financeiras isso é ótimo , uma vez que f1 atual é mais mesa de negócios que esporte, excluam os taurinos, e pelo menos mostram sinais de vitalidade, embora não criem expectativa alguma de resultados decentes.

  • Fantástica notícia! As camisas vão cair de preço e vou poder comprar a minha! \o/

    Bom, pelo jeito vai mudar só o patrocinador que dá nome do time. Vai continuar sendo a Manor do mesmo jeito. Certo eles, o Branson achou que tava fazendo um favor deixando eles usarem o nome Virgin e não injetava porra nenhuma na equipe.

  • Victor, o Joe Saward tá dando outra notícia sobre a Virgin no blog dele, sobre um acordo de longo termo com um patrocinador inclusive, ao que parece, envolvendo o grupo Virgin como um todo. E aí? Muda alguma coisa?

  • Alto lá, cara pálida.

    A QNet que acaba de ser anunciada como patrocinadora de médio prazo disse-se muito satisfeita em iniciar uma parceria com a Virgin (não com o time, mas com o ganha pão de Mr Branson) uma vez que associação com a marca britânica faz bastante sentido para a empresa de vendas.

    Em seu portal corporativo há inclusive uma propaganda indicando o anúncio de amanhã onde lê-se “O legado continua… a bandeira cai nesta quinta…”

    Vejam, trata´se da segunda imagem do slider: http://www.qnet.net/en/

    O jornalista e chato Joe Saward também fez comentários a respeito, vale conferir:

    http://joesaward.wordpress.com/2010/11/10/a-new-deal-for-virgin/

    A intervenção da Marussia na Virgin pode até acontecer, mas segundo o próprio Nikolai Fomenko o prazo seria até 2012.

    De qualquer forma prefiro aguardar o anúncio.

  • Decepcionante essa saída prematura da Virgin, o que mostra que o Bernie tem lá a sua razão quando critica as novatas (só não tem razão quando lembramos que estas entraram por um processo seletivo mal organizado e pra lá de suspeito organizado pelo próprio Bernie).

    Quanto ao Di Grassi ficar a pé, sinceramente acho que ele, tal qual o Bruno Senna, não fizeram absolutamente nada que justificasse realmente sua presença no ano que vem (ok, o carro dos dois era ruim, mas nenhum dos dois conseguiu se destacar de maneira consistente perante seus companheiros).

    Quanto ao Timo ficar a pé, acho verdadeiramente uma pena, pois o considero um bom piloto. O ideal para 2011 seria que o Kobayashi fosse para o lugar do ridículo Petrov e o Timo fosse para o lugar do Koba na Sauber.

  • 1) O logo parece o Optimus Prime;
    2) “Foi músico e comediante”. EITA! Ele é Trololó Man???
    3) Falando sério, Richard Branson, o senhor é um fraco! Olha a futura Spyker aí…

  • Victor,

    Pode ser uma total viagem, mas vc tem condições de apurar melhor… Com todas essas mexidas com relação à Renault ser comprada pela Proton-Lotus, e agora essa da Marussia comprando a Virgin, será q a Lotus-Renault com a qual o Senna esta negociando não seria a Renault atual para o lugar do Petrov, q, sem assento, iria para a Marussia??

  • Esse Richard Branson não pode ser levado a sério em termos de F1, é (foi) um fanfarrão. Se este negócio realmente se concretizar, deveria ser proibido de pisar em qualquer autódromo do mundo e obrigado a tentar mais uma volta ao mundo de balão, ou servir de aeromoço no primeiro vôo da Virgin Galactic. Esses caras são predadores do esporte.

  • Choquei. Tudo bem, a Virgin teve um ano completamente fail, mas pensava que pelo fato do dono ser cheio da grana (apesar de não saber gastar) a equipe continuaria por pelo menos mais um ano antes de pedir pra sair. Será que lá vem mais uma equipe “só pra encher o grid”?

    • Se a RGT nao pode falar “Virgin”, que mal mal tem negocios por aqui, por que falaria Marussia? vai ser MMT.

      Agora eu nao entendo pq nao pode falar Red Bull e Toro Roso, mas pode mostrar os carros com a marca estampada, os pilotos com os macacões com escrito e Logomarca de todo tamanho, tomando as latinhas e usando bones o tempo todo.

  • Peraí.. Se de fato a atual Lotus passar a se chamar 1Malasya e a Virgin Marrusia quer dizer que a estreante de 2010 com maior comprometimento com a Formula 1 será a HISPÂNIA? Que mundo louco, este.