MENU

16 de novembro de 2010 - 15:57F1

Comando mau

SÃO PAULO | Dois dias depois de a Ferrari ajudar Alonso a perder o campeonato de 2010, a equipe lida com outro problema.

Ainda que em fase inicial, Jules Bianchi, que muitos tratam como promessa e tal, conseguiu andar pior que Virgin e Hispania no primeiro dia dos testes dos novatos em Abu Dhabi. Tenha dó, diria Evelyn Guimarães. O cabra tomou 4s2 de Daniel Ricciardo, que o nerd João Paulo Borgonove garante ser uma espécie de Webber 2.0 melhorado.

A imprensa europeia debruçou-se em críticas ao comando da Ferrari, que simplesmente esqueceu de Vettel para cercar Webber durante a prova no asqueroso circuito árabe. Depois da saída de Jean Todt, os cavalinos só ganharam o título de 2007 porque Lewis Hamilton o perdeu. Não que vá fazer alguma diferença por ora, mas já se nota que esse Bianchi aí é fruto da ‘mágica competência’ do empresário Nicolas Todt.

Há quem diga que cabeças vão rolar. Há boatos que vão em direção de Flavio Briatore.  A verdade é que o comando de Stefano Domenicali é frágil, extremamente frágil.

43 comentários

  1. Fernando disse:

    Briatore na Ferrari? E ainda com o Sonso Mi-mi-mi (Alonso)?

    HA.

    Pois formariam um belo trio. Ou melhor, uma bela quadrilha.

  2. andrezin disse:

    a ferrari devia ter mantido o kimi afinal d contas ele era de boa ate picolezinho no meio da corrida ele chupava hauha

  3. Tiago Patrese disse:

    Caso o sr. Flavio Briatore realmente se torne boss da Ferrari, eu tenho uma sugestão de nome pra categoria: FORMULA PEROBA, FORMULA ESCÂNDALO E FORMULA PIZZA!!
    Esses caras perderam a noção, não faz nem dois anos que eclodiu o Cingapuragate, e já falam em contratar esse cidadão, não é a toa que o tal jornal lá de São Paulo chamou as grid girls de ”garotas de programa”, pra que respeitar uma categoria que dá tanta importância a credibilidade quanto coloca circuitos onde a competição e as ultrapassagens é nula, um carrossel de carros velozes.
    Se o Briatore voltar eu desisto de F1 definitivamente.

  4. Tiago Patrese disse:

    Sou do partido que defende a teoria que Alonso perdeu o título por que correu de forma defensiva, se alguns dos internautas pesquisarem nos posts anteriores, eu falei que era melhor pro Alonso ter ganho o tri em Interlagos, já que ele não tinha equipamento pra correr de forma ofensiva em Abu Dhabi, o que prejudicou o genocida espanhol foi o SC, e não a estratégia da equipe.
    Eu penso que a Ferrari fez coisa bem pior na temporada 2008, afinal, o equipamento daquele ano era bem superior e mais capaz, esse ano o Alonso contou bastante com a sorte pra chegar onde chegou.

  5. O Briatore é vencedor. Seria muito bom pra Ferrari.

  6. Paulo Aidar disse:

    Falou cedo demais Victal…que o Domenicali é um lixo tudo bem , mas que o Jules Bianchi não é esse mané que vc pintou ontem, bastava que vc esperasse um pouco antes de tecer o precipitado comentário, tanto que hj já foi o quinto melhor.

    Muita calma..

    Os parâmetros de tempo são absolutamente diferentes dos obtidos na corrida do ultimo final de semana.

    Ou vc acha que o Ricciardo pode enfiar mais de 1 sg no tempo do Vettel ?

    Ng sabe que configurações utilizaram.

  7. Wallace disse:

    Briatore na Ferrari é como S.Arney no mararanhão, eles se merecem…… Parabéns pra eles.

  8. ZE_RUELA disse:

    CREIO EU QUE FOI UMA BOBEADA DA EQUIPE, MAS TBM, COM ESSE CARA DE SONO DO DOMINGUELE, SÓ PODIA DAR NISSO, FOI UM ERRO DE ESTRATEGIA, E O CARA DE CAVALO TBM, TINHA QUE PARTIR PRA CIMA, FALTANDO DIGAMOS 3 VOLTA S, CHEGAR EM SETIMO NAO IRIA ADIANTAR NADA, INTAUM, ERA PRA BOTAR PRA ARREBENTAR, SUPONDO QUE O SENA TIVESSE ALI, DUVIDO QUE ELE IRIA FICAR ACOMPANHANDO O CARA DA FRENTE, AO MENOS ELE IRIA TTENTAR, NAO VI O CARA DE CAVALO TENTAR MNEM UMA VEZ,DIGO, AMEÇOU,ALI TINHA QUE SER NO VAI OU RACHA.
    PRQ, CONTAR COM O ZACA, NEM PENSAR, FAZ TEMPO QUE NAO TÁ DIRIGINDO NADA, UM MIERDA.
    FALTOU AMBIÇAO, CORAGEM , ESPIRITO GUERREIRO, ENFIM FALTOU TUDO PRINCIPALMENTE UMA CABEÇA PENSANTE, QUE EDE DOMINGUELE, NAO TÁ COM NADA, QUE VÁ EMBORA ELE, O ZACA E OUTROS , CABEÇAS VAO ROLAR, E JÁ VAO TARDE CAMBADA DE INCOMPETENTES, SÓ BASTAVA UM QUARTO LUGAR NEM ISSO CONSEGUIRAM, QUERIAM QUE O BABY SHUMI ABANDONASSE E QUEBRASSE? JOGARAM FORA O TITULO MAIS GANHO DA HISTORIA F1, TO CERTO OU TO ERRADO? TEM QUE BOTAR SANGUE NOVO PRINCIPALMENTE O SEGUNDAO, QUE ESSE JÁ ERA NAO SERVE NEM PRA CERCAR TARTARUGA.
    ESSES MECANICOS QUE TROCAM AS RODAS TBM, ACHO QUE DEVIAM FAZER UM APRENDIZADO COM OS CARAS DO TOURO VERMELHO, HEIM. ACHO QUE DESAPRENDERAM, É UM SÉCULO PRA TROCAR AS RODAS, FLW

  9. fernando amaral disse:

    O Bianchi não parece mesmo ser excepcional, mas os testes de ontem não servem nada como referência; a equipe ficou testando um monte de coisa e mesmo evitou procurar performance do piloto.
    Já hoje ele fez o quinto melhor tempo.

    Eu vi uma corrida de F3 dele na Europa, ele é muito agressivo pro meu gosto, e demonstra irritação (como Alonso) quando os resultados são negativos – arrastou um outro carro consigo ao tentar ultrapassá-lo por fora em B.Hatch, ambos foram para os pneus em alta velocidade, o outro piloto ficou desacordado, e o Bianchi saiu gesticulando contra o outro lá dentro do carro. Em seguida começou a mancar e sentou´se no chão – ficou parecendo máscara, ao ver a situação mais séria do outro (por acaso era um brasileiro, Tiago Geromini) a dor no pé aumentou.

    No momento do acidente eu nem sabia que era um brazuca o desmaiado; achei de todo modo uma estupidez do francês – meu receio é que esse tipo de atitude estúpida seja hoje em dia considerada necessária a um piloto ‘vencedor’ – Massa também era meio truculento no início, pelo jeito é por esse tipo de piloto que o Todt filho gosta.
    Se bem que taí o novo campeão para contrariar essa ‘linha’ de comportamento.
    Meu palpite é que esse novato vai arrumar muita encrenca com os outros do grid, ainda mais se iniciar a carreira na F1 já em time grande.

  10. ZE_RUELA disse:

    NA VERDADE,FOI UMA BOBEADA DA EQ

  11. dado andrade disse:

    A Ferrari anda mesmo precisando de uma mão forte,tipo Briatore,que faz as coisas realmente acontecerem,não importando de que maneira.Todo mundo sabe que Automobilismo não é para bobão.Quem pode mais chora menos.Pena o Nelsinho ter feito merda,pois sob o comando do Briatore,mesmo com sucata da Renault,andava empurrando o Alonso.Bons dias voltarão à Ferrari e a nós torcedores.

  12. filipe speed disse:

    primeiramente o mundo inteiro viu o que a ferrari fez ao longo de sua trajetória tão gloriosa…. (covardia – falcatruas – deslealdade – atos insanos e etc)

    na época de schumacher as regras de “ajuda” eram aceitas e portanto estavam se valendo das regras e não há o que se contestar.

    mas a ferrari começou a “morrer” pra mim no momento em que contratou steffani dominicalli. um mané que nunca foi porra nenhuma vira chefe de equipe que faz uma cagada atras da outra e ainda fica lá dando um de esperto.

    aí mandam haikkonem embora antes do contrato vencer e contratam um babaca que além de arrogante e prepotente é sujo e polêmico. o cara é um grande piloto sem sombra de dúvida mas pra mim ainda é um babaca.

    prestem atenção; contra schumacher ele falava mau da ferrari- dizia que a ferrari jogava sujo e tal e falava um monte de besteiras.

    * arruma problema com o massa quando ainda corria pela maclaren para aparecer como o bom samaritano.

    * arruma problemas com lewis hamilgton somente porque o ingles que era novato estava dando um pau nele.

    * participa de forma interina no assunto espionagem trocando e-mails com de la rosa sobre os carros vermelhos.

    * prejudita lewis em um treino ao permanecer no pitlane e barrar sua troca de pneus.

    * volta pra equipe do padrinho briatore que é um gangster do cacete e forjam a coisa mais ridícula que eu já vi no esporte a motor – fazem com que piquetizinho bata de propósito para o babaca espanhol seja o vencedor da prova.

    * este ano fala um monte de asneiras via rádio e a fia acatando tudo.

    * particida da palhaçada no gp da alemanha “quando a ajuda já era proibida” e acha tudo muito normal.

    …. cá pra nós – eu torço contra a ferrari até o fim dos tempos daqui em diante.

    fizeram o jogo de equipe na alemanha e na hora do julgamento dizem que faltaram provas…. é brincadeira uma coisa dessas… porque que proibem afinal já que essa porcaria de julgamento não serve pra nada$$$$$$$

    mas tá ótimo porque afinal a red bull deu o maior cala boca da história nos vermelhos – é como relembrar um fato maravilhoso e uma análise ainda mais maravilhosa:

    - refrigerante com fandangos para ver o gp de abu dahbi – $7.00

    - água gasta da descarga depois de tirar a água do joelho – $0.23

    - chocolate na hora crucial da corrida – $3.00

    - … agora….. ver a cara de tacho do mané do alonso no final da prova e ver a cara de bunda do dominicalli que levou um nabo dos taurinos e viu seu título de pilotos indo pros quintos por ter caido na tática burra e suicida da concorrencia…… ((( não tem preço))) kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ainda vai reclamar com o russo…. antes o emprego dele do que um título de um insignificante********

    vamo pra cima taurinos

  13. Gustavo Lima disse:

    Cada um colhe o que se planta!!!!!

  14. Gabriel de Amorim disse:

    A Ferrari é muito latina… comem massas e pastas demais, bebem muito vinho, cantam e… dançam.
    Precisam de um outro comando, pois o Domenicalli é fraco, inexperiente, quase incompetente. E maturidade nada tem haver com isso: vide Horner, 37 anos, parabéns.
    Mas, Briatore, puta merda…

  15. Vinicius disse:

    A Ferrari errou, mas muito menos do que errou com o Massa em 2008 e neste ano, onde nitidamente favoreceu o Alonso desde a pré-temporada. Só que não devemos deixar de mencionar que o Alonso também foi muito incompetente nesta corrida. Perdeu a posição para o Button na largada e se acomodou por estar à frente do Webber quando deveria ir pra cima. Assim como no futebol, quem entra jogando para garantir o empate sempre perde o jogo. Depois foi mais incompetente ainda ao não conseguir ultrapassar o Petrov. Sem desculpas, afinal o Kubica fez três belas ultrapassagens. A verdade é que o Alonso sempre foi fraco em ultrapassagens e pegas. Só força pra cima do Massa pois sabe que o brasileiro vai facilitar. Por isso o Alonso nunca será gênio como Senna, Schumacher, Piquet, Mansell, etc.

  16. Fco Monte disse:

    O nome Ferrari vai queimar de vez, PAPA MUTLEY (parceiro do Dick Vigarista) e FODIDON DE LAS ASTÚRIAS juntos ….

    Fui assaltado, ainda bem que levaram a camisa da Ferrari que comprei antes deles anunciarem EL FODIDON….

  17. Bom, não bastasse as poucas cadeiras vagas dependerem de um monte de dinheiro, a maioria dos pilotos são vinculados a só 3 empresários, Nicolas Todt, Flavio Briatore e Willi Weber. Isso quando Bernie não resolve cavar vaga pra promover novo GP (vide Chandok). Na verdade a gente gosta da F1 de teimoso mesmo, porque se for ver a politicagem…
    Foi quase um milagre o Alonso botar a Ferrari na frente. O Massa fez uma temporada abaixo da crítica (ou dentro de suas limitações, vai saber). Na verdade vejo como uma façanha, justamente o esforço da equipe que conseguiu mantê-la em evidência. Mas basta algo sair errado que a caçada às bruxas começa, alguém sempre tem que levar a culpa. O Alonso, depois de um grande ano, mostra um desempenho pífio depois que as coisas começaram a dar errado, não consegue passar um carro mais lento em quase 30 voltas, fez só a 7ª volta mais rápida, e a culpa é do Domenicali.

  18. bertoche disse:

    Não gosto nada do Alonso e torci para que ele não ganhasse o campeonato, mas não podemos negar que ele além de ter carregado a Ferrari nas costas, é fera.

    Massa está desmotivado na Ferrari, se ele estivesse andando bem não teria que ceder o lugar para o espanhol. O brasileiro da Ferrari perdeu o prazer de pilotar, merecia, junto com muitos o cartão vermelho da equipe italiana, dando seu lugar a alguém mais agressivo, e volte a ser a equipe dos sonhos de todo piloto.

    Por outro lado, quem sabe Felipe numa equipe menor se motive e se torne de fato um piloto competitivo, ou não, como diria o cantor baiano.

  19. Eduardo (PE) disse:

    O campeonato de 2007 foi ganho por Kimmi Raikonnen graças apenas à disputa interna na Mclaren.

    E o campeonato de 2008 Felipe Massa perdeu não para Lewis Hamilton, mas sim para a extrema incompetência de sua própria equipe, a Ferrari.

    Há muito tempo já percebi a falta que fazem os estrangeiros – principalmente os ingleses -, no comando daquela equipe italiana.

  20. Pelo que se viu me parece que Mark Webber e a Red Bull sabendo que seria dificil superar o Fernando Alonso na pista acabou mudando de tatica e transformou Mark Webber em uma lebre e a Ferrari caiu nessa esquecendo de Sebastian Vettel que tinha chances remotas de conquistar o campeonato.

  21. Vigatto disse:

    O problema não é o Domenicali, a Ferrari precisa de um projetista, que é o projetista hoje em dia ? Esse é o problema. A muito termpo desde a saída do Ross Brown a Ferrari não tem um grande carro nas temporadas.O Domenicalli, é só para se dizer que os mecânicos, pilotos e todos aqueles que trabalham diretamente tem um chefe.O que manda não Formula 1 de verdade é um bom projetista, bons engenheiros e pilotos fora de serie.Engenheiros já temos pilotos também falta um projetista. Os melhores da categoria estão super empregados seria o Ross e Adrian Newey projetista da RBR. Essa é a missão mais dificil para a Ferrari 2011.

    • Fernando disse:

      concordo totalmente! todos os títulos até hoje foram ganhos pelo projetista . Porém está óbvio também que esse Dominicalli não tem nem carisma nem competência…

  22. Mauricio disse:

    Sinto ares de década de 80/90 em Maranello…

  23. Augusto Santos disse:

    Imcopetencia e interesses particulares que envolve empresarios, os quais garantem o seu % milionario, fabricando pilotos.
    Chefes de equipes e comunicação que se intitulam Deuses, Presidente sem senso critico . Quem perdeu o titulo foi a Ferrari e não Alonso, piloto tecnico e frio. Precisamos melhorar o nivel dos comentarios durante as transmisões das provas…Tem magico , tecnico, engenheiro, vidente, é ja esta dificil assistir uma prova cansativa sem atrativos , mas ouvir um comentarista ..falar …!!!!
    Augusto.

  24. Claudio disse:

    Victor,

    Esse Stefano Domenicali é muito fraco. Os erros infantis da Ferrari já são desde 2007 qdo a equipe cansou de errar com o Felipe. Em 2008 a mesma coisa. 2009 idem. A cereja do bolo da incompetencia desse italiano foi o que fizeram esse ano. Total ingerência. DOMENICALI OUT !

  25. saulo oliveira disse:

    Domenicali !! Red bull te dá asas!!!

  26. marcão disse:

    Só um detalhe, em 2007 o Hamilton perdeu o campeonato por culpa do Alonso…

    Foi aqui no ‘templo” no final da reta oposta eu tava lá, eu vi… O Hamilton tinha mais carro que o Alonso, e ele tentava de todo jeito passar. O que fez o Alonso? Ficou no meio da pista no final da reta, entre as placas de 200 e 100 metros, deu uma freada forte e virou pra dentro da pista, o Hamilton inexperiente ainda caiu feito um pato, escolheu o lado de fora pra passar o Alonso… Conclusão errou a freada e saiu pra zebra lá do lago, ai começou o calvário do menino… Que carro pilotava o Alonso? Quem deu o titulo pro Kimi? Quem fodeu a Mclarem? Que acabou com o titulo do Hamilton?
    Onde tem esse Alonso tem merda no ventilador!!!!E se tem merda no ventilador um Briatore a mais nem fede nem cheira. Tá de bom tamanho isso pra essa Ferrari atual….

  27. Pry Queiroz disse:

    Sinceramente? A Ferrari tem o que merece. E que continue assim, afinal, escolheu um monte de mau caráter pra trabalhar lá, começando pelo Alonso.

  28. Antonio disse:

    Esse Domenicalli é um completo idiota incompetente, como se não bastasse ter jogado o campeonato do Massa no lixo jogou o do Alonso também…

    Abraços

  29. Marco disse:

    Como sempre a Ferrari perdeu para ela mesma. A mania de correr e priveligiar somente um piloto mostrou suas consequências agora. Não gosto do Alonso, não gosto da Ferrari e nunca gostei, mesmo sendo fã do Rubinho. A Red Bull mostrou como deve ser o esporte a motor e o comportamento entre dois pilotos na equipe. Não sou fã do Vettel, mas tenho que admitir seu talento. Tivesse a Red Bull privilegiado o Webber em Interlagos, teria perdido o campenoato de pilotos. Que veja novamente o fundo do poço a Ferrari!

  30. Alexandre Garrincha disse:

    Vitor, essa é pra ti que gostas de estatísticas… os líderes depois de cada corrida foram:
    1 Alonso
    2 Alonso
    3 Massa
    4 Button
    5 Button
    6 Webber
    7 Webber
    8 Hamilton
    9 Hamilton
    10 Hamilton
    11 Hamilton
    12 Webber
    13 Hamilton
    14 Webber
    15 Webber
    16 Webber
    17 Alonso
    18 Alonso
    19 Vettel

    Ou seja, o Vettel só esteve na liderança do campeonato, não só nesta temporada mas em toda sua carreira, nessa última corrida. Só que foi a principal. Como já mencionei, me parece que tu que gostas de estatística, então um dado legal pra comparar pilotos que poderias fazer um dia é quantas corridas os mesmos lideraram o campeonato de pilotos ao longo da carreira (absoluto e por porcentagem).

  31. luiz carlos silva dos santos disse:

    Ave Maria! Flávio Briatore? Aí que a Ferrari vai ser sinônimo de safadeza mesmo! E o pobre Massa tá lascado de vez!!! Vai ser o segundo NAP!

    • silvio disse:

      Tém jeito de ser segundo NAP, não meu caro.

      Se fizer um comparativo de tempo de f1…condições dentro da equipe e material [carro] pra trabalhar e toda pose de piloto TOP….veremos que no confronto direto com Alonso…o NAP, foi até melhor que o ZACA.

  32. Leandro Angelo disse:

    Deixa eu ver se entendi:
    1) Sai Stefano Domenicali, entraria Flavio Briatore? a Ferrari já não é muito afeita a jogar com etica coloca o pai do jogo sujo na chefia.
    2) Sai Stefano Domenicali, entraria Flavio Briatore? Flavio Briatore? que por acaso é empresario/mentor do Fernando Alonso?
    3) Sai Stefano Domenicali, entraria Flavio Briatore? Acho que aquela vaga na Hispania para o Felipe Massa não é de todo ruim….

  33. A Ferrari poderia contratar Max Mosley pra chefiar a equipe.

  34. IAKirk disse:

    Pessoalmente eu apontaria Alonso como responsavel pela perda do titulo – queimou largada na Malasia, bateu em Monaco durante treino, bateu na Belgica… assim vai embora o itulo tambem.
    Mas vale lembrar do fiasco Badoer/Fisichella ano passado depois que Massa se acidentou. Domenicali parece muito gente boa pra comandar a Ferrari e tomar as decisoes (as vezes sujas) que eles sempre deram na lata no passado.

  35. wag disse:

    A Ferrari pecou por não ter uma estratégia, ou melhor, sua estratégia era seguir a Red Bull…Pelo que ela fez no ano inteiro, não foi de se estranhar…

  36. Alberto Allatere disse:

    É verdade, a Ferrari deveria demitir o Domenicalli a muito tempo, o cara é o sinônimo da imcompetência.
    Quanto ao Bianchi,é outro piloto fabricado pelo Nicolas Todt, do mesmo jeito que fabricou o Felipe Farsa. Ops.. Massa.
    Certos pilotos fazem suas carreiras andando nas melhores equipes, com tudo do bom e do melhor, geralmente muito melhor do que as outras equipes, e quando chega a hora da verdade não tem mais pra quem chorar…
    Eu diria… o automobilismo Mundial está na U.T.I.

    • Fernando disse:

      Equivocado. Quando o cara é bota , ele vai lá e ganha , vide Hamilton , sempre apadrinhado , porém tá sempre nas cabeças desde o início na F1 , com ou sem o melhor carro…

  37. Daniel disse:

    se for analisar o briatore cai como uma luva na ferrari….
    alonso… anti-esportividade….
    eles iriam progredir muito com isso, mas com 1 piloto só, massa iria se ferrar.

  38. Fabiano disse:

    Coitados dos italianos, estão com saudades do recorde de quase 20 anos sem títulos. Podiam chamar o Galvão Bueno para dirigir a equipe…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>