A tese sobre a Stock

SÃO PAULO | É que não tenho mais muito tempo e paciência para voltar de vez aos estudos superiores e tentar uma pós ou um mestrado. Caso me desse os cinco minutos, certamente teria uma tese para ser analisada e bem defendida: ‘Por que a Stock Car se sujeita ser uma subcategoria?’

Minha tese abrir-se-ia com uma mesóclise bem abundante como esta e algumas longas premissas, sendo que a maior delas partiria da afirmação de que a ‘Stock Car, que se autointitula a maior categoria do país, não consegue dar uma bola dentro’, talvez em termos mais rebuscados, necessários para impressionar a banca de catedráticos.

Lançaria em meu texto algumas contribuições não muito profícuas da Stock Car, tipo a de que estava atrelada com a TV que a transmite para tentar barrar a sanha dos pilotos que pretendiam disputar uma outra categoria, o Trofeo Linea, tal como sempre fez com a F-Truck e sua TV rival; que a TV na verdade não a transmite; que as punições e descumprimentos de regulamentos atingem 75% das provas; que há regras como o rebaixamento de equipes, que permitem cláusulas como convite d’outras; que esconde casos — eu disse casos, no plural — de doping em aliança com a CBA.

Assim, explicaria, em linhas não muito gerais, por exemplo, que a Stock Car não pode se eximir da culpa que carrega por ter ao seu lado uma CBA e um CTDN e dizer que todas estas patacoadas de punições e mudanças de resultados estão na lomba das invenções e achismos daquela gente que tira regras do bolso.

Também, que a Stock Car não pode se apoiar na desculpa fácil da contenção de custos para realizar testes à míngua. Evidente que a Stock Car não é futebol, mas já foi alvo de disputa entre emissoras — SBT e Record, nos últimos anos —, e deveria ao menos saber negociar um acordo financeiro vantajoso que permitisse dar as mínimas condições às equipes e pilotos testarem todas as suas inovações e parafernálias antes e até mesmo durante a temporada.

Pois a Stock Car quis realizar um teste de um novo sistema de lubrificação — o que é válido —, mas escolheu uma pista, a de Piracicaba, que mais parece um grande kartódromo, com barrancos e sem proteção, portanto sem os mínimos cuidados inerentes. E daí, as equipes só podiam testar um carro. Desta feita, não era um teste em si — anda rápido o louco que quer, nestas condições —, até porque nem os pneus novos serão avaliados. É apenas um faz de conta que põe, acima de tudo, gente em risco. Como pôs Xandinho Negrão hoje e como pôs fotógrafos e cinegrafistas levemente sem consciência que não foram devidamente avisados que estar numa área de escape numa pista com barrancos, aclives e declives é perigoso — as fotos mostram bem. E aí, quando a merda é produzida, hão todos ali de se queixar que a vida é ruim, que não se tem sorte e tudo mais — não escreveria termos tão chulos em minha monografia.

Ao que informa o jornalista Cláudio Stringari, Xandinho destruiu o chassi do carro. O resultado foi a fratura da clavícula e de um dedo da mão esquerda. Aí a hipocrisia é tamanha que, enquanto a ambulância levava o piloto à Santa Casa da cidade pamonhística, gente que deveria ser organizada desde o início resolveu fazer um briefing com os profissionais da imprensa para determinar onde eles tinham permissão para ficar.

Diante disso, eu questionaria em minha tese: ‘Se a Stock Car determinou que não se pode testar tais coisas em pistas do calendário, por que não pensou em praças mais viáveis?’, e poderia dar a sugestão de Cascavel ou mesmo Guaporé às mentes brilhantes.

Entre entrevistados e informações muitas — em off, porque poucos têm coragem e caráter para falar abertamente a verdade — que colheria ao longo da composição da tese, levantaria que a Stock Car só acertou bem uma vez nos últimos tempos: ajudar as vítimas das catástrofes ocasionadas pelas tempestades no RJ no começo do ano. A si mesmo e enquanto competição, a Stock Car não se ajuda.

À banca, eu diria, com ar professoral, que a Stock Car padece de um masoquismo crônico e gosta de se tratar como lixo, mesmo. Acho que eu ganharia uma nota perto do 10.

Siga-me no Twitter.

Comentários

  • As vezes fico pensando no que estas mentes amebantes que controlam as categorias brasileiras, não somente a Stock Car, mas também outras ditarem regras absurdas, sendo que mal tem estrutura para organizar um campeonato de automobilismo, parem e fazem outra coisa organizem o campeonato brasileiro de bafo-bafo, que tal hein?

  • Na verdade um mestrado tb é uma pós, assim como o doutorado. Acho que vc queria se referir a uma especialização (que também é uma pós-graduação). :P.

  • Dear Victor,

    Greetings from RGS! De pronto, um aceno elogioso (e merecido) pela sua tese. Lamento apenas ela estar registrada em espaço virtual (ela ficaria melhor em um livro).
    Outro ‘lamento’ fica por conta de que as vezes constato a seguinte situação: algumas pessoas do automobilismo, por algum motivo obscuro, deleitam-se em criticar atitudes de pessoas sérias, corretas e honestas ( como se batalhar… almejar uma justa remuneração e lugar ao sol fosse algo desabonador). Tais pessoas, por outro lado, não comparecem em seu prestigioso blog — ou mesmo no ‘blog’ do Flávio Gomes –, para tecer críticas merecidas à situações negativas envolvendo o automobilismo. Seria um bálsamo — ao menos para mim –, vê-las aqui em seu ‘blog’ destliando o fel do desprezo por fatos que nada contribuem para o automobilismo. Mas aí seria sonhar alto demais…
    Pergunta extra: você comparecerá ao RGS neste ‘weekend’, para acompanhar a etapa da F-Truck? Apreciaria revê-lo e, no ensejo, parabenizar pela tese.
    With kind regards,

    Paulo McCoy Lava

    PS: Tive a oportunidade de conhecer (e receber em minha casa) um casal de Norte-Americanos. O cidadão, Charles, jornalista aposentado (da época em que a F1 corria em W. Glen!), aprecia automobilismo e gosta de manter-se informado. Mostrei à ele o trabalho do WarmUp… posso repassar à ele seu e-mail?

  • Concordo com tudo o que foi dito, menos com o desdém à cidade de Piracicaba, na minha opinião, chamada ironicamente de cidade pamonhística. Mais respeito com as cidades do interior paulista, por favor; e de resto, concordo e assino embaixo !

  • Sera que esse site não sabe fazer outra coisa a não ser criticar a Sock Car ?
    Acho que vcs deviam ver como é o automobilismo fora do Brasil sem a F1.
    Acho que a Stock brasileira é comparavel com as melhores corridas de turismo no mundo, e não merece só ser criticada por vcs.

  • A Formula Bueno Platinada é:
    S onolenta
    T rapaceira
    O nanista
    C hata
    K itch.

    Ficou besta. Sem agressividade, sem carisma. Corridinha de Playold X desempregado.
    Só tem lugar bom pra assistir no autódromo quem ganha convite de patrocinador: Mané, perua & fagundes.
    Nóis tem de ver de esgueio e com um olho só. E a Capivara chora!

  • é uma pena que no Brasil não haja respeito com os profissioanais envolvidos com o esporte a motor (pilotos), que se sujeitam a participar de treinos e corridas com o minimo de segurança.
    Espero que o ocorrido venha a servir de exemplo… devemos agradecer a Deus que o piloto não sofreu riscos maiores.
    Augusto Santos.

  • Vitão, concordo 100% contigo… o automobilismo brasileiro vai de mal a pior… infelizmente, Coronéis como a Globo ainda mantém suas rédeas sobre uma administração pífea e incompetente que a CBA e a Vicar se sujeitam… lendo uma matéria no grande premio em que o Massa afirma que em breve não haverão pilotos brasileiros na F1 + essa total falta de organização e estrutura que assola a Stock, tenho que concordar com ele…
    Por isso, peço a todos os amigos que acompanhem e ajudem a divulgar a Fórmula Vee, categoria de monoposto tubular com motorização de VW 1600 à Ar, onde correremos 10 provas em Interlagos e com certeza iremos oferecer muito mais emoção que a Stock, uma vez que todos que estão envolvidos nessa categoria estão lá por amor ao esporte, pois todos temos que colocar dinheiro do bolso pra poder fazer nossos carros sairem pra pista…
    Bom, tudo depende de nós espectadores… sem audiência, a Global vai ser obrigada a se decidir… ou pra parar de vez com as transmissões ou fazer um trabalho sério….
    abraços a todos

    Eduardo Rodrigues
    V Racing Team
    Formula Vee

  • A Stock Car é uma palhaçada, um jogo de cartas marcadas. Categoriazinha falida, com pilotinhos falidos e com uma transmissão ridícula, isso sem contar os carros que tentam imitar as grandes categorias de turismo mundiais. Tudo isso faz da auto-intitulada “maior categoria do Brasil” uma grande porcaria, onde a alquebrada CBA deita e rola no seu ilusório divã de grandiosidade.

  • Parabéns, seu projeto já está “preaprovado” para o Mestrado! Invista nisso, a Academia vai ficar feliz em ter pessoas como você lá dentro. (Óbvio, contando que você mude alguns terminhos, aí fica melhor”;)!)
    Fiquem todos na paz de Deus!

  • Diferente de muita opinião citada, eu gosto da stock. Mas que as punições “diferenciadas” e a total falta de apoio da TV me fazem desistir de assistir. Quantas vezes acordei, liguei a TV e “Cade a Stock?!?!?!”…..
    Gostei da matéria…muito boa….retratou todos os problemas que degradam essa que poderia ser uma grande categoria…

  • Apesar de gostar da Stock, uma paixão que vem desde os “opalões”, em 79 – assisto à categoria desde seu surgimento e por isso me sinto à vontade para falar, eu te daria um enorme 10, Victor.

    A Stock está ficando muito chata, ou melhor, cheia de gente metida a besta.

    E olhe que sou fã de carteirinha da categoria.

    Um abraço.

  • É por isso que a Porsche e GT vem cresecendo e ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional, lembrando que a Trcuk já é a categoria mais popular da América Latina.

  • É como eu já digo fazem vários anos: se a Stock aceita ser tratada como lixo pela transmissora oficial, ela assume e se torna realmente um lixo. Ai os critérios da organização acabam.

  • Com respeito ao autodromo de piracicaba, a responsabilidade é do promotor em escolher o local,com respeito a goiania, seria muito benefico, pois apesar do asfalto as areas de escape
    foram muito bem projetadas, e com certeza este acidente não teria estas consequencias,
    tanto é seguro que a f truck irá correr em goiania este ano, quanto a globo, vai minha pergunta. qual o retorno para os patrocinadores, pois somente algumas etapas sao transmitidas ao vivo,vamos ver como fica este namoro com a globo, quando o kaka resolver deixar a categoria..

  • Não gosto da stock, está mais pra entretenimento do que pra esporte…..e quando param a transmissão e passam alguma matéria do Esporte Espetacular? Ridículo, quem Não tem tv paga fica chupando dedo…. categoriazinha de 5º….Sou mais Fia GT como citaram acima, WTCC que é fantástico com carros que tem metade da potência de um stock e mesmo assim são poucos décimos mais lentos como ocorreu na prova de Curitiba !!! Stock Car ? Você tá por fora….

    • Têm outra que me lembrei: e quando os pilotos ficam dando várias voltas de apresentação esperando que a Matéria do Esporte Espetacular termine pra dar a Largada ??? Brincadeira…rárá

  • Quem deixa de correr num FIA GT, pra correr nessa stoc sei lá o que, Não deve ser mesmo bom da cabeça…… Até corrida cabrito lá fora é melhor que isso. O buraco tá próximo…..

  • Não irei crucificar o autódromo pois é uma luta grande do Dito Gianetti em levantar uma pista por pura paixão pelo automobilismo. Por ser algo 100% privado, não é aquela obra de milhões, não é um pré-pronto, vai crescer aos poucos.
    O problema é CBA dar digamos um aval de circuito para categorias máximas e rápidas no Brasil a estes circuitos. Ainda não era hora. E se a Stock Car assim quis, de fato, lamento!
    André / Piloto no http://www.f1bc.com

  • Prezado Victor,
    Uma coisa é certa: aonde a rede de televisão carioca põe a mão dá merda. A stock e seus dirigentes venderam suas almas ao demônio na ilusão que teriam visibilidade na mídia, de fato um pouco tiveram, mas o preço que irão pagar é alto demais. Automobilismo não é a “praia” da emissora envolvida, seus olhos brilham mesmo é sobre um gramado verde e uma bola. Carros, autódromos,tecnologia, pistões e bielas são para ela como intrusos desconhecidos que às vezes somos obrigados a conhecer. Eu gostava muito mais daquela época sem visibilidade na mídia quando se fazia automobilismo de verdade e com pilotos de verdade, hoje só temos o restolho que corre na categoria mais ridícula do país.

  • Parabéns,isto não é uma tese,pois elas podem estar erradas!È a constatação da realidade que vive a categoria,ainda bem que pessoas como vc ,que óbviamente não tem rabo preso,pode falar o que pensa,concordo em gênero,numero e grau!Abraço!!!

  • Olha,concordo que Goiania chega estar ridicula com seu autodromo,porem por mais que seja abandonado ainda e seguro correr aqui.Bem que eles podiam testar aqui,nossas areas de escape estao as mesmas e sao enormes.O asfalto nao e bom,concordo,mas da pra fazer um treino bom aqui.Falta cuidado aqui,a stock anda fresca d+ ultimamente.Brasilia ta com um asfalto quase igual o nosso e tem corrida la,pq aqui nao?Tem hora que essa Historia que nao corre aqui por causa de asfalto ruim me parece ser mais desculpa que motivo…

  • Não sei se perceberam, mas todo o esporte q tem a tv globo envolvida esta cada vez mais um fiasco, uma colera, monopolismo: futebol – se quizer assistir assine a sky, e ainda tera q pagar uma taxa senão tera q assistir o q ela qizer, qdo e na hora. STOCK, assisti somente a parte final da corrida com um regulamento maluco, pq disso Volei, nem se fala. Basquete talvez o mais prejudicado com isso tudo.
    Não poderiam dividir esses esportes em pacotes e vende-los a emissoras de tv

    • Niltão, Agora que moro em POA vou TODAS AS SEMANAS em Viamão, e quando passo em Tarumã, vejo a M!@#$% de categoria que é a Stock. Ao inves de ajudar a deixar Tarumã em condições, simplesmente a cortaram…
      Por isso, uma frase de um amigo fanatico por automobilismo: Ary Graça JÁ na CBA!!!