Sochi for agora, 2

Link permanente da imagem incorporada

SÃO PAULO | A F1 não faz política. É uma das regras não escritas da categoria. É um dos dogmas que escolheram adotar há tempos e, com base nesta cláusula petrea verbal, ignoraram o apartheid na África do Sul nos anos 90 para rodar carros em Kyalami e ignoraram a guerra civil no Bahrein nestes últimos anos. Seria falta de coerência, pois, não correr na Rússia que vai lá tomar a Crimeia para si e pôr seu exército na fronteira e em cidades ucranianas, gente que abate aviões e mata pessoas. Gente criminosa. Gente da pior espécie.

Conversei ontem com Gary Hartstein, ex-médico da F1, por ocasião do acidente de Bianchi. Perguntei se ele assistiria à classificação que viria em instantes num dia em que havia contado ser sua folga. “Não. A F1 nem deveria estar na Rússia. É uma vergonha”, disse.

Ontem, a FOM de Bernie Ecclestone mandou um e-mail às equipes pedindo — eufemismo para ordenando — que se fizesse silêncio durante o Hino da Rússia antes da largada d’hoje. Às 14h48 locais, os pilotos se reuniram na frente do grid para fazer um círculo em homenagem a Bianchi. À bela imagem se seguiram os primeiros acordes do símbolo nacional. A F1 que não faz política se aproveitou daquele momento que era o mais sagrado do fim de semana para enfiar a sua política.

Durante a corrida, Putin foi mostrado uma série de vezes. OK, é um chefe de estado, mas nenhum chefe de estado foi tão mostrado quanto ele, que ganhou uma credencial permanente envolto em sua dúzia e meia de seguranças. Foi Putin quem foi entregar a Hamilton o troféu de vencedor. Putin que ficou sentado no fim da prova ao lado de Hamad bin Isa Al-Khalifa, o rei do Bahrein. A F1 reuniu o presida da Rússia e o monarca do Bahrein. Isso tudo porque a F1 não faz política.

A F1 deu no saco com essa gente da pior espécie. Ainda bem que o doutor se livrou dela e sabe bem o que ela significa do ponto de vista humano.

Comentários

  • Victor, boa noite !
    Desculpe te incomodar aqui , mas gostria de saber o motivo da demora na atualização dos resultados do grande premio eurobike apos o GP da Russia.
    Grato
    Forjaz

  • Depois de tudo isso eu pergunto: existe alguém com menos de 30 anos que ainda assiste F1?

    Estou nessa idade e não conheço ninguém que assiste, tenho primos por volta dos 18 anos que perderam o interesse.

    Daí fazem uma corrida dessa, numa pista sonolenta, em um lugar que de Russia não mostrava nada, passando a imagem a cada 15 minutos de um tablado cheio de “autoridades” e querem que a audiência não caia??

    Sou muito fã de F1, mas minha paciência está acabando.

    Comecem a passar o WEC com uma boa cobertura na TV a Cabo e não tem para ninguém, já que duvido muito que o protótipo da Audi seja muito mais lento que um F1 em configurações de uma corrida de 2 horas.

    Esse final de semana foi a gota d’água.

    Esse Bernie…

    Bônus: esse ano um dos indicados ao nobel da paz foi o Putin, sendo que já entregaram um para o Obama. Tem prêmios que são levados a sério demais e não valem nada mesmo. Acho que esse é um.

  • Infelizmente desta vez acho que você errou feio, pois “vende” o discurso dos (pseudo) xerifes do mundo. Os EUA, adivinhe, querem instalar uma base sua nas franjas da fronteira russa, então prezado nem f…
    Outra coisa, esse governo “democrático e eleito” na Ucrania, é em sua maioria, composto por neo-nazistas. Então santinhos que não são.
    Como sempre a ganância economica querendo interferir na geo-politica, como vemos no Iraque, e contra o “imperio do mal” que é o Irã dos aiatolás (ahhh aquele mundo de oléo…).
    Então Victor, não veja as coisas de forma tão maniqueísta, pois não são.
    A menos que siga “os mandamentos” do famoso PIG.
    Quanto à corrida em si, como disse FG no blog dele, foi um chute no saco.
    Abraços.

  • O pior foi a galerinha global enchendo a bola do Putin, dizendo que ele é querido em seu país e que as urnas refletem esse carinho. Sim, com 130% de comparecimento e com o sumiço dos votos contrários, fica mais fácil ser querido. E a FOM também deu uma puxada de saco monumental mostrando ele a todo momento. O Bernie chegou a sugerir que o Putin fosse o presidente da Europa. Está completamente louco. Enquanto o mundo inteiro avança, a F1 não mudou nada desde a sua origem.

      • A Crimeia não foi tomada, como você se referiu, houve um referendo onde a maior parte da população aprovou a anexação a Russia do que a continuar com a Ucrânia.
        O abate do avião que menciona, se for o da Malaysa Airlines, até hoje nada foi provado contra os russos, ou só se você tiver as provas pra ter tanta certeza em sua afirmação.
        Um adendo, o único santo no mundo é os Estados Unidos né?

  • não vejo muita diferença entre putin e obama. acho inclusive que o governo americano comete muito mais atrocidade no mundo. mas eles controlam a mídia. vide a nossa imprensa tupiniquim……

  • Acho que temos que ter um certo cuidado com afirmações como essa: “gente da pior espécie.”. Pois não há santos na crise da Ucrânia. Está ocorrendo uma guerra mundial pelo domínio das fontes de energia e alimentos. E sabemos quem é a grande força por trás disso.