Como o Detran?

SÃO PAULO | Paulo Kunze, 67, não resistiu ao violento acidente em Interlagos e se tornou a quarta vítima fatal em menos de quatro anos no autódromo paulista. Neste caso, não foi na Curva do Café, mas as estatísticas aumentam e pouca coisa é feita. Li há pouco na Folha de hoje que a CBA pretende se mexer, oh!. “Vamos ver, agora, a questão dos sexagenários em diante”, alguém lá bradou. E Cleyton Pinteiro falou na ideia de fazer algo parecido com as carteiras de habilitação comuns, de nós, seres impilotáveis, para quem está acima dos 60 a cada três anos.

Ai, ai, ai. Vamos lá. O automobilismo, creio que não preciso eu explicar, é diferente de chegar numa auto-escola e do Detran. E, com todos os seus problemas e custos que impõem aos pilotos, apresenta uma legislação mais avançada. Por exemplo: seja lá um piloto de 15 ou um de 70, todos são obrigados a fazer exames médicos e renovar suas carteirinhas anualmente. O negócio vai regredir, então, é isso?

Outro dia sugeri que seriam necessários ‘coaches’ para avaliar se os pilotos são aptos para correrem, que dessem aval e liberação para sentarem num carro ou numa moto e que houvesse um limite de categoria a que poderiam atingir. Não conhecia o sr. Kunze, vi por uma foto. Digamos que não havia um preparo físico ideal para a prática de um esporte em que ele passa dos 200 km/h. E a idade pesa. Um acidente de fortes proporções como este acaba sendo fatal. Que tal um rigor maior nos testes físicos ao menos em vez de pensar no tempo de realização destes exames? Mas não. E a coisa funciona assim, como o Adriano Lubisco falou no Twitter: “É só levar um atestado, que pode ser conseguido na praça da Sé, e pagar”.

Gente…

Comentários

  • O Rodrigo Garcia mandou bem! e Vc. foi pelo menos corajoso e honesto em publicar, coisa que o outro lá dos Lada já não tem a mesma conduta, edita apenas o que lhe convém!

    Por isso já merece meu respeito!

  • Victor, você entende bastante de F-1, mas do automobilismo nacional, não! Como ja reclamei anteriormente, você sempre ignorou a Stock Paulista, assim como as outras categorias do “Paulista”. Mas obvio que com a morte de seu Paulo Kunze, a Stock Paulista virou destaque em seu blog. Não entendo o prazer de publicar fatalidades, mas… Por exemplo, porque não publicar que em nossa categoria, existem ex- pilotos de Stock Car, Stock Car Light e Pick Up Racing? Por que não publicar que ja fizemos corridas no Rio de Janeiro e Londrina?? Ah sim, porque não publicar que seu Paulo foi vice-campeão em 2010? Inclusive o Campeão corria na Porsche Cup Light. Mais uma vez, expresso minha chateação.

  • Em meu entender idade e saliência corporal não são problemas para pilotar 1 veículo de competição, basta ser bota, ter braço e um bom reflexo. Emerson Fittipaldi, Paul Tracy, Mario Andretti , Pedro Muffato, Léo Burti, etc… já provaram e ainda provam isto!

  • Exame pra renovar carteira?? Aqui no PR é só pagar e tá com ela na mão… e tem um senhor de 72 anos correndo de Fusca dando pau em mto guri!! E já citaram o Pedro Muffato…

  • Sem pretender fazer qualquer tipo de ilação, mas, e o exame anti-doping no automobilismo, como está? Será que todos nos grids por aí estão em condições de disputar uma corrida? Não conheço o piloto que morreu nem faço idéia de como foi o acidente, portanto, meu comentário nada tem a ver com ele. E este guardrail por onde já passaram por cima outros carros de turismo e o Porsche do Totó Porto. Ficará como está ou vai merecer também uma rigorosa investigação…

  • na morte do sperafico e do sondermman eu estava em interlagos,vi brutalmente os dois acidentes fatais,infelizmente hoje lá se foi mais um………..e se a CBA ou a FIA não tomarem alguma atitude de mudanças de interlagos,acredito que vou assistir mais acidentes e mortes em interlagos,que DEUS ilumine a cabeça desses dirigentes barrigudos de cachaça e façam que eles tomem atitudes drásticas e urgentes no traçado do circuito ou vamos ver mais mortes daqui pro final de ano………………..

  • automobilismo nao tem idade infelismente e um esporte de risco basta ter consciencia dos pilotos o problema e que depois que poe luva macacao etc.o ser humano se transforma.

  • Pronto! Começou a putaria!

    67, 70, 50? Quem fala que pode ou não (me desculpe) é mais tapado do que esse dai que quer impor atestado pra correr…
    Se o cara tem preparo físico pode sim, a idade não é impecilio… Se o cara não tem preparo, o cara não entre no carro, não consegue se contorcer pra chegar lá no banco, se o cara não tem força nos braços, não vira o volante pra lá e pra cá toda hora, se o cara não tem força nas pernas não consegue apertar o do meio pra parar, nem pra pisar na embreagem que é dura pra caramba…E agora é que vem o pior, aqueles carros são bonitos por fora mas por dentro são um forno queimando na média de uns 55 ,,,60 graus.. Quem não tem preparo já desanima só de chegar perto.. Então não é a idade fator determinante… Um bem feito teste fisico e mental sim, é interessante. Ele deve decidir quem pode ou não! Tem muito garotão ai que não passaria em nenhum teste de força ou aptidão mental. E muitos outros sairiam correndo das pistas se um dia esses testes forem implantados. Junto com o tal anti doping.. ia ser uma farra!!!
    Mas o problema de novo é a negligencia de outros tantos em favor do famoso dim dim… Que lá é mais abundante do que água….Junta tudo e da no que tá pegando hoje,,,,
    Aquele vídeo do acidente do fotografo em cima da moto revela muito mais do que o acidente em si. Que foi terrivel….Ali não tinha sinalização nenhuma, não tinha resgate, apenas uma ambulancia e despreparada para aquele tipo de acidente….foi preciso um helicóptero de resgate para socorrer o piloto,, Aquilo foi um caos…. É só prestar bem a atenção que todo mundo vai entender o que aconteceu lá….. E quem falou alguma coisa? Todo mundo ficou “””pianinho””””” !!!! Da vergonha de assistir esse vídeo….Cade a federação de motos de SP.. Cade a SPturis? Puta merda, foi preciso o gustavo falecer pra fazer os caras sairem das salas com ar condicionado e se coçar? Esse vídeo mostra bem o que é aquele muro bate e volta… E o povo ainda acha que ele deve ficar lá… Essas autoridades no assunto se mostram cada vez mais longe da realidade do que acontece hoje lá.. A favor da verdade tem a tecnologia, essas cameras pegam tudo, não adianta mais mentir… Enganar com palavras faceis, o templo precisa de ação, e ação com dinamismo, as coisas mudam muito depressa hoje, só a “””burrocracia””” é que teima em permanecer com aquela peneira pra tampar o sol…Será que “””Agora””” não vão agir????? Mas ações de respeito, definitivas, integras sem blá bla blá…. Não é dando uma carteirada nas carteirinhas dos mais velhos que a coisa vai funcionar… Mesmo por que se os mais velhos forem proibidos de correr os ”’dirigentes”” já velhos e barrigudos vão tem uma concorrencia nesses seus cargos vitalicios… Que vão tomar de lavada dos velhinhos com preparo físico e sem barriga…. Há vão. Ô se vão…

  • Um cara de 67 anos (eu li 72 em algum lugar) não deveria poder dirigir um carro de competição. Não tira a responsabilidade da CBA, de maneira alguma. Mas que não poderia, não poderia mesmo. Não tem reflexos, resistência e preparo.

  • Pedro Muffato q diga o quanto a idade pesa! A pouco o kra disputava o titulo da Truck e só ñ ta andando mais na frente porque esta desenvolvendo a barata.

  • Opa pera aí?!… levar um atestado que se consegue na Sé?… Se for assim já é um grande passo, pois eu não fiz nenhum exame quanto tirei a minha lá anos atrás e pra ser renovar ao que eu saiba basta pagar… Certo que não renovei a minha no ano passado e neste Ainda não, mas desconheço tal obrigatoriedade, ao menos aqui no PR.