O calendário 2012 da Indy

SÃO PAULO | O ano passa, e a Indy ainda não soltou seu calendário para o ano que vem. Oficialmente, a categoria confirmou que deve fazê-lo num prazo de duas semanas, embora com ressalvas. Como nos anos anteriores, será anunciada inicialmente uma primeira remessa de corridas, que no papel são oito garantidas.

A temporada 2012 vai abrir novamente nas ruas de São Petersburgo, em 25 de março. Na semana seguinte, já está definida a etapa de Barber, no Alabama. Depois, em 15 de abril, a Indy visita a Praia Grande da Califórnia. Os caras empacotam tudo e vem para o Brasil no primeiro domingo de maio, para disputar entre os dias 5 e 6, se não chover, a corrida no Anhembi. Aí, voltam para os EUA e começam os preparativos para a Indy 500 do fim do mês. Duas semanas depois vêm as provas gêmeas do Texas.

Assim, as primeiras seis etapas já estão devidamente garantidas.

Outra está mais do que presente, vide o sucesso de público — e não de pista em si — no fim de semana, a de Baltimore. Apesar de desgastante e ondulada, a ida a Maryland deu uma revigorada no povo da categoria, que via sua audiência em pista falhar nas últimas corridas. A oitava é a volta do superoval de Fontana, em 15 de setembro.

Se o calendário deve manter as 17 etapas dos últimos, diz a matemática que restam nove para completar. Dificilmente não estarão no ano que vem Toronto, Mid-Ohio,  Sonoma e Las Vegas — esta última, encerramento da temporada e sonho de consumo do presidente Randy Bernard. É certo que Motegi não volta, e para seu lugar está sendo negociada a entrada de uma pista chinesa. Aí são 13.

Iowa tenta persuadir sua permanência imitando Texas e dividindo a prova em dois e o Kentucky, que está na categoria desde 2000, ainda deve manter seu posto na temporada, segundo as últimas infos vindas dos administradores do oval de Sparta. E aí ficam as dúvidas: Milwaukee — que muitos dizem que sai —, Edmonton — sempre arrumando algo aos 45 do segundo tempo — e a tal segunda corrida no Brasil — que estava muito mais para Porto Alegre, ninguém mais falou nada, e já indicam uma chance em Salvador, face os encontros que o governador da Bahia, Jaques Wagner, teve com a cúpula da Indy.

Questionada, a Indy respondeu apenas me repassando um link para sua última notícia referente. Datado de 29 de abril…

Comentários

  • Calendario bom na minha opinião ,sem compromisso com a realidade

    Superovais: INDY500, Michigan500, FONTANA600, DAYTONA500 ,Las Vegas
    Ovais: Nazareth,TEXAS, Rockingham(GB)
    Mistos:Laguna Seca ,Cleveland(Aeroporto ,Lógico), Mid-Ohio, Interlagos(Traçado antigo e invertido),uma na Europa(provavelmente Porto)
    Rua : Detroit, Surfer’s, Long Beach,Porto Alegre,Buda-Peste

  • Eu gostaria de ver:

    Surfer’s Paradise, na Austrália com os pilotos em alta na categoria, seria um bom negócio.

    Laguna-Seca, Elkhart Lake e Portland, Waltkins Glenn, 500 Milhas de Michigan e 500 Milhas de Milwaukee (EUA)

    O vencedor da trinca das 500 Milhas tinha um prêmio especial.

    E quem sabe uma prova no México, os caras tem grana.

  • A prova de Porto Alegre deve ser confirmada até o final do mês. A prefeitura está levantando os recursos necessários com ajuda do governo do estado. Até agora não se sabe se terá um parceiro privado. A data inicial seria em setembro, mas vai ser em agosto por causa da Semana Farroupilha, que acontece de 13 a 20 de setembro. Dificilmente a prova não sai segundo fontes na prefeitura, que é quem está tratando diretamente com a organização da Indy.

  • Lá vai a Indy se vender para esses asiáticos cheios da grana. Daqui a pouco vai ter Indy no Bahrein, Abu Dhabi, e outros países insignificantes.

    Deviam voltar com as 500 milhas de Michigan (além da Indy 500)

  • Amigos, eu lamento da mesma forma, mas Surfer’s nao volta para a Indy enquanto Randy e/ou Brian estiverem no comando. Apos uma serie de negociaçoes, a volta da pista ficou complicada e os dois (ou um deles) nao querem nem saber de la.

    Uma boa que podia voltar é Road America. Ia fazer um bem a pilotos e espectadores…

    Sobre essa serie de indefiniçoes é sempre chato, mas é a tendencia dos ultimos anos. Com patrocinios escassos e depois da cisao das categorias (cujas consequencias estao por ai ate hj, mesmo se passando 16 anos), nao tinha como ser muito diferente. O desafio de Randy Bernard é fazer o negocio ficar estavel, solido. Ele conseguiu com os rodeios por terras yankees, resta saber se conseguirá com este 2o. desafio. A diferença ao caso anterior é que os custos aplicados sao infinitamente maiores, e por isso mesmo, mais dificil de conseguir recursos.

    O teste final será 2012 e o novo pacote tecnico. Apesar da chiadeira geral, vem na hora mais que certa. Eu mesmo ja estou de saco cheio da categoria como está hj e so to pensando no ano que vem. Se ele nao der o resultado gente… ai esquece, nao tem mais jeito mesmo.

  • Eu não acredito em segunda prova no Brasil, nem em prova na China. Está tudo muito às avessas. Será que os americanos finalmente se deram conta de que corridas muito longas em ovais são muito chatas, e caminham para etapas de baterias duplas com durações menores?
    André / Piloto no http://www.f1bc.com

  • Risca-se: Kentucky, Sonoma, Iowa e Edmonton.

    Coloca-se: Laguna, Surfers, Elkhart e Portland.

    Coincidencias ou não são 4 provas da Indycar substiuidas pelas da Cart.

    Easy não é?!?!?!

  • A indy tem cada pista que vou te contar…aquela de sonoma é horrível, tinha um quebra molas na entrada dos boxes, agora remendaram. Olha, jacarepaguá com uns remendos aqui e ali, uma mão de tinta acolá, uns guard-rails emprestados de sp e pronto, serve certinho para essa categoria meia-bomba. Saavedra, Bia, Danica, Milka e cia são o retrato deles, só marketing e uns 2 ou 3 meio talentosos.

  • Faço das palavras de Gabriel as minhas… Se fala em corrida na China, mas nada de Surfer’s Paradise, com tres pilotos da Oceania em destaque, senso que dois deles disputando o título diretamente (Power e Dixon).

  • Nem Motegi, nem China, nem segunda prova no Brasil. O negócio é voltar pra Surfers Paradise! Se isso acontecer um dia vou ser a pessoa mais feliz do mundo, rs. Aliás, Victor, sabe se rola alguma conversa sobre isso?

    Abraços!