Pensando além
SÃO PAULO | A morte de Wheldon em Vegas levou a organização da Indy a repensar profundamente o que deve colocar como pistas em seu calendário, tanto que rifou os ovais de 1,5 milha como Las Vegas e Texas até que sua comissão especialmente criada verifique com riqueza de detalhes se estão aptos a voltar a receber as corridas da categoria.
A tendência é cada vez mais se afastar de sua própria tradição e ir em direção dos mistos e/ou circuitos de rua. Pode ser outro tiro no pé manter só Indianápolis e outros dois ovais — no caso Iowa, que já estava ameaçado, e Fontana, que volta à Indy.
Randy Bernard e seu grupo avaliam três lugares para que sua categoria lá esteja. O principal deles é Miami e suas cercanias. Desde a saída de Homestead que a região está órfã de Indy, e a conversa é que pode ser realizada uma prova lá ou em Fort Lauderdale. Houston, no Texas, é outro destino bem visto pela Indy.
E como forma de expansão do campeonato — que tem provas no Canadá, Brasil e China —, o quarto país que pode ser incluído é o México, com uma corrida em sua capital. Os esforços de Carlos Slim para popularizar o automobilismo no país, também abraçando a F1, tendem até a resgatar o bom e velho autódromo Hermanos Rodríguez.
Porto Alegre, por ora, estava fora por questões financeiras. Aí Bernard me escreve no Twitter que está no Brasil para “reuniões rápidas”. Hum.
Puxa vida, seria legal realmente correr em Hermano Rodriguez, como também em outros circuitos bem legais como Gilles Villeneuve em Montreal, Portland, Cleveland e Laguna Seca.
Já correr na China, não acho muito interessante, olha só a logística disso…
Concordo também em manter ovais, mas poderiam variar em alguns circuitos como Chicago, michigan, Phoenix, Kentucky, Richmond, Kansas, entree outros, podendo até ser em conjunto com a NASCAR Truck Series.
Houston tem um ótimo circuito de rua que foi utilizado na ChampCar. México tem Hermanos Rodriguez, que precisa de reformar para modernização, mas a pista em si é muito boa, também já foi usada na Champcar.
Mas eu ainda sou favorável a se manter os ovais. Não tem nada de errado com Homestead, Nashville, Charlotte e outras, que estão pagando pela desgraça alheia.
Nao acho que a Indy va deixar suas origens. Isso ja foi feito antes pela Champ Car e ESSE SIM foi o tiro no pé da categoria.
Eles serao sim mais criteriosos nas escolhas das pistas a correr, mas eles sabem que, se querem criar uma identidade americana, os ovais devem sim ser mantidos. Acredito que atingir o nivel da categoria no começo dos 90 (10 mistos e 6 ovais) seja a meta deles.